6 melhores cartões de crédito com programa de milhas

André Pedro Especialista: André Pedro

Os programas de milhas permitem acumular milhas aéreas que podem ser trocadas por voos grátis e outros benefícios. Fica a conhecer a oferta do mercado.

Os programas de milhas aéreas associados aos cartões de crédito podem ajudar a conseguires grandes descontos na tua próxima viagem, ou mesmo voos totalmente gratuitos. Para isso, a escolha do cartão de crédito é essencial. Descobre os 6 melhores com programa de milhas.

O que é um cartão de crédito com milhas?

E se, ao fazer as compras do dia-a-dia, estivesses a contribuir para as tuas próximas férias? E se ao comprar um voo, o próximo ficasse mais barato? Estas são, em resumo, algumas das vantagens de ter um cartão de crédito com milhas, um programa de fidelização pensado pelas grandes companhias aéreas, mas que pode ter vantagens muito concretas para o orçamento da próxima viagem.

Estes cartões oferecem ao titular o direito a ofertas especiais se acumular milhas aéreas suficientes para serem utilizadas em voos. Se o teu cartão tiver esta característica, ganhas milhas aéreas por cada qualquer compra que faça com o cartão – desde combustível a eletrodomésticos, estadias ou até outros voos. Estes “pontos” podem ser trocados por passagens aéreas com desconto ou totalmente gratuitas, entre outras ofertas como upgrades ou refeições a bordo.

Quais os benefícios de um cartão de crédito com milhas?

Para que se possa tirar o máximo proveito possível de um cartão de crédito, é necessário que o mesmo seja direcionado para as necessidades de cada consumidor específico. Uma pessoa que faz muitas compras regularmente deve verificar se o seu cartão possui um sistema de pontos ou descontos que o recompense pela utilização ou até cashback, para receber de volta uma parte do que gastou.

Da mesma forma, uma pessoa que viaja muito deve privilegiar um cartão com milhas aéreas que lhe permitirá ter viagens por um preço inferior ou até, em certos casos, sem nenhum custo. Estes cartões funcionam assim numa ótica de atribuição de uma ou mais milhas por cada um ou mais euros gastos.

Todavia, consoante o cartão que o consumidor escolher, os benefícios podem ultrapassar a acumulação de milhas: ter acesso às zonas lounge dos aeroportos e um check-in e embarque mais rápidos são exemplos de vantagens que podem vir associadas.

Como escolher um cartão de crédito com milhas?

No momento de escolher um cartão de crédito com programas de milhas, é importante ter em conta outros fatores que não apenas as milhas aéreas ganhas, tais como a anuidade do cartão ou a TAEG.

Desta forma, não adianta escolher um cartão apenas pelo número de milhas que se acumula ou pela oferta de adesão se os custos que tens com o produto forem demasiado elevados ao ponto de não compensarem. Estes são os principais fatores a ter em conta:

Instituição bancária

Se já és cliente de uma instituição bancária, avalia a possibilidade de pedir um cartão de crédito nesse banco. O historial de relação pode fazer com que consigas mais benefícios, como desconto no valor da anuidade ou upgrade na categoria do cartão.

Caso contrário, se ainda não és cliente de um banco, toma algum tempo para pesquisar sobre a sua reputação no mercado e os benefícios que oferece. Algumas entidades bancárias podem obrigar a que o cliente abra conta; por isso, verifica se precisas de outro tipo de produtos no banco, como uma conta de depósitos à ordem ou um crédito.

Por vezes, a acumulação de produtos pode originar descontos ou outro tipo de benefícios na contratação de um cartão de crédito.

Anuidade

A taxa de anuidade é um valor cobrado pela instituição financeira ou banco responsável pelo cartão de crédito. Geralmente, esta taxa é cobrada automaticamente todos os meses e discriminada no extrato do cartão. Cada instituição financeira pode cobrar ou não a anuidade do cartão, além de estipular o valor do serviço.

Contudo, mesmo os cartões de crédito sem anuidade podem não compensar se o benefício específico que procuras não estiver contemplado. Além disso, a isenção de anuidade pode envolver determinadas condições que, para ti, podem não ser vantajosas, como, por exemplo, atingir um determinado montante em compras.

Assim, na hora de escolher, verifica sempre o tipo de requisitos associados ao não pagamento da anuidade e se estão ajustados às suas necessidades.

Lê mais:

TAEG

A TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetiva Global) representa o custo total do cartão de crédito para o cliente e expressa-se em percentagem do montante que é emprestado pelo banco. O cálculo da TAEG engloba todas as comissões, desde seguros exigidos, juros, despesas com impostos e outros encargos que estejam associados.

Assim, avaliar este critério na hora de escolher é muito importante, pois quanto mais alta for esta taxa, mais vais pagar pelo crédito utilizado. Caso tenhas a necessidade de fazer com frequência pagamentos faseados, à partida terá mais interesse no cartão de crédito que apresentar a TAEG mais baixa.

Por isso, consulta diretamente as entidades financeiras para escolheres a opção mais vantajosa e que melhor vá ao encontro das tuas necessidades específicas.

Limite máximo de crédito

O limite máximo de crédito é o valor que é possível gastar com o cartão de crédito, também denominado como plafond. Este limite é determinado por cada entidade bancária e é calculado a partir dos rendimentos do cliente, da tua estabilidade profissional e das despesas que tiveres. Por vezes, o teu histórico de crédito também pode ser considerado para este cálculo.

Avalia a quantidade e o valor das compras que prevês efetuar com o teu cartão de crédito. Poderás necessitar de um maior ou menos plafond. Por isso, verifica junto do teu banco até quanto poderás gastar e confirma se o valor que te é proposto se enquadra nas tuas expectativas.

Milhas por euro gasto

Em termos gerais, a lógica associada a cada um destes cartões assenta num número de milhas específico (que vai de 1 a 2) por cada 1 euro gasto. Por exemplo, se optares por um cartão que ofereça maior número de milhas (como é o caso do TAP Platinum do Millennium BCP, com duas milhas por cada euro) ao fazer uma compra de 300 euros acumularás 600 milhas.

Este critério poderá pesar na tua escolha, consoante a frequência de viagens que habitualmente fazes, seja em férias ou em trabalho. Se fores um viajante frequente, poderás beneficiar de um rácio de milhas maior, de forma a obteres descontos superiores nas viagens.

Validade das milhas

No momento da escolha, há que ter em atenção que o período durante o qual estas milhas acumuladas ficam disponíveis pode variar muito. Este prazo vai desde os três anos a ilimitado, dependendo do produto pelo qual optares.

Desta forma, ao comparar cartões de crédito com programas de milhas, não deves olhar simplesmente para o número de milhas que se acumulam, mas igualmente para o período de validade.

Por exemplo, o cartão Platinum do Santander Totta oferece 1,5 milhas por euro gasto, mas o cliente apenas dispõe de três anos para trocá-las por viagens. Pode parecer muito tempo (e talvez seja dependendo da frequência de viagem) mas não te esqueças de que pode demorar meses ou anos até encontrar a oportunidade perfeita para usar as milhas.

Companhias aéreas válidas

Alguns bancos limitam a utilização de milhas a determinadas companhias aéreas. No fundo, esta condição representa a contrapartida que as duas entidades obtêm ao proporcionar este benefício.

A lógica subjacente é esta: da parte do banco, há o incentivo a uma utilização mais intensiva do cartão (quanto mais o cliente utilizar o cartão, mais milhas ganha) e, da parte da companhia aérea, há a fidelização do cliente e a possibilidade de preencher os seus voos.

Assim, confirma se as companhias áreas abrangidas pela tua entidade financeira fazem parte das que utilizas normalmente nas suas viagens. Desta forma, evitas acumular milhas que depois não poderás gastar, pelo facto de a companhia que prefere ou necessita não ser elegível.

Custos de pagamento no estrangeiro

Se viajar dentro da Europa, não deverá sentir diferenças significativas na utilização do seu cartão de crédito.

Contudo, se o seu destino não for europeu, os custos vão subir quando levantar dinheiro com o seu cartão de crédito: terá de enfrentar a comissão por cash advance, a comissão cobrada pelo banco pela utilização do ATM e ainda duas comissões adicionais: o Serviço Interbancário (2%) e Serviço Internacional (1%). Se fizer pagamentos em TPA, estas duas últimas comissões também se vão aplicar.

Assim, se precisar de fazer pagamentos no estrangeiro, privilegie soluções que facilitem os levantamentos e que tenham custos inferiores com câmbios. Consulte junto do banco as condições e os valores associados para tomar uma decisão esclarecida e vantajosa, que vá de encontro aos seus hábitos de viagem.

Lê também:

Cashback

O cashback é um benefício proporcionado por alguns bancos que permite ao consumidor receber de volta uma percentagem das compras que efetuaste com o cartão de crédito, no mês seguinte. Isto significa que uma parte do valor que gastaste entra novamente na tua conta bancária. Habitualmente, a percentagem fixada pelas entidades bancárias situa-se entre 1% e 3%.

Uma boa gestão deste benefício pode constituir uma vantagem para aumentar o valor das yuas poupanças. Contudo, só deves utilizá-lo se precisares e não apenas para obter este proveito, de forma a não aumentares a tua dívida.

Deves também estar atento a outros critérios aqui abordados, como a anuidade ou a TAEG, dado que estes encargos podem não compensar as vantagens do cashback. Verifica também o limite de cashback imposto pelo cartão, para evitares fazer despesas que depois, contra a tua expectativa, não se traduzem em retorno financeiro.

Cash advance

O cash advance é uma funcionalidade dos cartões de crédito que permite ter um montante disponível na conta à ordem para fazer face a uma situação inesperada. Esta solução possibilita a utilização do limite disponível no cartão de crédito, sendo feita uma transferência da conta crédito para a conta à ordem – assim, o montante presente no saldo autorizado passa para o saldo disponível.

Independentemente do valor que se levanta, existe sempre uma comissão fixa sobre esse montante, variando apenas as restantes taxas consoante o montante pretendido. Dependendo do banco ou instituição financeira, o consumidor terá de suportar uma comissão de processamento internacional, uma comissão de levantamento a crédito, uma taxa de conversão e uma comissão de serviço interbancário.

Por fim, a cada um destes valores soma-se o Imposto do Selo, atualmente de 4%. Antes de se optar pelo cash advance há que ter sempre em atenção todos estes custos.

Que cartões de crédito com programa de milhas existem?

Algumas das maiores instituições financeiras em Portugal oferecem cartões de crédito com milhas aéreas. Estes são os principais e as características de cada um:

CartãoUnicre Cartão TAP Fly +CGD Cartão Miles & More ClassicMillennium BCP Cartão TAP GoldMillennium BCP Cartão TAP PlatinumCGD Cartão Miles & More GoldSantander Cartão Platinum
Anuidade40€25€80€300€60€150€
TAEG14,5%15,8%15,9%15,9%15,9%15,8%
Limite máximo de créditoFixado casuisticamente pela UNICRE1.500€3.000€12.500€3.500€50.000€
Milhas por euro gasto111,25211,5
Validade das milhas3 anosIlimitada3 anos3 anosIlimitada3 anos
Companhias aéreas válidasTAP Air PortugalLufthansa + Membros Star AllianceTAP Air PortugalTAP Air PortugalLufthansa + Membros Star AllianceTodas, exceto Low Cost

Conclusão

Podemos concluir que os programas de milhas associados aos cartões de crédito tornam-se numa forma prática de poupar nas férias e de otimizar o orçamento mensal.

Deves ainda ter em conta que as milhas podem ser trocadas por outros benefícios, tais como upgrade nos voos (por exemplo, trocar uma passagem de classe económica por uma em classe executiva) ou ter prioridade no check-in.

Tal como vimos, no momento de escolher um cartão com programas de milhas, é importante ter em conta outros fatores que não apenas as milhas aéreas ganhas, tais como a anuidade do cartão ou a TAEG.

Desta forma, não adianta escolheres um cartão apenas pelo número de milhas que se acumula ou pela oferta de adesão se os custos que se tem com o produto forem demasiado elevados ao ponto de não compensarem.

Antes de fazeres a tua escolha deves avaliar todos os pontos que abordámos ao longo deste artigo, para que escolhas a opção mais vantajosa e que melhor vá ao encontro das tuas necessidades específicas.


André Pedro
André Pedro
Especialista Crédito Pessoal