O Halloween é perfeito para juntar a família os amigos numa festa fantasmagórica. Contudo, se não estiver atento aos gastos, este evento pode facilmente tornar-se muito dispendioso. Numa altura em que os preços sobem e os rendimentos não acompanham, é importante encontrar formas simples e práticas que ajudem a poupar ao longo de todo o ano, e o Halloween não é exceção.
Por isso, sugerimos algumas dicas para que o orçamento familiar seja um doce, e não uma travessura.
1. Aproveite o que já tem em casa para o Halloween
Os disfarces, fatos e máscaras podem ser caros, sobretudo de tiver de os comprar para toda a família – além de que são apenas utilizados uma vez por ano. Por isso, faça uma revisão do que tem em casa e reaproveite alguns objetos para este dia. Além de evitar a tendência de consumismo, é uma ótima maneira de ser mais sustentável neste Halloween.
Por exemplo, veja se a maquilhagem permite pintar a cara de forma a torná-la assustadora. Além disso, verifique se tem roupas e peças com padrões e tons do Halloween.
Poderá facilmente criar complementos a partir de inspirações encontradas na Internet. Com uma rápida pesquisa por DIY (do it yourself) de Halloween, encontrará várias ideias, simples e práticas, para criar disfarces com materiais que já tem em casa, sem gastar dinheiro.
2. Desligue as luzes
Não só esta dica representa uma poupança significativa na fatura da luz, como é a mais indicada para criar um ambiente de Halloween. Assim, desligue todas as luzes da sua casa e use apenas velas um pouco por todo o espaço. Os jogos de luz e sombra ajudam a criar uma atmosfera misteriosa.
Pode ainda dar um toque adicional de horror usando velas brancas e apenas uma vermelha. Derrame a cera derretida da vermelha sobre as velas brancas para simular sangue a escorrer da chama. Simples, barato e assustador.
3. Opte por uma decoração simples, mas horripilante
Tal como os disfarces, a decoração da casa para o Halloween pode ser feita com artigos que já tenha guardados, evitando assim os encargos de comprar itens especificamente para o efeito.
Por exemplo, em vez de comprar uma toalha de mesa nova, alusiva ao Halloween, use toalhas de mesa simples e baratas com as cores deste feriado: laranja, preto e branco. Também poderá cobrir os móveis da casa com lençóis brancos, para transmitir a ideia de casa assombrada, e neles deixar alguns detalhes, como aranhas de plástico ou morcegos de papel.
Para preencher o ambiente, nada melhor do que usar balões brancos, pretos ou laranja e neles pintar olhos e bocas com um marcador. Barato e eficaz.
4. Aproveite as promoções
Faça uma lista de tudo o que vai precisar de comprar para o jantar de Halloween e pesquise online as lojas onde pretende ir. Confirme se alguma está com promoções – é comum que algumas superfícies comerciais divulguem descontos de Halloween para cativar mais vendas.
Assim, esteja atento e, se possível, compre tudo o que precisa em promoção. Com planeamento e antecipação, poderá obter uma poupança expressiva.
5. Faça render a abóbora
Se estiver nos seus planos ter um Halloween ainda mais autêntico e comprar uma abóbora verdadeira, aproveite-a na sua totalidade para várias utilizações: para a decoração da casa e para cozinhar.
Retire o interior da abóbora e recorte na parte frontal os olhos e a boa. Coloque lá dentro uma lanterna ou uma vela e terá um elemento de decoração para o Halloween. De seguida, aproveite o interior que retirou para cozinhar e fazer várias receitas: sopas, assados, guisados ou doces. Assim, vai evitar o desperdício, e aquilo que comprou para uma finalidade acaba por ter duas.
Estas são algumas formas de poupar numa das coisas que lhe pode sair mais cara do que o esperado. Tudo o que precisa é de imaginação e criatividade. Envolva toda a família e transforme os preparativos também numa forma de diversão – é o momento ideal para fazer atividades com os seus filhos e criar um ótimo programa familiar. Com estas dicas em mente, o seu Halloween acaba de ficar menos assustador para a carteira.