VÍDEO | Era uma vez… o cartão de crédito

|Posted by | Cartão de Crédito, Multimédia, Todos os Artigos
Tags: , , , ,

Era uma Vez... O Cartão de CréditoEra uma vez o cartão de crédito, que começou por ser algo bem diferente daquilo que conhecemos hoje. Pode-se dizer que o nascimento oficial do cartão de crédito foi em 1950 com o surgimento do Diners Club International.

No entanto, houve toda uma sucessão de acontecimentos que levou a esse momento. Neste vídeo, conheça a cronologia da vida do cartão de crédito até aos dias de hoje.

Antes do cartão de crédito

Sabe aquele costume que algumas pessoas têm de ir à mercearia do bairro e juntar os gastos que têm à sua conta mensal, para pagarem tudo de uma só vez? As Charge Coins seguiam a mesma ideia. Remontam ao início do século XX, em que estabelecimentos dos Estados Unidos criavam pequenos “porta-chaves” de metal para os seus clientes habituais.

À conta mensal de cada cliente era associado um número, bem como a identificação do titular da Charge Coin.

Em 1914, era uma vez a Western Union, que criou o Charge Card, que permitia aos seus titulares realizar compras em alguns estabelecimentos, pagando no final do mês à própria instituição financeira.

No seguimento do conceito das Charge Coins, chegam as Charga-Plate em 1928. Semelhante à sua predecessora, a Charga-Plate permitia um maior controlo sobre as dívidas dos clientes: permitia imprimir informações relativas à compra em questão no seu verso, podendo ficar na posse tanto do comprador como do vendedor.

Surge em 1934 o Air Travel Card, lançado pela American Airlines. Apesar de não oferecer milhas aéreas aos clientes (estávamos muito longe disso), permitia-lhes comprar viagens e pagá-las mais tarde, muitas vezes beneficiando os clientes com descontos se utilizassem este modo de pagamento.

Era uma vez o cartão de crédito como hoje o conhecemos

O banqueiro John Biggins introduziu em 1946 o Charg-It, algo que já começava a assemelhar-se àquilo que é hoje um cartão de crédito. Biggins trabalhava num banco no bairro de Brooklyn, Nova Iorque, e decidiu criar parcerias com os estabelecimentos da zona, para que os clientes debitassem todos os seus gastos no cartão.

Quatro anos depois, Frank McNamara, Ralph Schneider e Matty Simmons fundam a Diners Club International, a primeira companhia exclusiva de cartões de crédito, abrangendo pela primeira vez uma rede vasta de estabelecimentos onde comprar com cartão de crédito.

A partir de então, instituições bancárias como a American Express e a Bank of America seguiram-lhes o exemplo, criando cartões de crédito próprios.

No entanto, foi só em 1970 que o cartão de crédito chegou a Portugal, através do Banco Pinto e Sotto Mayor. Hoje em dia, bancos como o Novo Banco ou o Millennium bcp têm parcerias com a American Express. Já o Santander, o Bankinter, ou mesmo a Caixa Geral de Depósitos oferecem cartões de crédito associados à MasterCard.

Segue-se por fim o nascimento da MasterCard em 1966, na altura sob o nome de Master Charge Company.

Hoje em dia em Portugal

O cartão de crédito não enfrentou problemas no mercado português e foi rapidamente incluído nas carteiras portuguesas desde o seu surgimento em 1970. Mais de 40 anos depois, em 2014, um em cada três portugueses tinha cartão de crédito.

Mas quantos dos titulares conhecerão as vantagens que o uso do cartão de crédito pode trazer? De facto, apenas 70% dos titulares revelam utilizá-lo com frequência.

Não perca mais tempo, compare todos os cartões do mercado aqui!

Catarina Maia

Sobre Catarina Maia

Formada em Comunicação Social e Cultural com especialização em Jornalismo, a Catarina continuou os estudos na área da Comunicação Organizacional e Liderança, iniciando depois o seu percurso profissional em marketing digital. Quer fazer a diferença ao contribuir para um maior entendimento das finanças pessoais. Hoje, os portugueses; amanhã, o mundo.

Comentários