12 Dicas para poupar bateria no telemóvel

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Desesperas por nunca ter bateria no telemóvel quando mais precisas? Reunimos as 12 melhores dicas para conseguires poupar bateria de forma fácil e eficaz.

Tens de andar sempre com o carregador do teu telemóvel atrás porque a bateria não dura nem um dia? Está na altura fazeres pequenas alterações no teu telemóvel para conseguires poupar bateria. Descobre estas 12 dicas, de fácil implementação, que reunimos para ti.

1. Escolher uma imagem de fundo escura para poupar bateria

A iluminação do visor do teu telemóvel consome muita energia, pelo que o ideal será optares por uma imagem de fundo que implique pouca luminosidade. Para tal, basta alterares para uma mais escura nas definições do teu smartphone.

Poderás ainda fazer o download de uma imagem de fundo que preze a poupança de bateria através da Play Store ou da Apple Store.

2. Desativar funções especiais

Alguns smartphones têm funções especiais que ajudam o consumidor na utilização do dispositivo. Disto é exemplo a “suspensão inteligente” – que utiliza a câmara frontal para manter o ecrã ligado enquanto o utilizador está a olhar para o mesmo – ou a possibilidade de tocar duas vezes no visor para desbloqueares o dispositivo.

Estas funcionalidades especiais não ajudam a poupar bateria, pelo que o ideal será desativá-las. Por um lado, perdes essa facilidade de utilização, mas, por outro, consegues prolongar a bateria do teu telemóvel.

3. Manter o telemóvel longe do calor

Certamente já reparaste no quão quente fica o teu telemóvel por estar em contacto direto com o sol. A verdade é que temperaturas muito elevadas podem deixar alguns processos no telemóvel mais lentos e fazer com que estes, consequentemente, consumam muito mais energia. Sugerimos, então, que tentes sempre deixar o teu smartphone à sombra, evitando o contacto com o sol.

4. Desativar a sincronização automática de dados

Em termos gerais, a sincronização automática permite-te receber, em tempo real e assim que ligado à Internet, notificações relativamente a uma app. Isto acontece, por exemplo, com o teu email (mal te conectas a uma rede, aparecem as tuas notificações).

Porém, a sincronização automática de dados pode levar a um consumo mais elevado de bateria, pelo que desativares esta funcionalidade (nem que seja apenas para algumas aplicações) poderá ser uma opção viável. Se, porventura, optares por desativar, nota que, no futuro, para poderes sincronizar uma determinada aplicação terás de abri-la.

Dica para poupares dados móveis:

Define a atualização de apps apenas com ligação por Wi-Fi à Internet. Desta forma, para atualizares as apps do teu telemóvel deves ir à Play Store ou à Apple Store, na secção das tuas aplicações, e selecionares a opção de atualizar todas as apps.

Embora esta não seja uma dica de poupança de energia, sugerimos que, para evitares despesas avultadas na tua fatura e se não pretenderes esperar para ter acesso a uma rede Wi-Fi para realizar atualizações, opta por um pacote de telecomunicações com uma elevada quantidade de dados móveis no teu telemóvel.

5. Reduzir o brilho e o tempo de iluminação do ecrã

Existem duas outras dicas que condensámos numa só para poupares bateria no telemóvel e que estão em linha com a dica número um.

Nas definições do telemóvel, basta ires à secção da bateria e diminuir o brilho do visor e ainda reduzir o tempo de iluminação do ecrã. Este último corresponde à quantidade de tempo durante o qual o ecrã ficará iluminado mesmo sem estares a utilizar o smartphone.

No entanto, não exageres. A fraca luminosidade do visor do telemóvel pode ser prejudicial à tua visão, pelo que o ideal será reduzires o brilho somente até 50%.

6. Desligar o Wi-Fi, dados móveis, Bluetooth e localização

Algumas funcionalidades do telemóvel são já consideradas essenciais para nós, utilizadores: seja o Bluetooth para conectar automaticamente ao nosso automóvel, seja a localização para podermos utilizar o GPS do smartphone.

No entanto, ao estarem sempre ligadas, estas funções não permitem poupar bateria. Ativa estas funcionalidades apenas quando as fores realmente utilizar. O mesmo se aplica às ligações Wi-Fi e dados móveis para acederes à Internet. Se não estás a usufruir da Internet, desliga as ligações para poupares bateria no teu telemóvel.

7. Desativar a vibração das notificações ou as notificações por completo

Por exemplo: se apenas verificas o teu email pessoal à noite, para quê receber notificações sempre que recebes um email? Desativa as notificações desta app, mas também de outras que não utilizas constantemente e verás que esta dica irá ajudar-te a poupar imensa bateria.

Se necessitas de ter algumas notificações ativas – como é o caso das mensagens – poderás ainda optar por desativar a vibração das mesmas.

Caso precises de poupar bateria ao máximo – por exemplo, se já estás com pouca bateria e não consegues carregar de imediato o telemóvel – podes simplesmente desativar as notificações de todas as aplicações.

8. Remover widgets e desinstalar apps que não utilizas

És daquelas pessoas que tem muitas aplicações instaladas e não usa nem metade? Sabias que, para além de tirarem espaço da memória do teu telemóvel e de o tornarem mais lento, as sucessivas atualizações, notificações e sincronizações que essas apps vão sofrer consomem muita bateria? Opta por desinstalar apps que só te enchem o telemóvel.

Dica extra:

São muitos os smartphones que vêm de fábrica com uma panóplia de aplicações instaladas que nunca utilizaste e muitas vezes nem sabes para que servem. Embora não as consigas eliminar, se fizeres o processo de desinstalação ser-te-á apresentada a opção de repores a versão de origem, que é menos pesada para o teu telemóvel.

Deves ter o mesmo pensamento para os widgets do teu telemóvel. Os widgets são atalhos das apps que poderás ter no ecrã principal do teu telemóvel, sendo os mais conhecidos os da meteorologia, do email ou de pesquisa no motor de busca predefinido.

Assim, se não dás uso aos widgets, mas estes continuam a fazer parte do ecrã principal do teu smartphone, está na altura de removê-los para conseguires poupar bateria.

9. Evitar utilizar apps que consomem muita bateria

Existem várias aplicações que consomem demasiada bateria do nosso telemóvel. Infelizmente, essas apps são regularmente utilizadas por muitos portugueses: Facebook, Instagram, Google Maps ou Waze são alguns dos exemplos.

Tenta ao máximo não utilizar estas aplicações para conseguires poupar bateria, dando-lhes uso apenas em caso de real necessidade.

Mas estas não são as únicas. As operadoras de telecomunicações já oferecem diversas apps que te permitem ver televisão no teu smartphone, como é o caso da MEO Go, App TV Vodafone, App NOWO TV ou NOS TV. Uma vez que estas, para além de bateria, consomem bastante Internet, se não dispensas estas aplicações sugerimos que procures um pacote de telecomunicações com elevada quantidade de dados móveis.

10. Fechar apps em segundo plano

Uma facilidade que os smartphones têm reside na possibilidade de deixar aplicações abertas sem que estejas efetivamente a utilizá-las – são designadas “aplicações em segundo plano”.

No entanto, muitas pessoas esquecem-se de fechar estas apps e, por isso, o desempenho do telemóvel é pior e consequentemente o consumo de energia é muito superior. Habitua-te a fechar as apps em segundo plano, pelo menos uma vez por dia, e verás a tua bateria durar mais tempo.

11. Ativar o modo de poupança de energia

Esta dica é das mais conhecidas: ativar o modo de poupança de energia. A verdade é que esta funcionalidade é-te sugerida automaticamente pelo telemóvel quando já tens pouca bateria, mas podes acioná-la sempre que quiseres, mesmo com a totalidade da bateria, especialmente se desejares poupar ao longo do dia.

12. Em caso de SOS: poupar bateria ao máximo

Esta última sugestão deve ser utilizada se estiveres mesmo quase sem bateria no teu telemóvel.

Por um lado, podes optar pelo modo de ultrapoupança de energia, que apenas permite receber chamadas, enviar mensagens e pouco mais – é como se voltasses a ter um telemóvel dos antigos, com poucas funcionalidades e sem aplicações.

Por outro, existe ainda a possibilidade de ativares o modo de voo, que reduz ao máximo o gasto de bateria do teu smartphone. Esta opção desativa todas as funcionalidades do telemóvel, pelo que deverás ativar apenas se o telemóvel estiver com muito pouca bateria.

Descobre:

Ao seguires estas dicas de fácil implementação, conseguirás prolongar o tempo de vida da tua bateria. No entanto, existem outros fatores que não ajudam, como é o caso de carregares o telemóvel aos poucos, não o deixando chegar à carga total – este processo acaba por “viciar” a bateria do telemóvel e, assim, será (quase) impossível poupares no consumo.

Por fim, se utilizas muito o smartphone sugerimos que compres um powerbank, ou seja, um carregador portátil. Deste modo, não só consegues poupar bateria como também poderás carregá-la sem preocupações.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer