Qual o melhor tarifário para cada perfil de consumidor?

André Pedro Especialista: André Pedro
Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Cada vez é mais importante escolher o tarifário certo e que mais se ajusta às tuas necessidades. Neste artigo ajudamos-te a identificar o melhor para ti.

Cada vez é mais importante escolher o tarifário certo e que mais se ajusta às suas necessidades. Ao tomar o pequeno-almoço estás na Internet a ver as notícias no teu telemóvel. Sais de casa e já estás a responder a e-mails a caminho do trabalho. À hora de almoço trocas mensagens com os seus amigos no Whatsapp e ao fim da tarde recebes uma chamada da escola a confirmar as horas a que vais buscar o teu filhote.

Já quase não se dá conta, mas de certeza que o telemóvel tem um papel fundamental no teu dia-a-dia e por isso ajudamos-te a escolher o melhor tarifário para ti, para que beneficies de todos os serviços de que necessitas a preços mais apelativos.

Um tarifário à medida de cada membro da família

A família Antunes é composta pela Marta e pelo José, que têm um filho, o Francisco, e ainda pela avó Alice e pelo avô João, cada um dando uma utilização específica ao seu telemóvel.

O avô João praticamente nunca usa o telemóvel, servindo apenas para emergências. Já a avó Alice só faz uso do telemóvel para falar com a sua irmã, o cunhado e os sobrinhos que estão em Angola.

Por sua vez, a Marta utiliza o seu telemóvel para fazer chamadas e enviar algumas SMS para o seu filho e marido, acedendo muito pontualmente à Internet. O José, no entanto, faz muitas chamadas e utiliza frequentemente o e-mail, dado que a sua profissão assim o exige.

Por fim, o Francisco, que completou agora 17 anos de idade, não passa um dia sem aceder às redes sociais e ouvir música em streaming.

Analisámos a oferta de seis operadoras móveis existentes em Portugal – MEO, NOS, Vodafone, NOWO, UZO e Lycamobile – para estes cinco perfis de consumo distintos.

Se utiliza pouco o telemóvel, este tarifário é para si

Se, à semelhança do avô João, fazes um uso muito reduzido do telemóvel e, quando o fazes, apenas realiza chamadas curtas ou envia SMS, optar por um tarifário sem mensalidade e que não obrigue a qualquer tipo de carregamento obrigatório será a solução mais adequada.

É precisamente no âmbito deste tipo de oferta que mais operadoras surgem com tarifários específicos: Lycamobile, NOS, Vodafone, MEO e UZO apresentam condições diferenciadas ao nível dos custos dos diferentes serviços, sendo fundamental que os consumidores atentem na especificidade de alguns tarifários, para além do custo das chamadas ou SMS, dado poder haver lugar à cobrança adicional de determinado valor por cada dia em que se efetuarem comunicações.

Em alguns tarifários é ainda retirado 1,50 euros do saldo a cada dois meses para manter o número ativo.

De salientar que, neste tipo de soluções, para se usufruir de Internet é necessário pagar por suplementos adicionais, os quais podem ser diários, semanais ou mensais.

Saber mais:

Plano simples para chamadas e pouco mais

A Marta não dá muito uso ao seu smartphone. Faz algumas chamadas para o marido e para as amigas, envia mensagens ao filho quando este sai à noite para saber se está tudo bem e liga os dados móveis esporadicamente para consultar a meteorologia.

Se te identificas com a Marta, o ideal é um tarifário económico que inclua um plafond de comunicações ajustado ao seu perfil de utilização e que não exija fidelização.

Lê também:

Muitos minutos de chamadas e um pacote de Internet móvel generoso

O telemóvel do José não pára de tocar (quase) durante 24 horas, sempre devido a assuntos de trabalho para resolver. Para além de fazer muitas chamadas, envia ainda muitas SMS para todas as redes e passa muito tempo online a responder a e-mails.

Se é como o José, vais tirar mais partido de um tarifário pós-pago, o tipo de solução mais completa do mercado e que poderá obrigar a uma fidelização de até 24 meses.

Não percas:

Os jovens saem a ganhar

O Francisco não passa um dia sem aceder à Internet pelo seu smartphone e passa horas online. A melhor opção para este jovem será qualquer um dos tarifários sub-25.

As soluções do mercado direcionadas para os jovens são muito completas e competitivas, sendo que existe uma forte aposta das operadoras em fidelizar este público através da oferta de serviços adicionais, nomeadamente de dados móveis destinados à utilização de apps específicas.

Falar para o estrangeiro a preços apelativos

A avó Alice tem a irmã, o cunhado e os sobrinhos em Angola e por isso faz muitas chamadas para o estrangeiro. Face às suas necessidades de telecomunicações, a avó Alice irá obter mais benefícios se tiver um tarifário especializado que ofereça condições competitivas para comunicações internacionais.

Se falas muito para o estrangeiro, deves analisar as opções disponíveis que contemplam soluções específicas para este tipo de comunicações, oferecidas apenas pela Lycamobile, a NOS e a Vodafone.

Não percas:

Como escolher a melhor opção?

Antes de se optar por um tarifário é crucial que se faça, primeiramente, uma análise às reais necessidades de utilização destes serviços. Será mais útil ter muitos dados móveis ou muitos minutos de chamadas?

O telemóvel não é utilizado frequentemente, servindo apenas para chamadas pontuais, ou, por outro lado, serve primordialmente para efetuar chamadas para o estrangeiro?

Muitos fatores influenciam a decisão entre optar por um tarifário pré-pago, com ou sem carregamentos obrigatórios, e um pós-pago. Só depois de se averiguar quais as necessidades específicas de cada utilizador é que se deve selecionar o tarifário mais adequado.

É importante que percebas, por exemplo, se a maioria das tuas comunicações será efetuada dentro ou fora da rede, uma vez que estas últimas podem representar custos elevados.

Por outro lado, se necessitas de muita Internet poderás beneficiar de um tarifário que inclua um pacote de dados móveis alargado para evitar custos acrescidos. Se optares por um tarifário sem qualquer tipo de mensalidade ou carregamento obrigatório, deixamos a nota de que, para além do custo das comunicações, poderá haver lugar a cobranças adicionais por cada dia em que se realizem comunicações.


André Pedro
André Pedro
Especialista Crédito Pessoal