Com o devido planeamento, acampar pode ser o retiro ideal para o corpo e para a mente. Para isso, é necessário algum planeamento e os devidos cuidados, desde encontrar um local, o que levar e como enfrentar imprevistos. Assim, guarde estas dicas para que tudo corra bem quando acampar pela primeira vez.
Acampar: férias em plena natureza
O campismo tem conquistado cada vez mais adeptos em todo o mundo, sobretudo pelo facto de permitir fazer férias de uma forma mais económica e em contacto direto com a natureza. Além disso, a oferta dos parques de campismo também tem evoluído significativamente, pelo que já é possível encontrar locais completamente equipados para garantir o conforto dos campistas, a preços muito acessíveis.
Além da poupança que representa, acampar poder ser a oportunidade perfeita para sair da sua zona de conforto e para se desligar de todas as distrações externas, é uma importante experiência para criar laços e reforçar amizades. Contudo, quem vai acampar pela primeira vez pode ter alguns receios. O planeamento é a palavra de ordem e, nesse sentido, damos uma ajuda com estas dicas práticas.
6 dicas para acampar pela primeira vez
A princípio, pode parecer assustador, mas depois pode tornar-se viciante. Com as escolhas certas, poderá garantir umas férias divertidas e relaxantes. Tome nota destas 6 dicas para acampar pela primeira vez.
1. Defina um limite máximo para o orçamento
A primeira dica para quem vai acampar pela primeira vez é definir o valor máximo que pode gastar. Faça o cálculo considerando também alguma margem para outras despesas imprevistas. Assim, ficará protegido contra derrapagens no orçamento.
2. Escolha a data e o destino
Para sua primeira experiência em campismo, opte por um local que tenha uma estrutura básica e que não fique muito isolado da civilização. Quando adquirir mais experiência, poderá aventurar-se num campismo com menos equipamentos de apoio.
Além disso, evite as épocas altas, uma vez que, nestas alturas, os preços são mais caros. Prefira o início ou o fim do verão para aproveitar os valores mais económicos e, em simultâneo, usufruir do bom tempo.
Depois de definir a data e o destino, bem como o limite máximo do orçamento, deve pensar em quanto vai gastar no parque de campismo. Decida para si próprio se prefere opções com estruturas de apoio mais completas (como piscina, restaurante, ou proximidade dos pontos turísticos) ou se, pelo contrário, não se importa de contar apenas com serviços mais básicos.
Qualquer que seja o caso, compare a oferta de vários parques de campismo para escolher o que melhor se adequa às suas necessidades de lazer e ao limite que estipulou para o seu orçamento.
3. Faça um seguro de viagem
Acampar pela primeira vez é uma aventura entusiasmante, mas, mesmo com precauções, os acidentes acontecem. Desde um tornozelo torcido numa caminhada a uma queda de bicicleta, à perda das chaves do carro, o contacto com a natureza é uma inesgotável fonte de surpresas.
Uma opção para se precaver é contratar um seguro de viagem, que é nada mais do que um conjunto de coberturas válidas pelo período da deslocação. Normalmente, um pack básico abrange despesas médicas, danos em bagagem, roubo, morte ou invalidez permanente, e responsabilidade civil.
Há muitas opções de seguros de viagem no mercado, para atender a várias necessidades do consumidor e, sobretudo, ao destino para o qual vai viajar. Há outro aspeto a ter ainda em consideração: o facto de alguns cartões de crédito já possuírem seguros de viagem incluídos, pelo que poderá até ter direito a este produto de forma gratuita através do seu cartão.
Para se usufruir deste seguro basta que se pague a viagem integralmente com o cartão de crédito.
4. Equipe-se com o material necessário
Acampar pela primeira vez implica contar com mais meios próprios do que passar férias num resort. Assim, deve garantir que tem tudo o que precisa para estes dias na natureza. O primeiro e mais importante item é a tenda de campismo e, uma vez que é iniciante, monte a tenda antes, em casa.
Desta forma, não correrá o risco de se ver a braços lonas e varas sem saber o que fazer com elas. Leve também consigo alguns itens de primeira necessidade, dos quais destacamos papel higiénico, extensão elétrica, canivete suíço, isqueiro, lanterna, repelente, kit de primeiros socorros e sacos para o lixo.
É certo que vai precisar de fazer um investimento inicial, mas tenha em mente que o material pode ser utilizado nos anos seguintes.
5. Pague com o cartão de crédito
Também poderá usar o seu cartão de crédito para adquirir o material de campismo e mesmo para pagar as despesas decorrentes dos dias de férias.
Esta dica é especialmente importante se o seu cartão de crédito estiver associado a determinadas vantagens, como a acumulação de milhas aéreas, cashback, descontos e pontos que podem ser revertidos em produtos e/ou serviços disponibilizados pelo seu banco.
Além disso, os cartões de crédito são muito práticos e seguros, porque pode pagar despesas sem ter que transportar dinheiro na carteira. Assim, não corre o risco de sofrer contratempos desagradáveis nos dias de férias.
6. Faça uma poupança até às férias
Uma boa forma de conseguir um orçamento extra para as férias é fazer uma poupança orientada. Coloque de parte todos os meses um determinado montante para este fim, e poupe em despesas não essenciais, como jantar fora ou idas às compras.
Pode também rever os seus seguros e contrato da luz para confirmar se não está a pagar mais do que realmente necessita.
Com estas dicas, acampar pela primeira vez vai ser menos arriscado e mais divertido. Deixamos ainda uma dica extra: se possível, leve estrategicamente alguém consigo que já tenha acampado, para dar uma ajuda adicional no planeamento e na organização.
Organize bem as suas finanças, prepare-se para dias cheios de natureza e tranquilidade, e boas férias!