INFOGRÁFICO | Deve comprar ou arrendar a primeira casa?

|Posted by | Crédito à Habitação, Multimédia, Todos os Artigos
Tags: , , , ,

comprar ou arrendar
Existe sempre uma dada altura da vida em que uma grande questão financeira se impõe: adquirir uma habitação própria. Seja para os estudantes que já deixaram de o ser e que tiveram de arrendar um quarto na cidade da universidade na qual ingressaram, seja para os jovens trabalhadores que já conseguem arrendar o seu T0 ou para quem começa a pensar em constituir família, a primeira casa é geralmente o próximo passo. Ainda assim, o dilema “comprar ou arrendar” passa sempre pela cabeça. Neste infográfico apresentamos oito fatores que podem ajudar a decidir.

Comprar ou arrendar a primeira casa: como decidir?

A decisão de ter casa própria não é fácil de tomar. O que não falta no mercado imobiliário são propriedades de ótima qualidade nas quais se consegue imaginar a viver, seja uma moradia acolhedora numa zona calma ou um apartamento num condomínio privado no coração agitado da cidade.

Descubra ainda: Compensa comprar casa para arrendar?

Enquanto pode ser tentado a agarrar a melhor (ou a mais acessível) oferta de propriedade, mergulhar numa aventura destas antes de estar totalmente preparado (financeiramente) pode ter consequências desastrosas.

Um crédito à habitação constitui-se como um encargo monetário demasiado pesado (não apenas em termos de valor, mas também no que diz respeito ao prazo) para ser realizado de ânimo leve.

Vai comprar casa? Veja aqui três erros a não cometer

Com isto em mente, escolher entre comprar ou arrendar a primeira casa pode fazer uma grande diferença no que toca ao seu futuro financeiro. Cada opção vem com um compromisso próprio: comprar implica um maior investimento inicial, mas garante uma certa liberdade em aspetos como a aparência e os interiores da casa, para além de que, no futuro, poderá sempre ser arrendada e deixada como herança para os descendentes. Por outro lado, arrendar significa que o controlo total do imóvel fica a cargo do senhorio, mas no curto prazo acabará por economizar mais dinheiro.

Aprofunde o tema: Casas para arrendar: como devem os senhorios calcular a renda ideal?

A opção certa depende de um leque variado de fatores. No entanto, aquilo que procura numa habitação e qual a sua estabilidade financeira atual são, provavelmente, os pontos mais críticos.

Neste infográfico elencamos oito fatores chave que podem ditar o seu próximo passo antes de se mudar uma nova casa.

comprar ou arrendar

Se comprar ou arrendar é algo que já decidiu e optou pela aquisição de uma casa, o passo seguinte é ter a certeza de que o empréstimo à habitação que vai contrair é o mais adequado para si: com as taxas de juro e as comissões mais favoráveis e com os seguros mais benéficos incluídos. Nada como comparar:

Nair Dos Santos

Sobre Nair Dos Santos

Especializada em Economia Internacional, a Nair iniciou o seu percurso profissional em Marketing Institucional. Alia a sua criatividade ao universo financeiro com o objetivo de ajudar os portugueses a melhorar a sua literacia financeira e contribuir para o desenvolvimento de uma economia sustentável.

Comentários