O Depósito a Prazo Finantia Rendimento 0,90% TANB a 3 anos, com pagamento de juros na data de vencimento, apresenta a taxa de rentabilidade mais elevada atualmente disponibilizada pelo Banco Finantia.
Nesta análise de produto, damos a conhecer o que precisa de saber sobre o Depósito Finantia Rendimento 0,90% TANB a 3 anos, para o ajudar a avaliar a solução de poupança mais adequada para si.
Depósito a partir de 50 mil euros, destinado a novos clientes ou novos recursos
Pode-se constituir este depósito a partir de 50 mil euros e até ao montante máximo de 500 mil euros.
Este produto destina-se exclusivamente a novos clientes ou novos recursos, sendo que por “novos recursos” entende-se novos montantes, correspondendo a incrementos patrimoniais face ao montante depositado no último dia útil do mês anterior à data de início do depósito a prazo.
Características deste depósito a prazo
O Depósito a Prazo Finantia Rendimento 0,90% TANB a 3 anos com juros no vencimento é renovável por acordo das partes e não admite reforços (exceto com consentimento das partes).
Por outro lado, este produto permite a mobilização antecipada, parcial ou total, sem qualquer perda do capital depositado. Se a mobilização ocorrer nos primeiros 180 dias, a penalização dos juros é total relativamente ao capital mobilizado. A partir dessa data, a penalização é de 50% dos juros correspondentes ao capital mobilizado.
Ou seja, os juros devidos serão sujeitos a uma penalização em caso de mobilização antecipada. No entanto, o capital inicial depositado estará sempre garantido e pode ser mobilizado sem penalizações.
Sendo um dos bancos que participam no Fundo de Garantia de Depósitos (FGD), os depósitos constituídos no Banco Finantia estão abrangidos pela garantia e regulamentação do FGD.
O FGD garante o reembolso da totalidade dos seus depósitos em cada instituição de crédito até ao limite máximo de 100 mil euros por cada titular, sendo que este valor máximo aplica-se sobre o valor global dos saldos de cada depositante considerando todos os depósitos constituídos por banco.
Qual é a remuneração obtida neste depósito?
Os juros são calculados anualmente com base na TANB (Taxa Anual Nominal Bruta). No entanto, o pagamento dos juros devidos só ocorrerá no final dos três anos (36 meses), na data de vencimento do depósito, sendo creditados na conta à ordem associada.
Sobre o montante dos juros remuneratórios devidos é aplicada uma taxa de retenção na fonte, de acordo com o regime fiscal de cada cliente, pelo que, no final do prazo, o valor líquido dos juros a receber será calculado através da TANL (Taxa Anual Nominal Líquida) e não da TANB.
A TANL é calculada subtraindo à TANB o valor da taxa liberatória aplicável a cada cliente. Para pessoas singulares residentes em Portugal Continental e na Madeira, a taxa liberatória aplicável é de 28%, sendo que nos Açores é de 22,40%.
Este depósito está em vigor até 30 de setembro de 2019. Para mais informações, consulte o site do Banco Finantia.
O caso do Pedro
O Pedro, engenheiro informático, tem 34 anos e pretende iniciar uma poupança de forma a adquirir uma casa num futuro próximo. Decidiu investir 50 mil euros no Depósito a Prazo Finantia Rendimento 0,90% TANB a 3 anos.
Ao fim de 36 meses, este depósito rendeu-lhe cerca de 1.350 euros em juros brutos.
Se tivermos em conta que o Pedro vive em Lisboa, a taxa de retenção na fonte aplicada é de 28%, por isso, desde logo, aproximadamente 378 euros serão retidos por impostos. Como resultado, o montante líquido a receber no final do prazo será de 50.972 euros.
Os depósitos a prazo são excelentes soluções para quem pretende investir o seu dinheiro sem riscos. No caso de não estar disposto a ter o montante investido imobilizado por três anos (de forma a usufruir da totalidade dos juros), tem a possibilidade de optar por outros prazos que, consequentemente, oferecem taxas de retorno menos atrativas.