Consoante dados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest, apurados em março de 2018, 79,6% dos lares portugueses atualmente possui serviços de telecomunicações em pacote. A mesma análise confirma que a subscrição destes serviços em pacote nos lares nacionais aumentou quase duas vezes e meia em oito anos. Sabe quais as diferenças entre pacotes 3P, 4P e 5P? Fique a conhecer as distinções, bem como as ofertas das principais operadoras, disponíveis atualmente no mercado.
No terceiro trimestre de 2017, segundo o relatório “Pacotes de serviços de comunicações eletrónicas” da ANACOM, 9 em cada 10 famílias portuguesas tinham um pacote de telecomunicações.
Comparativamente ao mesmo período do ano anterior, trata-se de um aumento de 7,4%, ou seja, um acréscimo de 82 mil subscritores. São mais 46 mil subscritores de pacotes 5P e mais 28 mil nos pacotes 3P, estando o restante dividido pelos outros pacotes.
Se pensa mudar de operadora, é importante, antes de mais, comparar todas as ofertas. Só percebendo quais as suas necessidades e conhecendo todo o mercado é que será capaz de escolher o pacote de telecomunicações certo para si. Deste modo, não pagará demasiado mensalmente nem terá necessidade de requerer serviços extra porque os seus não foram suficientes até ao final do mês.
Quais as diferenças entre pacotes 3P, 4P e 5P?
O que distingue os pacotes de telecomunicações é o número de serviços que estão incluídos, tornando-se fácil de perceber as diferenças.
Assim, os pacotes 3P (triple-play) englobam três serviços, que normalmente são os de televisão, telefone e Internet fixa. No entanto, atualmente já existem variações de pacotes, por exemplo, com televisão, Internet fixa e telemóvel.
Depois existem os pacotes 4P (quadruple-play), que abrangem quatro serviços: televisão, Internet fixa, telefone e telemóvel.
Por fim, há os pacotes 5P (quintuple-play). Estes englobam os cinco serviços disponíveis nos dias de hoje no mercado das telecomunicações: televisão, Internet fixa, telefone fixo, telemóvel e Internet móvel.
Os diferentes pacotes foram criados para ir ao encontro das necessidades dos vários clientes. Logo, os clientes que necessitam dos cinco serviços devem considerar um pacote 5P. Já os que precisem de dois ou mais serviços devem contratar um dos outros pacotes de telecomunicações disponibilizados pelas operadoras.
Muitos portugueses detêm pacotes de telecomunicações que não são os mais indicados para si. Ou têm contratado um pacote com mais serviços do que os que realmente utilizam ou precisam de contratar serviços extra para complementar o pacote (por exemplo, solicitar mais dados móveis para o telemóvel) quase todos os meses. Deste modo, estes clientes pagam um valor mais elevado na sua fatura mensal apenas por não compararem e escolherem o pacote mais indicado para as suas necessidades.
Conheça, então, as ofertas das operadoras de telecomunicações para pacotes 3P, 4P e 5P. As soluções de seguida apresentadas são pacotes base de cada uma das tipologias, com um período de fidelização de 24 meses e com a tecnologia de fibra ótica.
Soluções de pacotes 3P
Os pacotes 3P são dos mais solicitados pelos portugueses, uma vez que apresentam mensalidades muito competitivas. De entre as ofertas das operadoras, os valores são diversos e as diferenças podem chegar aos 170 euros anuais.
Operadora | MEO | NOS | NOWO | Vodafone | |
---|---|---|---|---|---|
Pacote | Total 200 | NOS 3 | Pacote 3P | TV Net Voz | |
Televisão | Nº canais | 200 | 177 | 140 | 145 |
Internet fixa | Download | 200 Mbps | 200 Mbps | 250 Mbps | 100 Mbps |
Upload | 100 Mbps | 20 Mbps | 15 Mbps | 100 Mbps | |
Telefone | Chamadas nacionais | Ilimitadas | Ilimitadas | 9.000 minutos | 3.000 minutos |
Chamadas internacionais | 1.000 minutos (50 países) | 1.000 minutos (50 países) | 1.000 minutos (50 países) | 1.000 minutos (31 países) | |
Mensalidade (com aluguer da box mais barata) | 45,99€ | 44,99€ | 31,99€ | 34,40€ |
Nos pacotes base 3P destacam-se os 200 canais de televisão da MEO e a velocidade de download da NOWO. As diferenças em termos de valores mensais são notórias: 14 euros por mês de disparidade entre o pacote mais caro e o mais acessível.
No entanto, não deverá atentar apenas no preço mensal, mas sim nas características dos serviços, para que perceba se é exatamente o pacote mais direcionado para as suas necessidades.
Quais as ofertas de pacotes 4P?
Estes pacotes reúnem também o serviço de telemóvel. Esta poderá ser uma mais-valia para os portugueses que fazem muitas comunicações através do telemóvel, mas que também utilizem dados móveis.
Operadora | MEO | NOS | NOWO | Vodafone | |
---|---|---|---|---|---|
Pacote | M4O | NOS 4 | Pacote 4P | TV Net Voz + Móvel | |
Televisão | Nº canais | 200 | 177 | 140 | 180 |
Internet fixa | Download | 100 Mbps | 100 Mbps | 250 Mbps | 100 Mbps |
Upload | 100 Mbps | 10 Mbps | 15 Mbps | 100 Mbps | |
Telefone | Chamadas nacionais | Ilimitadas | Ilimitadas | 9.000 minutos | 3.000 minutos |
Chamadas internacionais | 1.000 minutos (50 países) | 1.000 minutos (50 países) | 1.000 minutos (50 países) | 1.000 minutos (31 países) | |
Telemóvel | Chamadas | 2.000 minutos | 3.500 minutos | 500 minutos ou SMS | 7.000 minutos/SMS |
SMS | 2.000 SMS | 3.500 SMS/MMS | |||
Dados móveis | 500 MB | 500 MB | 250 MB | 500 MB | |
Mensalidade (com aluguer da box mais barata) | 57,99€ | 56,99€ | 36,99€ | 56,90€ |
As diferenças de preço são mais evidentes nos pacotes 4P, chegando aos 21 euros. No entanto, o pacote com a mensalidade mais competitiva é também o que detém serviços com características mais reduzidas: os 36,99 euros mensais da NOWO apenas oferecem 500 minutos ou SMS no telemóvel, enquanto que a NOS oferece 3.500 minutos e 3.500 SMS. Também os dados móveis no telemóvel possuem metade dos megabytes quando comparados com a oferta das restantes operadoras.
Pacotes 5P: quais os valores mensais?
Por fim, os pacotes 5P são os mais completos do mercado. Nestes não estão incluídos a oferta da operadora NOWO, uma vez que esta não disponibiliza o serviço de Internet móvel.
Operadora | MEO | NOS | Vodafone | |
---|---|---|---|---|
Pacote | M5O Start | NOS 5 | TV Net Voz + Móvel + Internet Móvel | |
Televisão | Nº canais | 200 | 177 | 180 |
Internet fixa | Download | 200 Mbps | 200 Mbps | 200 Mbps |
Upload | 100 Mbps | 20 Mbps | 100 Mbps | |
Telefone | Chamadas nacionais | Ilimitadas | Ilimitadas | 3.000 minutos |
Chamadas internacionais | 1.000 minutos (50 países) | 1.000 minutos (50 países) | 1.000 minutos (31 países) | |
Telemóvel | Chamadas | 2.000 minutos | 3.500 minutos | 7.000 minutos/SMS |
SMS | 2.000 SMS | 3.500 SMS/MMS | ||
Dados móveis | 3 GB | 3 GB | 3 GB | |
Internet móvel | 7 GB | 7 GB | 7 GB | |
Mensalidade (com aluguer da box mais barata) | 72,49€ | 72,50€ | 72,90€ |
Neste caso, as três operadoras – MEO, NOS e Vodafone – têm valores mensais muito semelhantes, diferenciando-se apenas por 50 cêntimos no máximo. Assim, se pensa adquirir um pacote 5P, terá de ter maior atenção às ofertas extra das operadoras e não tanto olhar ao valor da mensalidade.
Para escolher acertadamente, olhe para os pormenores
Existem outros aspetos a considerar para escolher entre os pacotes 3P, 4P e 5P, para além do preço a pagar no fim do mês. As características podem não ser suficientes para colmatar as suas necessidades, pelo que tem de ter atenção ao número de canais ou minutos, bem como à velocidade de Internet escolhida.
Para além disso, como afirma Sérgio Pereira, diretor-geral do ComparaJá.pt, “é importante que os portugueses procurem conhecer todas as informações presentes nos seus contratos de telecomunicações, pois podem estar, ou não, incluídos os custos adicionais nos valores publicitados pelas operadoras, sem os quais os consumidores não conseguem desfrutar em pleno dos serviços que contrataram” – é o caso do aluguer do equipamento de telefone fixo ou da box, que podem aumentar em alguns euros o valor da mensalidade.