Por mais bonita que seja uma cerimónia religiosa, o sentimento de casar ao ar livre numa praia paradisíaca é incomparável. A praia é o local perfeito para transformar o casamento num pedacinho de céu, envolvo pelo som das ondas, pelo cheio a maresia e pela sensação da areia na pele.
Contudo, planear um casamento na praia implica alguns cuidados para que tudo decorra de forma perfeita, sendo que, em alguns casos, até pode ser mais simples do que preparar um casamento tradicional. Saiba como preparar o seu casamento na praia.
Casamento na praia: porque é tão especial?
O casamento na praia é uma das opções mais exóticas e românticas. Por um lado, proporciona um cenário sem igual, longe da agitação urbana e das preocupações quotidianas. Aliás, assistir a um casamento tão perto do mar é uma experiência única para todos os presentes.
Estes casamentos ficam na memória de todos, pelos momentos originais, marcantes e repletos de charme. Por outro, são mais descontraídos e confortáveis. Os convidados ficam mais tranquilos e espontâneos, contribuindo para que este dia seja único e perfeito.
Por fim, estes casamentos podem ser mais económicos, uma vez que o próprio envolvente já é a melhor decoração. Um casamento na praia pode ser decorado com um tom mais rústico e tropical, para apenas complementar o cenário, sem o substituir. O foco está na beleza do local.
9 dicas para preparar o casamento na praia
Preparar o casamento na praia é mais simples do que pode parecer e, com um bom planeamento, tem tudo para ser um dia perfeito. Tome nota destas dicas.
1. Faça o planeamento financeiro do casamento na praia
Não é a parte mais romântica, mas é fundamental. Um excelente dia de casamento (na praia ou tradicional) começa com um bom planeamento de todas as despesas previsíveis, e um extra para o imprevisível.
Feitas as contas, um casamento modesto com cerca de uma centena de convidados pode custar cerca de 20 mil euros, sendo que se se alargar o leque para duas centenas e se optar por soluções um pouco mais luxuosas já poderá ficar em aproximadamente 36 mil euros, que inclui uma discriminação de todas as despesas inerentes a casar.
2. Considere um crédito para o casamento
Eventos como um casamento acarretam custos elevados e nem sempre se dispõe do montante disponível à ordem, pelo que recorrer a um crédito poderá ser uma opção viável. Muitos bancos dispõem de planos de crédito pessoal especificamente para casamentos e outras cerimónias (como batizados ou funerais).
No caso de um determinado banco não disponibilizar crédito para casamento e outras cerimónias, existe sempre a possibilidade de se recorrer a um crédito pessoal sem finalidade, que pode ser solicitado para diversos tipos de projetos.
No entanto, convém sempre comparar as ofertas de financiamento que existem no mercado específicas para casamento e cerimónias, por forma a beneficiar de um conjunto de vantagens mais adaptadas àquilo que se pretende.
3. Verifique o número de dias da licença de casamento
Sabia que tem direito a 15 dias de licença de casamento? Têm de ser tirados de forma consecutiva, a contar a partir do dia da cerimónia e nos quais este dia já está contemplado. Para este período contam os dias úteis e não úteis (feriados e fins de semana), ou seja, apenas dispõe de 11 dias úteis de faltas justificadas.
A licença de casamento não faz parte das férias, por isso continua a poder gozar os 22 dias úteis previstos por lei, em adição aos 15 dias de licença de casamento. No entanto, caso a empresa na qual trabalha esteja fechada para férias no período desejado para a licença de casamento, não poderá acrescentar esses dias ao seu período de descanso.
4. Confirme se é necessário obter uma autorização
Se o casamento se realizar num restaurante ou quinta junto à praia, não precisará de ter esta preocupação; o local já terá licença de utilização do areal. Caso contrário, contacte a Câmara Municipal para se informar dos devidos procedimentos, uma vez que podem existir diferenças de região para região.
É possível que tenha de contactar a Autoridade Marítima Nacional e a capitania que abrange o local. Note que estas licenças têm um custo associado, que normalmente depende da área ocupada e que podem demorar várias semanas a ser emitidas.
5. Defina o tipo de decoração
A decoração de casamentos na praia é ainda mais especial, porque a natureza já se encarrega de proporcionar um cenário natural magnífico. Considere o branco como a cor principal e itens delicados, que transmitem paz e leveza.
Experimente dispor móveis vintage pela areia, frutas, tecidos e cortinas vaporosos, toldos, tochas, flores, tapetes de bambu ou de madeira. Garanta, contudo, que a decoração não seja excessiva para evitar uma imagem de desorganização.
6. Tenha as condições meteorológicas em consideração
Preveja ações de recurso se o tempo pregar partidas. Se possível, disponha os convidados sentados de costas para o vento. Evite usar velas pois é possível que fiquem permanentemente apagadas.
Prepare um plano B caso chova, como, por exemplo, equipar o local com elementos de proteção ou até mesmo contratar serviços de um estabelecimento próximo.
7. Escolha o vestido perfeito
Os casamentos na praia inspiram tranquilidade, informalidade e espontaneidade. Assim, poderá optar por um vestido esvoaçante e romântico, combinado com rendas, linhos ou coroas de flores, com um toque Boho.
Os saltos altos são prescindíveis; prefira sandálias baixas ou até mesmo alpercatas. O noivo também pode escolher a cor branca, com ornamentos florais da mesma natureza do vestido da noiva.
Para os convidados, institua um protocolo informal para que todos se sintam confortáveis.
8. Adapte o menu do casamento
O menu do casamento na praia deve ser do tipo cocktail e buffet, com pratos leves e frescos, para estarem em harmonia com a atmosfera. Considere opções com peixe, frutos do mar, grelhados, cocktails e bebidas tropicais, e evite pratos pesados, como massas ou risotos.
Não se esqueça também de delegar a tarefa da limpeza final do espaço, para garantir que o habitat marinho não fique prejudicado.
9. Planeie uma saída memorável
Depois de um dia inesquecível, a saída também tem de ser memorável. Aproveite as condições únicas que o casamento na praia proporciona e opte por algo diferente e criativo.
Porque não saírem de barco ou com dois cavalos brancos a desfilar pela praia? Deixe o sonho falar mais alto e não coloque restrições à imaginação.
Com estas dicas para preparar o seu casamento na praia, é mais fácil organizar um dos dias mais especiais da sua vida. Recomendamos que o casamento não ocorra em julho e agosto, altura em que as praias estão mais concorridas.
A altura ideal situa-se entre o início e o final do verão, para garantir maior privacidade e usufruir de temperaturas amenas. Prepare-se para momentos realmente mágicos, com cores do céu arrebatadoras, e guarde este dia na memória para sempre.