Para muitos estudantes entra-se numa nova fase da vida. O ingresso no ensino superior vem com várias responsabilidades, algumas dores de cabeça, mas também com inúmeras vantagens. Uma delas é a possibilidade de aceder à conta estudante com bonificações especiais.
São vários os bancos que as oferecem. Nesse sentido, o ComparaJá.pt procurou ver, nos principais bancos a operar em Portugal, que produtos existem, em termos de contas bancárias, para este segmento. Aqui ficam elas.
Conta Estudante 4U do Santander Totta
Esta conta do Santander é totalmente relacionada com o ensino superior, visto que para aceder à mesma o titular tem que estar inscrito num curso do ensino superior ou tem que ter concluído um nos últimos cinco anos (e ter idade inferior ou igual a 31 anos, além de não ter atividade laboral).
É uma conta estudante que dá direito a um cartão de débito e tem um montante mínimo de abertura de 5 euros. Ao aderir a este produto, o titular fica isento da comissão de manutenção da conta. Além disso, tem vantagens em termos de acesso a crédito habitação e crédito pessoal.
Conta Estudante NBUp do Novo Banco
No Novo Banco há a conta NBUp também apenas direcionada a pessoas singulares ou empresários em nome individual com idade entre 18 e 30 anos e que consigam comprovar a frequência no ensino superior. Esta conta estudante está isenta da comissão de gestão de conta e permite movimentações sem restrições através de um cartão de débito. Também pode ter acesso a um cartão de crédito NB Verde, sendo que o montante mínimo para a sua abertura é de 25 euros.
Conta Especial Jovem do Montepio
Esta conta do Montepio, ao contrário das duas que vimos acima, não é exclusiva para estudantes universitários, mas é direcionada a todos os jovens dos 18 aos 30 anos. O seu montante mínimo de abertura é 25 euros e apresenta também isenção da comissão de manutenção.
No acesso ao Cartão Electron Especial Jovem esta conta leva a uma redução da anuidade.
Conta SuperJovem do Crédito Agrícola
À semelhança da conta do Montepio, esta conta do Crédito Agrícola também não se destina exclusivamente a estudantes universitários, mas antes é dirigida a todos os jovens entre os 18 e os 30 anos. Tem um montante mínimo de abertura de 100 euros.
Apesar de não ser uma conta estudante, também dá acesso a vários benefícios e bonificações. Por exemplo: não tem despesas de manutenção e permite acesso a vários produtos, nomeadamente a cartões e a aplicações de poupança, como é o caso da Poupança Geração Jovem.
Conta Caixa Jovem da Caixa Geral de Depósitos
Esta conta da Caixa Geral de Depósitos, não sendo também uma conta somente para estudantes, é dirigida a pessoas com idades entre os 15 e os 25 anos. Apresenta um total mínimo de abertura de 100 euros, sem custos com a comissão de manutenção. É uma conta com remuneração, sendo que, no final de cada mês, é creditado o valor dos juros a receber, desde que haja um valor ilíquido a receber superior a um euro.
Para quem vai agora iniciar um novo ciclo de estudos e, sobretudo, para quem inicia ciclos de mestrado ou de doutoramento, pode também ser vantajoso financiar os seus estudos através de um crédito formação. Se bem comparado, podem ser conseguidas poupanças substanciais ao mesmo tempo que se investe no futuro. Comece aqui a pesquisa.