Conheça a rede mesh e aumente o sinal Wi-Fi

|Posted by | Telecomunicações, Todos os Artigos
Tags: , , , ,

rede-mesh

A rede mesh promete garantir que a Internet chega a todas as divisões da sua casa. Já adquiriu um repetidor de sinal ou uma powerline, mas mesmo assim continua a experienciar quebras de sinal Wi-Fi? Saiba tudo sobre esta tecnologia e descubra porque é que esta é a solução para aumentar a cobertura de Internet na sua habitação.  

No entanto, antes de começar a pesquisar por outras opções para aumentar a velocidade da sua Internet, que tal medir a que tem atualmente em casa?  Desta forma, pode averiguar se a conexão de que dispõe vai ao encontro da que contratou com a sua operadora e, caso contrário, negociar as devidas alterações.

O que é a rede mesh?

Tal como o Wi-Fi tradicional, também a rede mesh é conectada a um router para distribuir Internet por toda a casa.

A grande diferença entre estas duas tecnologias é que, enquanto o Wi-Fi apenas distribui a Internet a partir de um só aparelho – o router –, a rede mesh é composta por, pelo menos, mais dois aparelhos que são instalados em outros pontos da casa definidos pelo utilizador, proporcionando que a conexão à rede se expanda, de igual forma, por todas as divisões da habitação.

Cada um desses aparelhos funciona como um segundo router e é responsável por enviar um sinal de Internet a todos os dispositivos conectados à rede (smartphones, tablets, PCs).

Com a tecnologia mesh, a transição de rede entre os diferentes aparelhos acontece de forma fluida sem que sinta a mudança de rede enquanto se movimenta dentro de casa, uma vez que não há queda de velocidade ou de sinal.

Desta forma, com esta tecnologia deixa de depender da proximidade de pontos de rede por cabo para ter Internet de alto desempenho.

Para além disso, a sua instalação é bastante simples, não necessitando de configuração. No entanto, necessita, na mesma, de um modem de ligação que é fornecido pela operadora contratada aquando da instalação de Internet na sua casa.

 

Rede mesh versus repetidor Wi-Fi

É importante não confundir a tecnologia mesh com um repetidor ou extensor Wi-Fi.

Um repetidor Wi-Fi é utilizado para aumentar o sinal da rede de Internet produzida pelo router, de forma a que abranja mais pontos da casa. O objetivo da rede mesh é o mesmo, mas, no entanto, a tecnologia utilizada difere.

Apesar de o repetidor Wi-Fi ser uma opção viável, este aparelho apenas capta o sinal do router principal, amplificando e propagando o mesmo. No entanto, existe um limite à amplificação deste sinal, o que prejudica a conexão à Internet em alguns pontos da casa em que o sinal enviado é mais fraco.

A rede mesh foi criada para solucionar precisamente este problema. Esta rede é capaz até de cobrir uma cidade inteira e a explicação está no facto de os aparelhos funcionarem como routers. Em vez de apenas captarem e amplificarem o sinal do router principal – como acontece com os extensores de rede -, estes próprios distribuem o sinal Wi-Fi sem perder a potência.

Isto proporciona que o utilizador se conecte a qualquer um dos pontos sem perder a conexão, mesmo que se afaste do dispositivo principal.

Para além disso, a rede mesh faz uma análise das melhores rotas que a rede deve fazer entre os seus dispositivos de forma a chegar mais rápido e com a menor perda de informação até ao usuário.

Mesmo que exista alguma falha de conexão, esta rede rapidamente se reorganiza para que o utilizador não fique offline.

É importante ter em consideração que a utilização da tecnologia mesh não dispensa o modem de ligação fornecido pela operadora quando instalada a Internet em sua casa.

A única coisa de que não necessita é do router wireless. No entanto, é comum que o modem e o router sejam um só dispositivo. Nesse caso, para conseguir utilizar a rede mesh, terá que desligar o sinal de rede sem fios wireless para poder conectar o dispositivo mesh ao modem.

Quais as vantagens da rede mesh?

A principal vantagem da rede mesh é a dimensão de cobertura de Internet que esta permite.

Esta tecnologia proporciona mais estabilidade de conexão e permite uma boa velocidade em todos os equipamentos conectados, permitindo ter até 100 dispositivos ligados à mesma rede.

A sua instalação é fácil,uma vez que não é necessário configurar os aparelhos secundários. Apenas é necessário instalar o aparelho principal (aquele que fica ligado por cabo ao router), dar um nome e criar uma password para a rede e todos os aparelhos ficam configurados.

Esta rede distingue-se dos demais routers por utilizar a tecnologia beamforming. Contrariamente aos routers comuns, em que as antenas irradiam o sinal igualmente para todo o espaço, a tecnologia mesh permite que o sinal seja transmitido numa direção específica, normalmente para onde há mais dispositivos conectados ou para os que possuam um consumo de Internet maior.

Assim, a distribuição de rede é feita consoante a necessidade do usuário. Por exemplo, um dispositivo que esteja a ser utilizado para streaming ou jogos online requer mais velocidade em relação a um smartphone usado para aceder apenas às redes sociais.

A rede mesh encarrega-se de distribuir automaticamente mais Internet ao dispositivo que mais necessita.

Os aparelhos mesh têm ainda a vantagem de operar em dual band, ou seja, em 2.4 GHz ou 5 GHz. Desta forma, poderá escolher que banda de frequência pode utilizar consoante as suas necessidades.

Alguns modelos de rede mesh disponibilizam ainda a opção de criar redes para visitantes e perfis individuais. Desta forma, é possível controlar e limitar o uso de Internet por outras pessoas ou membros da família.

Quanto custa adquirir esta tecnologia?

Atualmente, a grande desvantagem desta tecnologia reside no seu preço.

Em Portugal, é a Google que disponibiliza este tipo de equipamento. Pode adquirir o Router Google Wi-Fi Home Mesh avulso por 139,99 euros ou, se preferir, optar pelo pacote com três equipamentos, pelo preço de 359,99 euros.

Apesar de esta tecnologia apresentar um custo mais elevado do que um amplificador de sinal Wi-Fi, se realmente der muita utilidade à Internet, talvez seja um investimento que pode ter em consideração a longo prazo.

Já pensou em ter Internet sem falhas e com alta cobertura em todas as divisões da casa? Para além de que pode dizer adeus à chatice de ter de se desconectar e voltar a conectar sempre que existe alguma falha na ligação. Com a rede mesh a reconexão é automática e rápida.

 

Anaísa Gonçalves

Sobre Anaísa Gonçalves

Anaísa Gonçalves, formada em Comunicação Social e Jornalismo, é apaixonada pela escrita desde criança. É esta a paixão que a inspira a escrever e educar os portugueses para um conhecimento financeiro mais rico e contribuir para que façam as escolhas adequadas.

Comentários