12 Cartões de crédito com cashback para 2018

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Cartões de crédito com Cashback

O mundo dos cartões de crédito é mais infindável do que parece. Entre os pontos, os descontos e as milhas aéreas de que atualmente tanto se fala, ainda existe uma característica de alguns cartões que apela a uma boa administração da conta bancária e que até permite aumentar o valor das poupanças: o cashback. Quando bem gerida, esta pode ser uma das maiores vantagens dos cartões de crédito, especialmente para quem utiliza este meio de pagamento regularmente. Indicamos-lhe os 12 melhores cartões de crédito com cashback para 2018.

Como funcionam?

Os cartões de crédito com cashback possibilitam que o consumidor veja devolvida, na sua conta, uma percentagem pré-definida do valor dos seus gastos. Esta quantia pode ser depois convertida em compras em supermercados, restaurantes, postos de abastecimento de combustível e hotéis.

Contrariamente ao que acontece com o sistema de pontos, de descontos ou com os programas de milhas aéreas, o cashback acaba por ser uma alternativa mais versátil e abrangente, uma vez que pode ser gasto livremente em diversos produtos ou estabelecimentos comerciais, como qualquer consumidor faria normalmente com o saldo da sua conta à ordem.

A oferta existente no mercado

Regra geral, os cartões de crédito com esta vantagem oferecem taxas de cashback entre 1% e 3%, existindo ainda a possibilidade de beneficiarem de anuidades grátis.

Salvo algumas exceções, geralmente o montante de cashback acumulado ao final de um ano calcula-se através da seguinte fórmula:

Montante de cashback acumulado:

(Montante total de gastos por mês) x (12 meses) x taxa de cashback = Reembolso na conta

Em termos práticos, tome-se o exemplo da Diana, uma jovem de 31 anos adepta das novas tecnologias e para quem poupar ao máximo nas suas compras é essencial. Adquiriu recentemente um cartão de crédito com 3% de cashback, o que significa que, no mês a seguir à compra do último modelo inovador de smartphone do mercado, ela recebeu 3% do montante que gastou na sua conta. Assumindo que o telemóvel custou 610 euros, então o valor de retorno do cashback foi de 18,30 euros, o que já lhe deu para comprar uma capa protetora para o seu equipamento.

Para se ter uma noção mais alargada do volume acumulado, se se tiver em conta que a família Salgueiro gasta em média 300 euros por mês nas suas compras no supermercado, gera-se um reembolso de 108 euros ao final de um ano, valor que depois aproveitam para poupar nos seus gastos com as prendas de Natal.

Porém, se o valor de cashback for inferior, são necessárias muitas mais compras. Tomando como exemplo um cartão de crédito com um cashback de 2%, neste caso já seriam precisos gastos na ordem dos 10 mil euros por ano para se receberem 200 euros de retorno.

Ao todo, no mercado, e conforme se pode observar na tabela abaixo, existem 12 opções de cartões de crédito que oferecem este benefício do cashback, quatro destes associados a retalhistas (FNAC, Decathlon, Media Markt e Rádio Popular), um do Grupo Salvador Caetano (Caetano Retail) e os restantes de algumas das maiores instituições financeiras em Portugal (Cofidis, BPI, Caixa Geral de Depósitos, Santander Totta e Cetelem).

Em termos da percentagem de cashback atribuída, o valor máximo que se pode encontrar no mercado é de 3%, pertencendo ao cartão Cetelem Black, ao passo que o mínimo é de 1%, como oferece o cartão da Cofidis, o cartão de crédito FNAC, o Mundo 123, o da Decathlon e o da Media Markt.

Cartões de crédito com cashback
Cartão Anuidade Cashback Máximo anual Receção de cashback TAEG(1) Comissões Seguros incluídos
Cartão de crédito Cofidis 0€ 1% 100€ Em cartão 16,1% Isento – Roubo/utilização fraudulenta do cartão
– Proteção de compras
– Proteção de objetos
– Roubo de dinheiro em ATM
– Garantia de melhor preço (best price)
– Compras online (safe online)
– Plano de Saúde
Cartão de crédito Cofidis (+ por 1€) 12€ 2% 200€ Em cartão 16,1% Isento – Roubo/utilização fraudulenta do cartão
– Proteção de compras
– Proteção de objetos
– Roubo de dinheiro em ATM
– Garantia de melhor preço (best price)
– Compras online (safe online)
– Plano de Saúde (com cobertura de medicina dentária)
BPI Prémio 14€ 2% 36.000€ Em cartão 14,5% Taxa gasolineira = 0,50€ Roubo/utilização fraudulenta do cartão
Cartão de Crédito Leve (CGD) 25€ 1,5% 900€ Em voucher 16,1% Taxa gasolineira = 0,50€ Gastos abusivos
Visabeira Exclusive (CGD) 60€ 1,5% 1.000€ Em voucher 16,1% Taxa gasolineira = 0,50€ Gastos abusivos
Cetelem Black 0€ 3% 100€ Em cartão 16,1% Taxa gasolineira = 0,50€ – Internamento hospitalar
. Roubo/utilização fraudulenta do cartão
– Proteção de compras
– Proteção de objetos
– Roubo de dinheiro em ATM
– Compras online (safe online)
Cartão de Crédito FNAC 0€ 1% 160€ Em pontos 16,1% Taxa gasolineira = 0,50€ Não aplicável
Cartão Mundo 123 (Santander) 0€ 1% 18.000€ Em cartão 12,8% Custo de inatividade = 2€ -Acidentes pessoais em viagem
– Assistência em viagem
– Assistência ao veículo e seus ocupantes
– Assistência médica no estrangeiro
– Proteção jurídica automóvel no estrangeiro
– Roubo/utilização fraudulenta do cartão
– Responsabilidade civil
– Roubo de dinheiro em ATM
Caetano Retail (Cetelem) 0€ 1,5% 160€ Em cartão 16,1% Isento Não aplicável
Caetano Decathlon (Cetelem) 0€ 1% 160€ Em cartão 16,1% Taxa gasolineira = 0,50€ Não aplicável
Caetano Media Markt (Cetelem) 0€ 1% 160€ Em cartão 16,1% Taxa gasolineira = 0,50€ Não aplicável
Caetano Rádio Popular (Cetelem) 0€ 3% 160€ Em cartão 16,1% Taxa gasolineira = 0,50€ Não aplicável
  • (1)TAEG apresentadas à data de 26 de dezembro de 2017.

Cartões de crédito com cashback: como escolher a melhor alternativa?

Para além da percentagem destinada ao cashback, na escolha da melhor solução é fundamental ter em conta também a anuidade e a taxa de juro – que será a TAEG – enquanto fatores de comparação. Pese embora a importância da percentagem de cashback, contraponha sempre os custos e os benefícios.

No âmbito das vantagens, por exemplo, entram os seguros que alguns cartões incluem – assistência em viagem, assistência médica, proteção contra fraudes, entre outras coberturas -, ao passo que os custos também devem entrar na equação – nomeadamente o valor da anuidade, eventuais comissões, etc. –, porque pode não compensar ter um cartão com uma grande percentagem de cashback se os encargos que se tem com o mesmo forem muito elevados.

Tenha ainda atenção aos limites de cashback que são impostos pelos cartões, uma vez que existem alguns que apenas oferecem o reembolso em compras superiores a determinado montante. Como tal, é mais aconselhável utilizar este tipo de cartão nas compras mais caras de forma a maximizar o montante devolvido no mês seguinte.

Cabe ainda salientar que alguns cartões de crédito com cashback obrigam a que o consumidor já seja cliente do banco em questão. Aproveite a oportunidade para avaliar se é cliente da instituição financeira que oferece mais vantagens para o seu estilo de vida em específico.

Se for para usufruir de mais do que uma conta à ordem para transações simples (tais como transferências e levantamentos), vale a pena pesquisar alternativas e avaliar também os benefícios dos cartões de crédito. Analisar todos os serviços em conjunto pode fazer muita diferença na sua carteira.

As opções de cashback associadas aos cartões são uma forma de as instituições financeiras premiarem os seus clientes por utilizarem os seus serviços, o que naturalmente os incentiva a gerirem melhor os seus gastos, uma vez que podem recuperar parte da despesa.

Quando utilizado de uma forma racional, com todas as prestações em dia, trata-se, sem dúvida, de uma melhor opção relativamente a um cartão que não possua este benefício, visto permitir poupar ao mesmo tempo que se usufrui do mesmo.

Compensa particularmente para compras elevadas porque o montante que se recebe de volta acaba por compensar os encargos com anuidades e afins. Portanto, para o consumidor é uma questão de fazer as contas, comparando e escolhendo a solução que mais se adapta ao seu perfil.

Nair Dos Santos

Sobre Nair Dos Santos

Especializada em Economia Internacional, a Nair iniciou o seu percurso profissional em Marketing Institucional. Alia a sua criatividade ao universo financeiro com o objetivo de ajudar os portugueses a melhorar a sua literacia financeira e contribuir para o desenvolvimento de uma economia sustentável.