Conheça os cursos mais populares em Portugal

|Posted by | Crédito Pessoal, Lifestyle, Todos os Artigos
Tags: , , , , , , , ,
cursos mais populares

 

Foram conhecidos, às 00h01 do passado dia 6 deste mês, os resultados da 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

Como tal, o ComparaJá.pt quis saber quais os cursos com mais afluência para este ano letivo de 2015/2016, assim como quantos colocados ficaram nessas áreas.

Na primeira fase de acesso, foram colocados 42.068 dos 48.271 candidatos que, apesar de apenas metade ter conseguido entrar no curso a que concorreu em 1.ª opção, transcreve-se num aumento de 11,4% em relação ao ano passado, assim como a subida das médias, principalmente dos cursos mais concorridos.

No total, ficaram preenchidas 87,1% das vagas. No entanto, este ano estão disponibilizadas 50.555 vagas para os 1.048 cursos, significando menos 265 vagas do que no ano passado. Vejamos então quais as áreas mais concorridas pelos jovens portugueses.

cursos mais populares

Para tentar balizar a pesquisa (e perdoem-nos as outras áreas) reduzimos a 10 as áreas mais procuradas pelos estudantes em Portugal. Como se constata – e não fugindo muito dos anos anteriores -, as áreas mais concorridas são as da saúde, com 7.968 candidatos e 6.342 colocados, engenharias, que contou com 7.855 concorrentes, dos quais ficaram 6.700, ciências empresariais 7.818 e 6.444, respetivamente, e ciências sociais, na qual dos 5.314, 3.761 ficaram caloiros.

Por curiosidade, a partir da leitura do gráfico pode empreender-se que, tanto as ciências naturais, como humanidades, tiveram mais estudantes colocados do que candidatos cujas áreas foram a sua primeira opção, tendo sido as únicas duas áreas das dez expostas.

Cursos mais populares: uma pequena relação entre médias e vagas

Especificando um pouco mais para além das áreas de estudo com maior afluência em Portugal, quisemos apresentar quais os cursos com maior número de vagas e médias mais elevadas. Porém, convém sublinhar que o número de vagas e a média podem não pertencer ao mesmo curso específico, uma vez que apenas coincidimos as melhores desse curso no geral (sem ser especificada a instituição).

 Cursos Vagas Média do último colocado
Medicina 295 18,67
Economia 223 17,35
Gestão 210 17,30
Engenharia Mecânica 161 17,30

Dos quatro cursos mais populares escolhidos (tabela acima), podemos constatar que coincidem – naturalmente – com as três áreas com mais candidatos e colocados: saúde, engenharias e ciências empresariais (ver gráfico).

O curso com mais vagas e maior média é, como tem sido aliás a regra, Medicina, com 18,67 valores do último colocado e 295 vagas disponibilizadas.

Quanto podem os alunos vir a ganhar com estes cursos?

Os estudantes de Medicina que aspiram a ser, por exemplo, médicos de especialidade no Serviço Nacional de Saúde podem ganhar, em média, 1.500 euros líquidos por mês, o que, com horas extras no setor privado e bancos (turnos de 24 horas), facilmente conseguem dobrar (às vezes triplicar) esse valor. Por isso, toca a estudar.

Quem tira Economia ou Gestão pode deparar-se com profissões cujos salários são bastante díspares. Tanto pode chegar a CEO de uma grande corporação e ganhar dezenas de milhares de euros por mês, como ser um professor universitário e ganhar 2 mil euros. Porém, segundo o PORDATA, o salário médio mensal de um profissional da área financeira situa-se nos 1.600 euros.

Por fim, um Engenheiro Mecânico pode ver no final de cada mês uma remuneração mensal a rondar os 1.200 euros, se bem que este valor pode variar bastante dependendo da empresa à qual esteja associado.

Quais os 6 cursos mais populares com mais saída?

Segundo dados oficiais do Ministério da Educação e Ciência (MEC), de dezembro de 2014, existem este ano letivo 63 cursos superiores com uma taxa de desemprego de 0%. Sim, 0%… Esta “fatia” corresponde a 6% do total de cursos em Portugal e, para os mais céticos, estão distribuídos de norte a sul do país.

Entre os cursos mais populares, estão Medicina em 6 universidades, Informática na Escola Superior de Gestão e Tecnologia no Politécnico de Santarém, Engenharia e Gestão Industrial na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Matemática Aplicada e Computação e Engenharia Eletrónica no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Física na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.  

Por isso, se for um dos estudantes que entrou para estes cursos mais populares, já percebeu que está bem encaminhado. Se não for, esforce-se ainda mais para atingir os seus objetivos e lembre-se: quem corre por gosto não cansa.

Realmente, a educação é muito importante e a falta de dinheiro não deve ser um impedimento para a obter, principalmente nos cursos mais populares. Aceda à nossa plataforma de comparação e descubra créditos específicos para estudantes: 

Frederico Moura Martins

Sobre Frederico Moura Martins

Formado em Ciências da Comunicação e especializado em Ciência Política, o Frederico iniciou o seu percurso profissional em jornalismo e, posteriormente, em produção de conteúdos digitais. Procura aplicar a sua paixão por contar histórias na desmistificação da complexidade dos produtos e serviços financeiros para ajudar os portugueses a poupar e a tomar decisões informadas e conscientes nos diferentes âmbitos das suas Finanças Pessoais.