Como voltar a ter um bom comportamento financeiro?

|Posted by | Lifestyle, Todos os Artigos
Tags: , , , , ,

A chegada do outono pode ser uma boa altura para ter em mente as suas responsabilidades financeiras e corrigir alguns erros em que esteja a incorrer. No primeiro dia, o equinócio de outono, a duração do dia e da noite é mais ou menos idêntica e a luz do dia tem vindo a diminuir desde aí. Aproveite a diminuição horária da luz solar para endireitar as contas lá de casa depois de um verão cheio de sol e diversão.

Comece de novo

Todos os anos, na altura do regresso às aulas existem vários anúncios de cadernos, canetas todas “xpto” e mochilas. Mesmo que não tenha filhos, esta altura do ano faz-nos pensar em folhas de papel em branco à espera que (re)escrevamos a nossa história…

Tem faltado aos treinos no que toca a controlar as finanças pessoais? Não tem nenhum objetivo financeiro? Então pegue num lápis e voltemos ao básico. Estabeleça novos objetivos. Refaça o orçamento mensal. Comprometa-se novamente.

Seja noctívago

A hora muda no próximo fim de semana, sendo atrasada 60 minutos às 2h da madrugada de dia 25. Faça com que essa hora se reflita no seu dia. Descontraia e resolva assuntos pendentes para o dia seguinte que o ajudem a estar num bom caminho financeiro.

Faça uma revisão do que tem

Se vive num  território mais frio, agora é a altura de tirar a roupa de inverno do armário. Lave a roupa que já não serve a ninguém lá em casa ou que já não é usada e faça uma venda de garagem. Para além de ganhar algum espaço em casa, ainda consegue ganhar algum dinheiro que pode colocar de parte para cumprir objetivos financeiros.

Faça um checkup às suas contas

Examine as suas contas. Está a pagar o montante certo pela água, gás, tv por cabo, operadora telefónica, internet ou outras despesas mensais periódicas? Existem algumas taxas escondidas que estão a escapar? Esta poderá ser uma boa altura para se organizar, ajustar qual o pacote que tem ou cortar alguns canais do cabo para poupar algum dinheiro.

Preste atenção a inscrições gratuitas

Muitos planos de benefícios das entidades empregadoras são de inscrição gratuita nesta altura do ano – período em que pode efetuar alterações ou inscrever-se em novos. Em vez de ignorar esses panfletos ou emails, abra-os! Certifique-se que está a aproveitar consultas do oftalmologista, dentista e seguro de saúde. Veja quanto consegue poupar este ano em custos com a saúde e se vale a pena abrir uma conta poupança com esse fim para a sua família.

Esteja um passo à frente

Pode parecer estranho, mas agora é a altura certa para comprar produtos de verão, como artigos para o jardim, brinquedos para a piscina ou bicicletas. Enquanto toda a gente está a decidir o que não tem de permanecer na garagem mais um ano, pode conseguir bons negócios em coisas que sempre quis ter para usar no verão. Compre agora mais barato e use no próximo verão.

Vigie o calendário

A contagem decrescente para o natal está cada vez mais viva. O que quer que festeje nas férias de inverno, planeie-as como deve ser. Elas são sempre na mesma altura do ano, por isso agora é a altura de planeá-las – não se deixe surpreender e que ter de vir a gastar demasiado dinheiro em alimentação, viagens ou presentes de última hora.

Aconchegue-se e poupe dinheiro

Quando está frio na rua, temos tendência a ficar em casa (quem não gosta daqueles domingos passados no sofá a ver filmes enquanto chove a potes lá fora…?), seja sozinhos, com familiares ou amigos. Uma vez que deve acontecer até março, por aí, ao menos não está num sítio qulquer a gastar dinheiro. Um mal que vem por bem…

Gostava de ter acesso a outras dicas financeiras? Visite o nosso blog e não se esqueça de nos seguir no Facebook. Conheça ainda os nossos serviços de comparação de cartões de crédito crédito pessoal.