Ideias para o Natal: 6 formas de otimizar os gastos

|Posted by | Cartão de Crédito, Todos os Artigos
Tags: , , , , ,

Ideias Para o Natal

Poupar e ter um Natal em grande parece impossível, mas não é! Neste artigo reunimos várias ideias para o Natal mais interessante de sempre, a um valor em conta.

1. “Mas esta promoção é imperdível!…” – não caia nesta armadilha

Fazer uma lista daquilo que se precisa e fazer um balanço daquilo que se está disposto a gastar é fundamental. Sirva-se da pesquisa na internet, hoje em dia é bastante fácil e rápido aceder aos catálogos das lojas ou supermercados e comparar os produtos mais em conta. Assim, o seu orçamento ficará mais completo.

Depois de preparado, o orçamento só lhe será útil se for cumprido com disciplina! No momento das compras, muita coisa se torna irresistível e, no “calor do momento”, podemos cometer excessos completamente desnecessários. Se se sentir tentado pelas promoções, questione-se: “Compraria isto se não estivesse em promoção?” Se a resposta for não, já sabe o que fazer.

2. Comprar online é cada vez mais uma opção

O número de portugueses adeptos das compras online está a crescer. Lojas virtuais como a Amazon e o Ebay, por exemplo, permitem comprar praticamente tudo a preços consideravelmente mais baixos e podem revelar-se úteis para comprar presentes e enfeites de natal, em muitos casos sem portes de envio acrescidos!

Desde luzes de Natal, enfeites para a árvore e outro tipo de elementos de decoração, até roupa e gadgets eletrónicos – estas são algumas ideias para o Natal à venda por valores muito reduzidos, e não implicam custos alfandegários se o preço for até 22 euros.

3. Vales de desconto, cartões de cliente e pontos acumulados valem sempre a pena

Os vários descontos dos quais pode usufruir podem aliviar os gastos natalícios, seja em cartão de compras, pontos acumulados, vales de descontos para uma próxima compra, ou para compras em lojas parceiras.

Feitas as contas, acabam por fazer toda a diferença no orçamento, até porque normalmente os cartões de cliente que temos são das nossas lojas preferidas – ou, pelo menos, mais frequentadas. Os pontos acumulados em cartões de supermercado vão permitir um alívio nos custos por exemplo da ceia de Natal.

4. Não menospreze o cashback do cartão de crédito

Muitos cartões de crédito oferecem a modalidade de cashback, ou seja, creditam no mês seguinte na sua conta entre 1% a 5% daquilo que gastar nas suas compras. Uma vez que as compras de Natal implicam gastos consideráveis, beneficiar de um cartão com cashback, como o cartão Cetelem Black, traz-lhe um cashback de 3%, enquanto o BPI Prémio permite, entre outras vantagens, obter um cashback de 1% em Portugal e no estrangeiro.

Há ainda cartões de crédito que, se usados no momento da compra, oferecem já o seguro no caso de adquirir gadgets eletrónicos, por exemplo.

5. Usufrua dos descontos das companhias de transporte e das gasolineiras

Fazer tantos quilómetros pesa inevitavelmente no orçamento de uma família. De carro, pode beneficiar de descontos que certas gasolineiras oferecem, de acordo com as parcerias que têm com os cartões de crédito. O cartão Mundo 1|2|3 do Santander Totta, por exemplo, oferece um desconto de 0,05 euros por litro na Repsol. Já o Cartão Universo da Sonae permite acumular descontos até 0,14 euros por litro na Galp

No caso de quem se desloca de transportes, as companhias oferecem descontos generosos quando os bilhetes são comprados com a devida antecedência.

Numa viagem para o Porto através da Rede Expressos pode obter 50% de desconto se comprar o bilhete online 5 dias antes do dia da viagem. A CP faz o mesmo, se comprar o bilhete 8 dias antes. Comparando as alternativas com tempo suficiente pode reduzir a metade os gastos da viagem.

6. Viajar de avião será provavelmente das melhores ideias para o Natal de 2016!

E não significa que tenha de pagar mais por isso! Sabia que há cartões de crédito que, sempre que são utilizados, convertem os gastos em milhas aéreas? Acumule milhas para depois usá-las para cobrir parte ou até o total de uma viagem de avião!

E se o voo for reservado com cartão de crédito, inclui também seguro de viagem. Por isso, porque não aproveitar este negócio em sua vantagem para reservar uma viagem pós-natalícia e descomprimir?

Agora que ideias para o Natal não lhe faltam, está na altura de colocar mãos à obra – ainda vai a tempo de fazer deste o Natal mais memorável de que há registo!

Catarina Maia

Sobre Catarina Maia

Formada em Comunicação Social e Cultural com especialização em Jornalismo, a Catarina continuou os estudos na área da Comunicação Organizacional e Liderança, iniciando depois o seu percurso profissional em marketing digital. Quer fazer a diferença ao contribuir para um maior entendimento das finanças pessoais. Hoje, os portugueses; amanhã, o mundo.

Comentários