Prémios de Energia 2022 | Metodologia

metodologia prémios de energia 2022

Com base no universo dos utilizadores que recorreram ao serviço de comparação de ofertas de energia do ComparaJá.pt no decorrer do ano de 2021 para obter as melhores tarifas do mercado, são distinguidas aquelas comercializadoras que, no conjunto das suas ofertas nas diferentes categorias, se destacaram de acordo com os critérios definidos na presente metodologia.

As distinções atribuídas têm carácter meramente simbólico, não expressando qualquer posição formal e/ou vinculativa por parte do ComparaJá.pt.

A participação nesta iniciativa, a qual está circunscrita a todas as comercializadoras que apresentam ofertas de energia, de gás e de dual em Portugal, não pressupõe qualquer remuneração ao ComparaJá.pt por parte das entidades consideradas para a mesma.

É importante referir que para definir os vencedores de cada categoria foram tidos em conta os preços alterados no início de 2022, oferecendo assim um caráter de atualidade e de valor temporal real a estas distinções.

No apuramento dos vencedores da primeira edição dos Prémios de Energia do ComparaJá não foram tidas em conta as tarifas de mercado regulado, sendo que foram comparadas única e exclusivamente os preços inerentes ao mercado livre.

As categorias distinguidas nesta iniciativa do ComparaJá.pt são:

  • “Comercializadora Mais Verde”
  • “Melhor Comercializadora para ofertas de Eletricidade”
  • “Melhor Comercializadora para ofertas de Gás”
  • “Melhor Comercializadora para ofertas Dual”
  • “MultiHome”

Para definir os respetivos vencedores na primeira edição dos Prémios de Energia do ComparaJá foi necessário definir perfis médios de consumo por agregado (quantidade de pessoas que habitam o imóvel) para encontrar as melhores ofertas do mercado.

Como tal, foram utilizados os dados médios dos utilizadores do ComparaJá como amostra para servir de base nas três categorias em que o preço é o fator mais relevante: melhores ofertas de eletricidade, gás e dual. No quadro apresentado em seguida pode ser possível verificar os valores médios (consumo com e sem gás) e os respetivos perfis de consumo.

tabela metodologia

“Comercializadora Mais Verde”

O vencedor deste prémio foi apurado através de uma profunda análise das rotulagens energéticas publicadas nos sites oficiais das respectivas comercializadoras de energia.

Segundo a Diretiva n.º 16/2018, de 13 de dezembro de 2018, e conforme o Regulamento de Relações Comerciais publicado pela ERSE, as comercializadoras de energia divulgam nos respetivos sites oficiais as rotulagens energéticas. Nestas rotulagens a distinção entre energias renováveis e não renováveis é realizada de forma bastante clara e específica.

Para além disso, são revelados os números (entenda-se as percentagens) dedicados a cada fonte energética, podendo assim perceber as fontes de toda a energia comercializada por cada comercializadora. É ainda importante dizer que foram tidas em contas as rotulagens energéticas mais recentes, sendo que as comercializadoras publicaram os dados referentes ao final do ano de 2021.

Porventura, foram também valorizados outros fatores igualmente relacionados com o tema da sustentabilidade, nomeadamente as restantes fontes de energia utilizadas e os painéis solares disponibilizados pela comercializadora.

Assim sendo, para a avaliação da comercializadora mais verde foram tidas em conta três ponderações distintas:

  1. Análise dos números apresentados nas respetivas rotulagens energéticas divulgadas no site de cada comercializadora.
  2. Restantes fatores relacionados com a temática da sustentabilidade, nomeadamente painéis solares e restantes fontes de energia comercializadas.

“Melhor Comercializadora de Eletricidade”, “Melhor Comercializadora de Gás” e “Melhor Comercializadora de Dual”

Para perceber qual a melhor comercializadora em determinada categoria do mercado português foi necessário encontrar a comercializadora que oferece as melhores tarifas nos mais variados perfis de consumo existentes.

Como tal, foram utilizados perfis de consumo dos dados médios dos utilizadores do ComparaJá ao longo do ano de 2021 (apresentados no início desta metodologia).

Desta feita, e para encontrar as melhores ofertas disponíveis no mercado e disponíveis a qualquer cidadão português, foi utilizado o simulador de comparação do ComparaJá, garantindo assim a total independência no apuramento dos vencedores. É também importante deixar a nota de que não foram tidas em conta as ofertas condicionais (entenda-se ofertas que com valor de desconto por se usufruir de algum desconto de parceria com a comercializadora em questão).

Assim sendo, foram analisadas as melhores tarifas que o mercado oferece para agregados de 1 a 5 pessoas mediante os valores inerentes aos perfis de consumo anteriormente descritos.

Como tal, para a avaliação das comercializadoras vencedoras destas categorias foi tido em consideração apenas um fator:

  1. Valor mais baixo a pagar mensalmente

“MultiHome”

Esta categoria é destinada ao melhor pacote existente no mercado que adiciona a tarifa de telecomunicações à tarifa de energia.

Podendo ou não resultar de uma determinada parceria entre uma operadora de telecomunicações e uma comercializadora de energia (como são os casos das parcerias entre a EDP e a NOS, entre a NOWO e a GoldEnergy ou até mesmo entre a MEO e a MEO Energia), foram avaliadas todas as ofertas do mercado que agrupem os dois serviços.

Nesta avaliação foram tidos em conta alguns fatores relevantes e importantes para os dois campos das ofertas existentes (energia e telecomunicações):

  1. Velocidade da Internet e respetivo aumento
  2. Desconto e oferta em restantes produtos/serviços
  3. Diferenciação das ofertas ditas ‘normais’ e já existentes no mercado