Descubra qual a melhor época para comprar bilhetes de avião

|Posted by | Lifestyle, Todos os Artigos
Tags: , , , , , ,

Comprar bilhetes de aviao

Já lhe aconteceu comprar uma passagem aérea para um determinado destino a 150 euros e, três meses depois, o preço aumentar para 320 euros? Não, não é o poder da inflação. É um conjunto de fatores que, combinados com uma boa gestão das suas finanças pessoais, poderão ajudá-lo a conseguir boas oportunidades. Se costuma viajar, sem dúvida que o preço é o fator que mais deve pesar na hora de escolher a passagem aérea. Como tal, nada como descobrir qual a melhor época para comprar bilhetes de avião e conseguir o mais barato possível.

Os números por detrás da história

Consoante um estudo da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA na sigla original), o tráfego aéreo global de passageiros aumentou 5,2% em junho de 2016, comparado com o período homólogo de 2015. Isto significa que a procura de viagens continua em crescimento, independentemente da crise económico-financeira e dos alertas recentes relacionados com os ataques terroristas.

Se os voos estão a aumentar, o mesmo não está a acontecer (felizmente!) com os preços das passagens aéreas, que se encontram a diminuir. Em comunicado no mês de junho, a IATA enunciou uma previsão de queda das tarifas aéreas que pode ir até 7% ainda neste ano. Para esta diminuição está naturalmente a contribuir a descida do preço do petróleo. No médio prazo, também o aparecimento das companhias aéreas low cost pode ter despertado a concorrência.

E quando falamos dos portugueses em específico – gostam de viajar para fora? A resposta é positiva. De acordo com dados de maio do ano corrente, do Instituto Nacional de Estatística (INE), as viagens turísticas para o estrangeiro aumentaram 3,4% em 2015. No último trimestre do ano transato foram realizadas 445 mil viagens aéreas pelos portugueses. Também faz parte destes números redondos? As justificações para poupar ao máximo na compra de bilhetes de avião são mais do que muitas.

Quanto mais cedo marcar, mais hipóteses tem de poupar

A palavra-chave é: antecedência. O ideal é comprar bilhetes de avião três meses antes da data de saída, pelo menos, porque assim existe tempo para procurar as melhores ofertas e escusa de estar a tomar uma decisão apressada e de perder dinheiro só porque já está em cima da hora. Geralmente, os preços das passagens disparam duas semanas antes da partida, porque já existem poucos lugares disponíveis no avião. Por exemplo: se quiser comprar bilhetes de avião para agosto, deve reservar o mais tardar no final de abril.

É claro que o preço também depende do local de origem e do destino do voo – não irá pagar o mesmo para ir até à Holanda do que pagaria para a Tailândia, por exemplo. Da mesma forma, até lhe pode sair mais barato descolar a partir de Madrid do que de Lisboa. Não custa nada ver em quanto fica fazer um voo low cost até Espanha e depois um normal até Tóquio.

Não obstante, existe ainda um outro fator (talvez óbvio para muitos) que influencia fortemente o valor final da passagem: a chamada “época alta”. A título exemplificativo, note que durante os meses de julho e de agosto é normal que as viagens para destinos de praia, como a Riviera Maya (México) estejam mais caras, enquanto que no inverno o mesmo acontece para estâncias de ski nos Alpes Suíços.

Finalmente, alertamos ainda para o seguinte: o preço varia consoante o dia da semana e o horário do voo. Viajar ao final do dia, entre as 18h e a meia-noite, pode ficar 6% mais barato do que no resto do dia. Terça-feira também costuma ser um dia da semana económico para viajar, enquanto que ao fim de semana sai mais caro.

Atenção à promoção quando comprar bilhetes de avião!

Naturalmente, o custo das passagens aéreas difere ainda conforme as companhias e, por isso, aconselhamo-lo a estar atento às promoções que vão surgindo nos respetivos sites. Neste âmbito, também os comparadores de voos – tais como o SkyScanner e a Momondo, por exemplo – podem ajudar bastante na tarefa de procurar as melhores pechinchas.

Ainda existem excelentes vantagens que pode retirar dos planos de fidelização, como é o caso do Programa de Milhas TAP Victoria, que permite acumular milhas aéreas através das compras realizadas com o cartão de crédito e até em viagens que fizer através da TAP. Acaba por ter uma viagem em recompensa de outra. Para os apaixonados por conhecer este mundo e o outro, nada como ver a oferta deste tipo que cartões que existe no mercado:

Para comprar bilhetes de avião em conta, nada como pesquisar e comparar atempadamente, seguindo todas as dicas deste artigo. É importante não esquecer a antecedência, as promoções, a época do ano e todos os pormenores que podem fazer a diferença na hora de pagar, porque todos gostamos de poupar.

Nair Dos Santos

Sobre Nair Dos Santos

Especializada em Economia Internacional, a Nair iniciou o seu percurso profissional em Marketing Institucional. Alia a sua criatividade ao universo financeiro com o objetivo de ajudar os portugueses a melhorar a sua literacia financeira e contribuir para o desenvolvimento de uma economia sustentável.

Comentários