Ao detalhe: programa de fidelização da American Express

|Posted by | Cartão de Crédito, Todos os Artigos
Tags: , , , ,

Ao Detalhe: Programa de Fidelização da American Express

De acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra «fidelização» está ligada a uma obrigação contratual de se manter como cliente ou consumidor de um serviço durante um determinado tempo. Assistimos à presença deste ato de fidelizar nas diversas áreas de comércio – desde o retalho alimentar até às operadoras de telecomunicações, passando igualmente pela área financeira, sendo que nesta última as suas vantagens e contornos são menos conhecidos por parte dos consumidores.

É precisamente neste sentido que escrevemos para si sobre o programa de fidelização exclusivo da American Express: o Membership Rewards.

Em que consiste?

O programa de fidelização Membership Rewards é exclusivo da American Express e consiste na acumulação de pontos no cartão de crédito através das compras que se realizam, podendo depois trocar-se esses pontos por artigos disponíveis numa série de parceiros, tanto nacionais como internacionais.

Presente em mais de 50 países, é considerado como um dos melhores programas de pontos do Mundo associado a cartões.

Muitas pessoas desconfiam dos cartões de crédito e acabam por perder muitos benefícios decorrentes dos mesmos, especialmente se forem as vantagens deste programa.

Quais são as suas vantagens?

O que distingue este programa de fidelização são precisamente os seus benefícios únicos para o consumidor, nomeadamente:

Os pontos deste programa não caducam nem existe qualquer limite de acumulação

Os problemas que muitos programas deste género possuem relativamente à caducidade dos pontos, não se colocam neste caso: não vai ter de se preocupar se ao fim de um ano, dois o três ainda não utilizou os seus pontos – pode utilizar quando achar melhor. Ademais, pode juntar os pontos que quiser no cartão, sem qualquer limite.

Os pontos que acumula são somados

Como cada euro que fizer em compras se reverte num ponto em cartão (1 euro = 1 ponto), os pontos vão sendo somados em prol do consumidor. Por conseguinte, não precisa de efetuar compras de valores muito elevados para começar a arrecadar pontos.

Pode acumular pontos de forma mais rápida se efetuar compras com os cartões suplementares

Isto significa que, se solicitar um cartão adicional àquele que já tem, vai conseguir acumular pontos mais rapidamente. Para ter mais um cartão para além do principal, basta solicitá-lo e o mesmo ficará associado à sua conta-cartão.

Como ambos os cartões ficam ligados à mesma conta, a gestão dos gastos fica muito mais fácil e dá para arrecadar mais pontos ainda, tornando-se mais rápido adquirir os artigos que deseja. Além disso, a anuidade será mais barata comparativamente à detenção de duas contas separadas para cada cartão.

A partir de 1.000 pontos já pode começar a usá-los

Assim que fizer mil pontos, já os pode trocar pelos artigos disponíveis nos parceiros deste programa.

Existem campanhas especiais

Em certas alturas surgem campanhas que permitem receber pontos extra. Basta ficar atento!

Mas atenção, porque existem situações nas quais não são atribuídos pontos, como é o caso de:

  • Pagamento de compras e serviços a crédito efetuados em caixas automáticas (ATM), no Call Center do banco Millennium bcp ou através do serviço mobile do banco;
  • Operações de cash advance;
  • Levantamentos e compras a débito;
  • Pagamentos de Baixo Valor (por exemplo, portagens e telefonemas);
  • Juros, comissões e impostos.

Quais os cartões que estão associados?

Na nossa plataforma de cartões de crédito com pontos encontra-se disponível a comparação da oferta do mercado neste sentido:

Merecem destaque, neste âmbito, os cartões referentes ao Programa de Milhas TAP Victoria, ideais para quem viaja muito.

Para quem já for cliente Millennium bcp, ao aderir recebe 1.500 pontos logo em cartão.

Os produtos associados

O catálogo disponível inclui diversos artigos, destacando-se os seguintes:

  • Bilhetes de avião através do Serviço de Viagens American Express;
  • Milhas TAP Victoria mediante troca de pontos;
  • Estadias em cadeias de hotéis nacionais e internacionais, nomeadamente do Grupo Pestana (Hotéis Pestana e Pousadas de Portugal), Tivoli, Sheraton e Marriott de todo o Mundo;
  • Spas em Lisboa e no Porto;
  • Revistas da Cofina (edições impressas e digital);
  • Vinhos Sogrape;
  • Gadgets, eletrónica e outros de parceiros como a Samsung, a Vista Alegre, a Apple, etc.;
  • Donativos para Instituições de Solidariedade Social (sabia quer ser socialmente responsável traz-lhe benefícios fiscais?);
  • Pagamento das anuidades dos cartões ou do programa de fidelização Membership Rewards.

Só por esta lista já é possível perceber que estes pontos permitirão ao consumidor desfrutar de experiências únicas – desde os amantes de viagens aos viciados em tecnologia, passando pelos grandes apreciadores de gastronomia e pelos mais solidários, os benefícios são inúmeros e há ofertas para todos os gostos.

American Express: como aderir e quais são os custos?

Para aderir ao programa Membership Rewards e associar o cartão American Express ao mesmo, basta solicitar a adesão através da Linha American Express (707 50 40 50 ou +351 21 427 82 05, este último contacto para quem se encontra no estrangeiro). Para quem já for cliente Millennium bcp, pode solicitar a adesão em qualquer uma das sucursais deste banco. Todavia, existe uma ressalva: os cartões TAP American Express e os cartões gémeos não podem aderir a este programa.

O custo é de 10 euros por ano, todos os anos em que ainda possuir o cartão e quiser estar fidelizado. No entanto, existem dois cartões da American Express que possuem adesão automática e sem quaisquer custos: é o caso do Platinum e do Prestige Black by American Express.

Como consultar, usar e trocar os pontos?

Todas as pessoas que aderirem ao programa poderão visualizar o total dos seus pontos no extrato mensal do seu cartão. Se, por acaso, se desejar consultar este valor a meio do mês ou noutra altura, basta ligar para a Linha American Express ou consultar no site do Millennium bcp.

Relativamente ao uso e à troca, trata-se de um processo muito simples no qual basta apenas escolher o produto pretendido no Catálogo Membership Rewards e realizar a troca de pontos online. Para tal, é necessário saber o número do Cartão e a referência do artigo que está no Catálogo.

Existe ainda uma possibilidade vantajosa de transferir pontos para alguns parceiros do programa Membership Rewards, efetuando assim o rebate dos pontos e recebendo, em troca, um voucher do parceiro escolhido. Este vale deve ser entregue no momento em que o consumidor beneficiar do artigo, sendo que, no caso de viagens de avião e estadias em hotéis, existe a necessidade de reservar primeiro, referindo, nesse ato, que vai utilizar um voucher Membership Rewards.

Em jeito de conclusão e para rematar, cabe-nos referir que a lógica do programa assenta na transformação das compras em pontos e na troca destes por experiências inesquecíveis, quando o consumidor quiser e bem entender, sem se preocupar com prazos de validade. Há sempre novos mundos para descobrir, novos paladares para despertar, sonhos para viver, brindes para fazer, novas tecnologias para conhecer e ainda boas ações para concretizar. Com a American Express é possível.

Nair Dos Santos

Sobre Nair Dos Santos

Especializada em Economia Internacional, a Nair iniciou o seu percurso profissional em Marketing Institucional. Alia a sua criatividade ao universo financeiro com o objetivo de ajudar os portugueses a melhorar a sua literacia financeira e contribuir para o desenvolvimento de uma economia sustentável.

Comentários