Literacia financeira: onde erram os portugueses?

|Posted by | Lifestyle, Todos os Artigos
Tags: , , , , , ,

É homem, está empregado e tem entre 15-34 anos? Boa notícia! Está virtualmente mais habilitado para responder acertadamente às questões colocadas pela Standard & Poor’s no âmbito do estudo que realizou em 144 países para apurar o nível de literacia financeira da população. Sendo assim, onde erram os portugueses?

Pelo menos é o que revelam os resultados deste inquérito em que apenas um em cada quatro portugueses foi bem-sucedido – uma prestação que deixou Portugal muito mal na fotografia junto dos seus congéneres europeus. No entanto, não deixamos de ser menos felizes por isso…

Se não é, boa notícia também! O ComparaJá.pt dá-lhe a oportunidade de contrariar os resultados da agência financeira norte-americana. Sente-se capaz de testar os seus conhecimentos acerca de temas relacionados com diversificação de risco, inflação, juros e juros compostos?

Antes de avançar para o questionário, a equipa do ComparaJá.pt deixa-lhe as principais conclusões do estudo acerca do nosso país:

  • Os homens portugueses (29%) possuem mais conhecimentos financeiros que as mulheres (23%)
  • É a classe com maiores rendimentos (35%) que tem maior literacia financeira, face à classe com menores rendimentos (13%)
  • É no setor terciário (47%) que se encontram pessoas com maiores conhecimentos financeiros, face aos outros setores (setor primário – 13%; setor secundário – 35%);
  • Em Portugal, o grupo etário entre os 15 e 34 anos (38%) destaca-se nos resultados de literacia financeira quando comparado com as outras faixas etárias (35 a 54 anos – 27%; mais de 55 anos – 20%)
  • A população empregada (30%) apresenta mais literacia financeira face à população desempregada (22%). Dentro do campo relacionado com o trabalho, são também os trabalhadores por conta de outrem (34%) que possuem um maior número de conhecimentos em comparação com os trabalhadores por conta própria (22%)
  • São também os portugueses com créditos (30%) que possuem mais conhecimentos financeiros face a quem não possui nenhum empréstimo (26%)
  • Os portugueses com poupanças (38%) possuem também um maior número de conhecimentos face a quem não tem qualquer tipo de poupanças (22%).

Literacia Financeira: Onde Erram os Portugueses?

Frederico Moura Martins

Sobre Frederico Moura Martins

Formado em Ciências da Comunicação e especializado em Ciência Política, o Frederico iniciou o seu percurso profissional em jornalismo e, posteriormente, em produção de conteúdos digitais. Procura aplicar a sua paixão por contar histórias na desmistificação da complexidade dos produtos e serviços financeiros para ajudar os portugueses a poupar e a tomar decisões informadas e conscientes nos diferentes âmbitos das suas Finanças Pessoais.