Os programas de milhas aéreas associados aos cartões de crédito são cada vez mais utilizados pelos consumidores que, quando devidamente informados, os utilizam para vantagem própria, como viajar grátis. Assim, analisámos a oferta existente em Portugal e fizemos as contas para demonstrar como viajar grátis através destes programas oferecidos pelas instituições bancárias para atrair quem gosta (ou necessita) de viajar.
Para a nossa análise foram traçados dois perfis diferentes: a Luísa, que faz compras inferiores a 300 euros mensais e quer ir a Itália nas férias; e o Ricardo, empresário que tem gastos na ordem dos 1.200 euros e, por razões profissionais, tem de ir regularmente ao México.
Como viajar grátis: usufrua de 2 milhas por euro gasto
Para fomentarem a competição entre eles, os bancos oferecem uma série de benefícios aos titulares dos cartões de crédito, sendo a atribuição de milhas aéreas por euro gasto com cartão muito valorizada por quem viaja com frequência.
Neste vídeo veja detalhadamente quais as vantagens associadas aos cartões de crédito com milhas aéreas, como viajar grátis, por exemplo.
Existem ofertas de adesão muito atrativas no mercado, as quais podem mesmo ascender às dezenas de milhares de milhas aéreas no momento de adesão ao produto ou, em alguns casos, ao respetivo programa de milhas. O programa de milhas TAP Victoria está, por exemplo, entre os melhores do mundo.
Na seguinte tabela estão os cartões de crédito que oferecem milhas aéreas aos titulares:
Banco | Produto | Milhas por € gasto | Oferta de adesão |
Novo Banco | NB Verde | 2 milhas | 500 milhas |
NB Gold | |||
Banco Best | Best Gold VISA e American Express | 1,5 milhas com American Express e 1 milha com VISA | 5.000 milhas |
Santander Totta | Premium Travel | 1,5 milhas | N/A |
Millennium bcp | TAP Classic | 1,25 milhas com American Express e 1 milha com VISA | 1.000 milhas |
TAP Gold | 1,5 milhas com American Express e 1 milha com VISA | 5.000 milhas | |
TAP Platinum | 2 milhas | 10.000 milhas | |
Caixa Geral de Depósitos | Miles & More Classic | 1 milha | 3.000 milhas |
Miles & More Gold | |||
Barclaycard | Barclaycard Rewards | 1 milha / ponto | 10.000 pontos para trocar por viagens, estadias, etc.
(atribuídos após 1ª compra com o cartão e através da GeoStar) |
Como pode verificar, a média em Portugal de milhas por euros gastos com cartão de crédito é de 1,5 e a validade mais praticada pelos bancos ronda os 3 anos. Ora, se uma viagem de ida e volta para o México requer 70 mil milhas aéreas e para Itália 20 mil milhas, ambas em classe económica, basta fazer as contas.
Vá a Itália por 278 euros por mês em pagamentos com cartão
Tenha em atenção que as milhas aéreas também podem ser trocadas por outras vantagens, como upgrades nos voos (por exemplo, trocar uma passagem de classe económica por outra em primeira classe), ter prioridade no check-in ou acesso aos lounges nos aeroportos.
A Luísa quer muito ir a Itália, onde nunca foi. Ora, com um cartão de crédito com milhas aéreas “standard” que ofereça 1,5 milhas por cada euro gasto, precisaria de gastar, durante a validade das milhas ganhas (3 anos), cerca de 10 mil euros.
Se divididos pelos 36 meses, a Luísa teria de gastar à volta de 278 euros mensais (3.400 euros todos os anos) em compras com o cartão que não é, convenhamos, nada do outro mundo.
Voos classe económica (ida e volta) | Milhas aéreas necessárias | Gasto mensal com cartão de crédito |
Portugal – Itália | >20.000 | >278€ |
Portugal – México | 70.000 | >1.112€ |
Por outro lado, o Ricardo, diretor financeiro numa multinacional, vai constantemente à América Latina, nomeadamente ao México, reunir com a administração. Tendo em conta que são necessárias mais do dobro das milhas aéreas para ir ao México (70 mil), o caso do Ricardo é ligeiramente diferente. Para ir ao México, teria de ter um gasto médio mensal com o cartão de crédito de aproximadamente 1.112 euros.
Agora já sabe: quando escolher um produto desta natureza, é importante ter em conta outros fatores que não apenas as milhas aéreas, tais como a anuidade do cartão ou a TAEG. Comparar as ofertas mais competitivas e procurar o produto mais adequado para as suas necessidades só irá beneficiar o consumidor: