Dia da Poupança: poupe quase 1300 euros

|Posted by | Lifestyle, Poupança e Investimento, Todos os Artigos
Tags: , , , , ,

Muitos portugueses ainda não sabem qual o melhor cartão de crédito ou crédito pessoal que melhor se adequa ao seu caso. Apesar de ainda não ser um grande hábito, a comparação entre produtos financeiros disponíveis nas instituições financeiras pode ser feita.

É bastante recomendado que liste as vantagens e desvantagens para o seu orçamento de contrair um crédito. Por isso, torna-se necessário que faça bem as contas antes de aderir a qualquer serviço financeiro que contrata. É neste sentido que o ComparaJá.pt pretende ajudar os portugueses a tomar decisões acertadas para o seu futuro e assim, diminuir a sua probabilidade de endividamento. No Dia Mundial da Poupança, conheça algumas das vantagens de poupar com o ComparaJá.pt.

Quanto pode poupar com o crédito pessoal?

Provavelmente nunca pensou que pode ter melhores condições de crédito com outro banco do que aquele onde já tem conta aberta há vários anos. Mas na verdade, já não perde tempo a comparar qual o melhor crédito para si. Com a plataforma de comparação de crédito pessoal do ComparaJá.pt consegue em 10 segundos verificar qual o melhor crédito pessoal para a sua situação, encontrar todas as ofertas disponíveis no mercado e escolher o produto mais adequado.

Para isso, só precisa de inserir o valor do empréstimo e qual o tempo em que pretende fazer o reembolso do montante. Por exemplo, para um crédito pessoal de 10 mil euros por um período de 24 meses (2 anos) pode conseguir poupar 24 euros por mês se escolher a prestação mais barata em relação à mais cara. Anualmente este valor pode atingir os 288 euros por ano, o que revela já uma poupança substancial ao escolher o melhor crédito. Isto significa que ao longo dos 24 meses irá ter uma poupança acumulada de 576 euros, ou seja, mais de 5% do valor financiado de 10 mil euros.

Esta poupança pode ser bastante superior ao optar por um empréstimo de um montante maior. Pode conseguir atingir quase 1.300 euros de poupança se optar por um crédito pessoal de 50 mil euros por 84 meses (7 anos). Em termos mensais, ao escolher a opção mais barata pode conseguir poupar cerca de 106 euros. Em termos anuais, esta poupança pode atingir os 1.272 euros por ano.

Quanto pode poupar com cartões de crédito?

Dentro da opção de crédito ao consumo pode também optar por cartões de crédito, sempre que precisar de montantes mais baixos e de forma mais rápida. Mas também aqui pode alcançar uma poupança anual significativa se escolher o cartão de crédito que melhor se adequa às suas necessidades.

Por exemplo, se optar por um cartão de crédito sem anuidade pode logo à partida poupar 91 euros por ano. No entanto, deve ter em conta que por vezes podem existir outro tipo de benefícios associados ao pagamento da anuidade como seguros, descontos em hotéis, viagens e outros serviços.

Existem também outro tipo de incentivos à utilização de cartões de crédito como descontos, cashback, milhas aéreas ou pontos de fidelidade que beneficiam o consumidor consoante o seu objetivo de poupança.

No caso de viajar frequentemente pode optar por um cartão que oferece milhas aéreas de cada vez que o utilizar. Ao aderir a um cartão deste tipo pode logo à partida ganhar um bónus, que facilita a acumulação de milhas. A título de exemplo, ao gastar 300 euros por mês com o seu cartão de crédito, ao fim de um ano pode ter milhas suficientes para fazer uma viagem para a Europa.

O mesmo pode acontecer com o cashback. Ao utilizar várias vezes o seu cartão de crédito pode receber no fim do mês uma percentagem do que gastou. Imagine que gasta 250 euros nas suas compras de supermercado ao longo do mês. Ao utilizar um cartão de crédito com cashback pode receber até 7,5 euros.

Ao fim de um ano pode receber 90 euros pelas suas compras de supermercado. No mesmo sentido, pode igualmente ganhar pontos ou descontos de cada vez que utiliza o seu cartão de crédito que se podem traduzir em vales de compras, descontos em restaurantes, hotéis ou lojas.

Além destas opções deve ter ainda em atenção a taxa anual nominal (TAN) e a taxa anual efetiva global (TAEG) antes de se comprometer com um cartão de crédito.