Férias em autocaravana: uma forma apaixonante e económica de viajar

|Posted by | Lifestyle, Todos os Artigos
Tags: , , , , ,

férias em autocaravana

As férias em autocaravana podem ser surpreendentemente relaxantes e económicas. Afinal, o turismo ao ar livre, em contacto com a natureza e com máxima liberdade é uma forma inesquecível de conhecer pessoas e lugares. Contudo, é importante conhecer as regras e a legislação em vigor e tomar alguns cuidados para poupar, de forma a conseguir desfrutar melhor desta apaixonante forma de viajar. Tome nota.

Porquê fazer férias em autocaravana?

A liberdade de movimento é um dos principais motivos que estão na origem da crescente popularidade das férias em autocaravana, mas existem muitos outros que tornam este estilo de viagem uma experiência única. Passamos a descrever os mais valorizados.

Liberdade

As férias em autocaravana oferecem uma combinação de liberdade e comodidade que dificilmente se encontra noutra forma de viajar. A autocaravana passa a ser a sua casa, e tem a liberdade de se deslocar onde e quando quiser.

Pode fazer refeições com vista para o mar, dormir na montanha, alterar a rota as vezes que desejar ou parar para descobrir a beleza e variedade das paisagens ao longo do percurso. Esta sensação de liberdade inspira à aventura, o que convence muitas famílias a tomar a decisão de fazer férias neste registo pela primeira vez.

Todas as comodidades

As autocaravanas aliam a mobilidade de um automóvel ao conforto de uma pequena casa, oferecendo todas as comodidades, da cozinha ao duche.

Assim, este veículo torna mais fácil preparar uma refeição rápida num local idílico, ou mudar de roupa sem ter de voltar para o hotel. Tudo o que precisa está sempre à mão, o que torna a viagem mais prática.

Experiências únicas

As férias em autocaravana podem ser únicas, pois oferecem oportunidades para novas vivências e aventuras, pelo inesperado, pela descoberta e pelo espírito de união que este estilo de viagem requer.

Há uma maior autenticidade pelo contacto direto com os locais e com a natureza. Além disso, os mais novos vão criar memórias que perduram pela vida, pela diversão, convívio e maior proximidade com a família ou amigos.

Animais de estimação

Nem sempre é possível fazer-se acompanhar dos seus amigos de quatro patas nos hotéis ou apartamentos, mas desta forma, os patudos facilmente farão parte das férias em família. Tenha, contudo, em atenção todos os cuidados de segurança necessários para transportar os animais com segurança no veículo.

Férias em autocaravana: os destinos mais procurados

De norte a sul do país, não faltam destinos para viajar em autocaravana. Estas são algumas das sugestões mais divertidas de norte a sul do país.

Estrada Nacional 2

A Estrada Nacional 2 é a mais extensa de Portugal, com mais de 700 quilómetros de estrada que ligam Chaves a Faro. Um ótimo percurso para descobrir planícies, tradições, sabores e todos os encantos do nosso país.

É uma viagem que merece ser feita com tranquilidade para poder desfrutar ao máximo de cada região.

Costa Vicentina

Este é o roteiro que liga o Porto de Sines à praia do Burgau, em Vila do Bispo – ideal para os amantes de praia. São centenas de quilómetros com algumas das paisagens mais bonitas que Portugal tem para oferecer, incluindo praias imaculadas, estuários e uma impressionante vida selvagem.

Norte de Portugal

Este roteiro combina estilos tão diferentes quanto especiais. Desde as cidades do Norte, cheias de energia e de caráter, até locais com história e arquitetura religiosa, e também uma vasta cultura contemporânea.

A esta mescla de ambientes junta-se a natureza em estado selvagem e praias relaxantes. Locais como Porto, Braga, Gerês ou Guimarães tornam qualquer estadia inesquecível.

Dicas e cuidados a ter nas férias em autocaravana

As férias em autocaravana, são normalmente mais económicas do que ficar em hotéis, resorts ou apartamentos. Contudo, existem algumas formas de obter ainda mais poupança e, além disso, deve conhecer a legislação em vigor e tomar alguns cuidados.

1. Faça contas

Ao planear as suas férias em autocaravana, é necessário simular os potenciais gastos para prevenir derrapagens orçamentais inesperadas.

Em primeiro lugar, considere a despesa com o combustível. Confirme quanto consome o veículo, os quilómetros que deseja percorrer e o preço do combustível. De seguida, verifique o valor das portagens pelas quais terá que passar, de acordo com o trajeto planeado, e acrescente essa despesa que terá de pagar.

Avalie também os gastos com a alimentação, calculando as quantidades necessárias para toda a família, incluindo os lanches, bebidas e aperitivos que decida fazer num determinado local. Acrescente as despesas com o equipamento, como, por exemplo, botijas de gás para confecionar as refeições.

Por último, considere os gastos com parques de autocaravanas ou parques de campismo para pernoitar, e tente obter o melhor preço comparando várias ofertas e reservando com antecedência.

2. Saiba onde pernoitar

Até ao final de 2020, as autocaravanas podiam aparcar e pernoitar em qualquer estacionamento público. Contudo, desde janeiro de 2021, o Código da Estrada proíbe a pernoita e o aparcamento de autocaravanas fora dos locais expressamente autorizados para o efeito.

Por aparcamento considera-se o estacionamento com ocupação de espaço superior ao do tamanho da autocaravana (artigo 50.º A do Código da Estrada), ou seja, quando o veículo, além de estacionar, abre as janelas ou coloca o degrau de entrada para baixo. Por pernoita, entende-se a permanência da autocaravana em local de estacionamento, com ocupantes, entre as 21 horas da noite e as 7 horas da manhã seguinte.

Para estas duas situações, devem ser utilizados locais específicos para o efeito, sem usar a via pública. O incumprimento destas regras pode resultar em coimas na ordem dos 600 euros.

As Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASA), com funcionamento permanente (24 horas), são os locais onde é permitido estacionar, aparcar e pernoitar. Estes espaços encontram-se equipados com fornecimento de energia elétrica, abastecimento de água e despejo de resíduos, para maior comodidade das famílias. Com uma pesquisa rápida na Internet, poderá encontrar uma ASA perto de si.

3. Verifique a carta de condução

Para circular com uma autocaravana, é necessário ser portador da carta de condução de categoria B, a mesma requerida para automóveis, ou da categoria C e acima. Contudo, o condutor deve ter a idade mínima de 21 anos e carta de condução há pelo menos 3 anos.

Tenha também em atenção que o veículo não pode circular com uma carga superior a 4.250 kg, nem exceder o limite de 9 passageiros.

4. Garanta assistência e seguro em viagem

Para viajar de autocaravana, vai precisar de assistência e seguro de viagem, para circular com toda a segurança na estrada. Se a autocaravana for alugada, a maioria das empresas de aluguer já incluem esta condição, protegendo as famílias de roubos, danos, acidentes e mesmo fenómenos naturais.

Se for proprietário da autocaravana, deverá contactar a agência de seguros da sua preferência, sem esquecer de fazer uma consulta prévia de mercado para conhecer as agências que oferecem melhores condições.

Conhecida a legislação, estará em melhores condições para não deixar que nada assombre as férias em autocaravana. Conheça os lugares mais incríveis de Portugal, sem gastar muito dinheiro e em segurança, e usufrua em pleno da natureza e do tempo de qualidade em família ou com os amigos. Boas férias!

Avatar

Sobre Rafael Outeiro

Licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social, é responsável pela redação de artigos financeiros para o ComparaJá.pt. Através da sua experiência na escrita de conteúdos em projetos como o TEDxULisboa, quer transformar o mundo das finanças pessoais num espaço para a partilha de ideias.

Comentários