Quais as diferenças entre os pacotes de telecomunicações?

|Posted by | Telecomunicações, Todos os Artigos
Tags: , , , ,

pacotes de telecomunicações

Na contratação de pacotes de telecomunicações, há sempre muita informação a considerar, nomeadamente ao nível dos produtos oferecidos, nos quais existe uma série de combinações que originam diferentes tipos de pacotes e tarifários.

Começando no 2P e indo até ao 5P, a oferta é bastante diversificada. Neste guia procurar-se-á destrinçar o que distingue cada pacote e o que cada um pode oferecer.

Antes de mais, é importante saber que cada um dos pacotes de telecomunicações das diferentes operadoras tem características específicas e alguns serão mais indicados para si do que outros. Ter presente as suas necessidades enquanto descobre toda a oferta do mercado é um grande passo para encontrar o pacote ideal.

Pacotes de telecomunicações 2P

Normalmente, os pacotes de telecomunicações 2P apresentam uma combinação de dois serviços. Analisando o mercado, conclui-se que a oferta existente destes pacotes 2P inclui um mix de serviços duplos (tais como, por exemplo, TV e Telefone ou Internet e TV).

Como são os pacotes com menos serviços, tendem a ser os mais económicos. Dependendo do período de fidelização, os preços podem rondar a casa das duas dezenas de euros.

Pacotes de telecomunicações 3P

Os pacotes com três serviços tendem a designar-se, como o próprio nome indica, 3P (ou Triple Play). Estes pacotes tendem também a ser os mais procurados, sendo que os três produtos oferecidos são sempre os mesmos em qualquer das operadoras: telefone fixo, TV e internet.

Em relação aos preços, nos pacotes com o máximo de fidelização, estes oscilam entre 30 a 40 euros. As ofertas variam em termos do número de canais, velocidade de Internet e afins.

Pacotes de telecomunicações 4P

À semelhança dos pacotes 3P, os 4P também possuem uma oferta fixa. Neste caso, aos serviços de telefone fixo, TV e internet, junta-se também o telemóvel.

Normalmente, os telemóveis destes pacotes têm incluídos uma série de SMS e chamadas gratuitas, assim como dados de Internet no telemóvel. Em termos de custos, para uma fidelização de 24 meses, os preços oscilam entre os 40 e os 60 euros.

Pacotes de telecomunicações 5P

Finalmente, os pacotes de telecomunicações 5P acrescentam a internet móvel aos serviços supramencionados. Esta opção de hotspot portátil pode fazer com que a mensalidade destes pacotes seja, de entre todos os que foram referidos, a mais económica.

No entanto, os 5P em termos de telefone, Internet fixa e TV,  possuem características que se assemelham bastante ao que é oferecido nos pacotes de telecomunicações 4P.

Portanto, depois de se inteirar das características dos diferentes pacotes de telecomunicações é importante compará-los para perceber quais os que mais se adequam às suas necessidades práticas do dia-a-dia.

Henrique Figueiredo

Sobre Henrique Figueiredo

Formado em Ciências da Comunicação e especializado em Ciência Política, o Henrique iniciou a sua carreira em jornalismo, tendo depois estado envolvido em diferentes projetos nas áreas de Comunicação e e-Commerce. Acredita que na poupança está o ganho e, nesse sentido, quer apoiar os portugueses na rentabilização das suas decisões financeiras.

Comentários