Nem só o preço dita se está a poupar nas telecomunicações. Será que o que paga é o que realmente usa? Vale a pena juntar todos os serviços num só pacote? A fidelização compensa? Clarificamos estes quebra-cabeças e damos o pontapé de saída para poupar na sua fatura mensal sem abdicar de nada, numa altura em que as emoções do Mundial 2022 estão ao rubro.
1. Contrate só o que precisa
Faça uma lista com os serviços que realmente precisa, para poder escolher o pacote de telecomunicações ajustado às suas necessidades. É comum que as operadoras proponham, por um aumento de apenas alguns euros, vantagens adicionais que não precisa e que não vai usufruir. Assim, se as suas necessidades estiverem bem clarificadas para si, evitará cair na tentação de aproveitar um “bom negócio” que, apesar de o ser em teoria, não se aplica a si.
Além disso, poderá pensar fora dos pacotes já definidos e personalizar um conjunto de serviços que reúnam especificamente o que precisa. Algumas operadoras permitem escolher o que quer adicionar ao seu contrato de telecomunicações, numa combinação personalizada de internet, televisão, telefone, telemóvel, streaming, entre outros. Desta forma, vai contratar só o que precisa, e não vai pagar por serviços que não usa, o que representa uma boa poupança na fatura de telecomunicações.
2. Defina se a fidelização é um fator decisivo para si
As operadoras tendem a oferecer mais vantagens a clientes que permaneçam durante mais tempo, pelo que os consumidores serão sempre confrontados com a questão da fidelização.
A ideia de ficar “preso” a um contrato durante 1 ou 2 anos pode parecer pouco convidativa, mas, em troca, poderá beneficiar de uma mensalidade mais baixa, além de não pagar os custos associados à instalação e ativação do serviço. Durante o período de fidelização, não vai poder mudar de serviços ou, se o fizer, terá uma penalização associada por incumprimento contratual, cujo valor pode ser elevado.
Assim, se não se importar de ficar obrigado a uma operadora durante um período considerável, e se o seu objetivo é pagar menos todos os meses, a fidelização é, em regra, uma boa opção.
3. Esteja a par das ofertas e promoções
Quase todas as operadoras oferecem condições especiais no momento de adesão, como a oferta da primeira mensalidade, oferta da Box, ou acesso gratuito a canais premium durante um determinado período. Assim, fique de olho no tipo de promoções que cada uma disponibiliza e prefira uma que seja adequada às suas necessidades e preferências.
Contudo, é importante não perder de vista que estas ofertas são circunscritas no tempo e que, muitas vezes, incluem serviços adicionais que, se não forem cancelados após o período gratuito, começam a ser cobrados na sua fatura mensal.
Assim, saiba quando terminam os descontos e promoções, e contacte a sua operadora para cancelar os serviços adicionais que não vai usar. Caso contrário, a sua mensalidade irá aumentar e pode ficar a pagar tanto ou mais do que anteriormente.
4. Ajuste o tarifário à sua utilização
Se contratou um serviço com plafonds mínimos, de forma a aproveitar o preço mais baixo, e dá consigo a ultrapassar constantemente os limites todos os meses e a pagar pelo consumo adicional, é hora de mudar para um tarifário mais ajustado. Ainda que um tarifário com maior plafond seja mais caro, feitas as contas é mais vantajoso do que pagar todos os meses um valor mais elevado por ultrapassar o limite.
Também poderá confirmar se obterá maior poupança juntando todos os serviços na mesma fatura ou, por outro lado, distribuindo os diferentes serviços por várias operadoras. Em regra, é mais vantajoso associar todos os serviços que precisa numa só operadora, além de que só precisa de se preocupar em pagar uma fatura por mês.
5. Negocie com a sua operadora atual
Negociar com a operadora de telecomunicações pode ser desafiante, mas é possível. A melhor altura para fazer isso é quando se aproxima o fim do período de fidelização, quando as operadoras têm uma maior preocupação em manter o cliente.
Dado que é mais caro angariar um cliente novo do que manter um cliente já existente, as operadoras têm, geralmente, alguma margem de manobra para ajustar as condições às necessidades do cliente, sobretudo se o seu tempo de permanência já for longo.
Assim, esta é a oportunidade perfeita para rever e expor o que precisa, especialmente se encontrar um tarifário equivalente, mas mais acessível na concorrência. Dando a conhecer este aspeto à sua operadora atual, é possível que consiga uma solução equiparada, ou ainda melhor.
6. Simule antes de contratar
É importante comparar preços e ofertas das diferentes operadoras. O mercado está em constante mudança e as marcas fazem esforços permanentes para conseguir as melhores condições, com o objetivo de atrair mais clientes. Por isso, nem sempre é vantajoso continuar na mesma operadora ou no mesmo pacote.
Assim, compare não só os preços, mas também os serviços, para ter a certeza que paga apenas pelo que precisa e usa. Mas como fazer isso se as operadoras apresentam informações dispersas em vários sites?
Utilizando o nosso simulador gratuito que agrega todas as ofertas das operadoras com base no seu perfil. Trata-se de um serviço independente, pelo que a informação que vai encontrar será sempre a mais adequada às suas necessidades.
Com estas dicas para poupar nas telecomunicações como um campeão, dentro do espírito do Mundial 2022, está dada a partida para o campeonato da poupança. Quando poupar está em jogo, a bola está do lado do consumidor.
Antes de tomar qualquer decisão final, pesquise, compare e pondere, sem pressa – novas e melhores ofertas podem estar à sua espera.