Locais para Levar a Família no Fim-de-Semana

|Posted by | LifeStyle, Todos os Artigos
Tags: , , , , , , ,
Está a pensar em ir passar o fim-de-semana fora com os seus filhos? A ideia é criar boas memórias para os mais novos, certo?

Está a pensar em ir passar o fim de semana fora com os seus filhos? A ideia é criar boas memórias para os mais novos, certo? Nesse sentido, existem diversos destinos em Portugal que pode escolher, seja qual for o tipo de atividade ou local a visitar que tenha em mente. O nosso país tem sítios muito interessantes para visitar e levar as crianças e, no que toca à variedade, não terá com o que se preocupar.

O calor que se faz sentir em pleno verão coloca as atividades ao ar livre no primeiro lugar da lista de programas a fazer com a família. Parques para os amantes da natureza, ou os mais de 300 castelos, fortes e fortalezas em Portugal são algumas das sugestões que lhe deixamos. O resto fica ao seu critério.

Caso prefira um retiro na neve, veja como conseguir umas férias low cost.

Terras do Sado

A primeira opção que sugerimos é o Badoca Park. Perto de Santiago do Cacém e Sines, Alentejo, pode passar um dia em família em contato com todos os animais que o parque alberga, ao mesmo tempo que os mais pequenos são sensibilizados pelo respeito pela natureza e conservação das várias espécies. A observação das aves e os diferentes safaris são algumas das atividades que o parque oferece para toda a família. Se pensar em ficar nas redondezas, na zona existem múltiplas praias e sítios para ficar onde pode passar bons momentos em família, de Comporta a Sines.

Saiba Como Deve um Chefe de Família Organizar o seu Orçamento

Não muito longe do Badoca Park vivem os roazes corvineiros, a espécie de golfinhos residente do estuário do Sado. Se nunca descobriu a beleza que esta baía, situada entre Setúbal, a serra da Arrábida e a península de Tróia tem para oferecer, aproveite o fim de semana prolongado para a mostrar aos pequenotes. Existem inúmeras empresas que fazem passeios de barco para observação dos golfinhos, pelo que não será difícil arranjar um programa em cheio para toda a família! A gastronomia local, a Serra da Arrábida e as várias praias que a baía possui são mais que razões suficientes para passar um ótimo fim de semana em terras sadinas.

Costa Vicentina

Se a sua família é fã da natureza e o encontro entre a costa e o mar o fascinam, dê um passeio até à Costa Vicentina, verá que não se vai arrepender. Esta zona, da qual faz parte o Parque Natural do Sudoeste Alentejano, percorre o litoral por uma extensão de 110 km entre S. Torpes e Burgau. As praias, a diversidade da fauna e flora ou a gastronomia são algumas das razões que o farão ficar fã desta zona. Pode, ainda, fazer surf, mergulho e outras tantas atividades relacionadas com o mar! Aproveite o fim de semana em família para recarregar baterias na presença de um ambiente favorável ao bem estar.

Arredores de Évora

A próxima sugestão situa-se ligeiramente mais acima no mapa de Portugal, mais precisamente em Mora. O Fluviário da vila, que pertence ao distrito de Évora, é o maior aquário de água doce da Europa, onde tanto miúdos como graúdos ficam a perceber a diversidade da flora e fauna, assim como conhecer o risco que esta biodiversidade corre nos dias de hoje. O espaço, que inclui atividades e um parque para os mais novos, pode ser visitado mesmo que chova. Por isso, se o tempo não estiver a ajudar no fim de semana, não se acanhe!

Veja também: Dicas Para Umas Férias Em Conta

A cerca de meia hora do Fluviário está o Monte Selvagem, um parque que reúne várias espécies de plantas e animais selvagens, tais como cangurus, lamas, tartarugas, macacos, répteis, javalis e muito mais. Os animais de maior porte, como as zebras, emas ou avestruzes são vistos através de um trator, que faz viagens guiadas dentro do parque. Os seus filhos vão com certeza adorar as muitas atividades que o espaço contém, desde o trampolim gigantesco, às casas nas árvores, escorregas, baloiços, casinhas de índios, enfim, tudo para os pequenos gastarem a sua aparente infindável energia. Se ainda tiver tempo, visite algumas cidades com diversidade histórica e gastronómica, como Elvas ou Portalegre.

Sintra

Considerada Património da Humanidade pela UNESCO, Sintra é um daqueles locais quase obrigatórios para ir com a família, sendo que o que não vai faltar são monumentos e zonas verdes para ver. Para começar bem o dia, tome o pequeno-almoço com os mais pequenos no centro histórico, aproveitando para provar as famosas queijadas ou os travesseiros. Logo na praça principal, pode visitar o Palácio Nacional de Sintra, com as suas duas chaminés cónicas características, datado dos finais do século XIV, onde ficaram vários reis da História de Portugal.

Aproveite para passear pelas ruelas estreitas e lojas de produtos regionais, seguindo para o Palácio e Quinta da Regaleira. O monumento existe desde o século XIX. Se a pequenada já estiver cansada, descanse e faça um piquenique no Parque dos Castanheiros. Por fim, é imperativo passar pelo Palácio da Pena e Castelo dos Mouros, um testemunho da presença islâmica na região, construído entre os séculos VIII e IX.

Fique a conhecer 5 Dicas Financeiras para Criar os seus Filhos

Óbidos, Nazaré e Tomar

E que tal visitar a Lagoa de Óbidos e almoçar um bom peixe na Nazaré, à beira-mar, a cerca de meia hora de distância, são outras sugestões que deixamos.

Igualmente a cerca de meia hora, e para os seus filhos aprenderem um pouco de História, que também é importante, passe pelo Mosteiro da Batalha, Património da Humanidade que constitui um marco na História de Portugal: a vitória de Aljubarrota sobre Espanha em 1385.

Para finalizar esta pequena road trip, pode continuar a mostrar à família o “coração de Portugal” ao visitar Tomar, cidade intimamente ligada à Ordem dos Templários e à História do Ocidente. Prova disso é o Convento dos Cavaleiros de Cristo e o Castelo Templário, ambos Patrimónios da Humanidade.

Coimbra

Situado em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos é desde 1940 um parque lúdico e pedagógico destinado essencialmente aos mais novos que, através da réplica de imensos monumentos transformados à escala, aprendem de uma forma divertida a História de Portugal e a arquitetura de casas de norte a sul, assim como a expressão portuguesa nos PALOP’s e no Brasil. Esta é uma boa alternativa se estiver a pensar em passar o fim de semana no centro do país. Em Coimbra pode ainda visitar o centro histórico, incluindo a Universidade, a mais antiga do país. Por outras palavras, atividades não vão faltar, a si e à sua família!

Conheça 3 Lições Financeiras Fundamentais para os seus Filhos

Um pouco mais acima fica Seia, uma cidade do distrito da Guarda onde pode passar um fim de semana de qualidade em família. O Museu do Brinquedo, como o nome indica, tem expostos 8000 brinquedos de Portugal e do mundo, do passado ao presente, servindo para mostrar os mais novos como se brincava quando não havia computadores ou videojogos… Ali perto, pode também mostrar aos seus filhos várias vertentes do património do pão português: etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística. No final da visita ao Museu do Pão, os pequenos podem ainda preparar o seu pão, ficando a saber de uma maneira divertida como é o processo.

Para completar o fim de semana, pode sempre visitar a serra da Estrela (não deixa de ser o ponto mais alto de Portugal continental só porque não tem neve nesta altura do ano), a cerca de meia hora de Seia, assim como as praias fluviais da zona. Não se preocupe com a dormida, pois o que não falta são casas de turismo de habitação e rural para alugar. Tudo para um fim de semana em cheio com a família!

Serra do Gerês

O último local que sugerimos (lembre-se que são apenas algumas sugestões, tendo em conta o que o país tem para oferecer) é o Parque Nacional da Peneda-Gerês, no extremo noroeste de Portugal, entre o Alto Minho e Trás-os-Montes, sendo a única área protegida portuguesa classificada como Parque Nacional. Nesta serra, desfrute de uma paisagem única, desde os tons verdes da vegetação ao azul das ribeiras que se precipitam em cascatas, que por sua vez originam algumas albufeiras. Se tiver sorte, conseguirá vislumbrar um corço ou mesmo o lobo ibérico. Aproveite para visitar as pequenas aldeias circundantes, os seus tradicionais costumes e provar a sua gastronomia.

Ilha de Tavira e arredores

O último local que sugerimos (lembre-se que são apenas algumas sugestões, tendo em conta o que o país tem para oferecer) é o Algarve. Conhecido principalmente pelas inúmeras praias e temperaturas convidativas, é um sítio convidativo para passar um fim-de-semana entre mergulhos com os filhos. Pode passar a manhã na praia da ilha de Tavira, almoçar na marina de Vilamoura e passar o resto da tarde num parque aquático.

Leia também: Estarão os seus Filhos Preparados para Usar um Cartão de Crédito?

Levar os seus filhos e família a passar um fim de semana fora é uma despesa que vale a pena ter. Como se costuma dizer, é melhor oferecer aos mais pequenos experiências das quais não se vão esquecer do que coisas materiais. Por isso, elabore os seus planos o quanto antes e ofereça à sua família uma experiência de fim de semana inesquecível! Para tal, veja abaixo alguns dos cartões de crédito com descontos em hoteís mais utilizados em Portugal:

Pestana Hotels & Resorts Pousadas de Portugal Hotéis Tivoli Vila Galé
Millennium bcp Blue American Express 15% 15% 20%
Barclaycard Classic 15% 15% 10%
Unibanco Clássico 10% 10% 10% 10%

Também tem em vigor a campanha Cartão Light 2015 do Santander Totta, de 1 de Junho a 31 de Agosto de 2015 em que, por cada 500€ em compras e/ou levantamentos a crédito efetuados com o seu Cartão Light, recebe 25€ em vales para utilizar em qualquer um dos Hotéis Vila Galé existentes em Portugal.

Se ficou com vontade de começar a aproveitar os benefícios de um cartão de crédito com descontos, utilize a nossa tabela de comparação e procure o melhor cartão para si!

Frederico Moura Martins

Sobre Frederico Moura Martins

Formado em Ciências da Comunicação e especializado em Ciência Política, o Frederico iniciou o seu percurso profissional em jornalismo e, posteriormente, em produção de conteúdos digitais. Procura aplicar a sua paixão por contar histórias na desmistificação da complexidade dos produtos e serviços financeiros para ajudar os portugueses a poupar e a tomar decisões informadas e conscientes nos diferentes âmbitos das suas Finanças Pessoais.