Esticar a mesada: dicas sobre crédito para estudantes

|Posted by | Cartão de Crédito, Crédito Pessoal, Todos os Artigos
Tags: , , , , , ,
esticar a mesada

A faculdade é o local propício para expandir conhecimentos e conseguir alcançar as melhores oportunidades de emprego no futuro. Algumas das competências mais importantes para a vida são aprendidas na faculdade e vão ajudá-lo a atingir as suas aspirações profissionais. O crédito para estudantes também pode ser importante.

Alguns alunos ficam na casa dos pais ou outros familiares. Outros têm de sair de casa, caso sejam colocados em universidades noutra cidade, aprendendo a viver por conta própria. Esta experiência é fundamental para ganharem mais responsabilidade e autonomia.

A forma como lida com dinheiro e gere as finanças durante estes anos terá um grande impacto no seu futuro e sucesso financeiro. Apresentamos abaixo algumas dicas financeiras que cada estudante universitário deve reter:

Crédito para estudantes: obter ajuda financeira

As ajudas financeiras podem ser bolsas de estudo, uma forma de aliviar os pais e/ou o estudante no pagamento das propinas, da taxa de matrícula da faculdade, entre outros encargos. Frequentar um curso superior fica muito caro, por isso o ideal é tirar o máximo proveito das ajudas que podem diminuir as despesas durante a estadia na universidade.

Visite a página da Direção Geral do Ensino Superior para consultar informação sobre bolsas de estudo para o ensino superior em Portugal. Se por acaso estiver interessado em conseguir uma bolsa de estudo europeia, veja este site para obter informações relevantes.

De qualquer das formas, veja aqui todas as soluções de crédito para estudantes em Portugal.

Descontos de estudante

Existem imensos descontos associados aos estudantes, por isso aproveite-os! O cartão da faculdade já é considerado um cartão de descontos que pode utilizar em lojas, serviços públicos, cinema ou até em restaurantes. Pode obter descontos de, pelo menos, 10% em alguns estabelecimentos, o que pode ser um grande alívio nas despesas, mas esse desconto também pode ser muito superior para certos serviços.

Saiba como usar um cartão de crédito

Se os seus pais lhe confiaram um cartão de crédito, é melhor usá-lo apenas para pagamentos de despesas necessárias e sensatas, como a conta do telefone, viagens de regresso a casa, assinaturas de revistas especializadas (referimo-nos a revistas de investigação, uma vez que estas podem ser muito úteis para a sua tese ou pós-graduação, por exemplo) ou até mesmo para pagar o aluguer mensal do quarto ou apartamento.

Esta boa conduta irá ajudá-lo a controlar melhor as suas despesas e ser responsável com o crédito para estudantes.

Contudo, é muito importante salientar que não deve utilizar o cartão de crédito para qualquer coisa! Se sentir que está a usar o cartão para outras despesas desnecessárias, por que não adquirir um cartão de débito associado à sua conta poupança?

Esticar a mesada: dicas no transporte

Caminhar, ir de bicicleta ou usar transportes públicos podem ser boas alternativas a andar de carro. Ir a pé ou de bicicleta é gratuito e ainda zela pela sua saúde, conseguindo esticar a mesada. Apanhar o autocarro ou o comboio para a faculdade ou para casa sempre é mais barato do que pôr combustível no carro todas as semanas, pagar o estacionamento e a manutenção do mesmo. E não se esqueça que ainda pode receber umas coimas…

Troca e venda

Trocar ou vender os livros do antigo semestre para colegas que vão ter a mesma disciplina, com o mesmo conteúdo, pode ser uma boa solução para ambos! Peça aos colegas do ano à frente do seu para lhe emprestarem os livros que vai precisar para o próximo semestre! Quem fala em livros, fala em fotocópias ou outro material que possa ser útil para outra pessoa.

Também pode fazer uma seleção daquilo que já não usa, como roupas, móveis, gadgets e vendê-los! Convém é certificar-se que estes materiais ainda estão em condições para serem usados por outra pessoa.

Esticar a mesada: partilhar casa

A última dica que sugerimos para esticar a mesada é viver com um amigo ou companheiro numa residência universitária ou num apartamento. Desta forma, pode dividir as despesas de aluguer e bens necessários, como comida ou contas da água e luz. Assim, não tem de arcar com todas as despesas sozinho e irá poupar bastante no que  gasta todos os meses.

A vida universitária é definitivamente divertida, emocionante e marcante. Contudo, não se esqueça de ir às aulas! Lembre-se que está a pagar (ou os seus pais) o curso e, por isso, deve tirar o melhor proveito daquilo que os professores têm para oferecer. Não deite o dinheiro investido na educação pela janela fora!

Tente gerir e esticar a mesada convenientemente nestes anos estudantis da sua vida, para que no futuro possa usufruir de tudo o que conseguiu construir!