QR code: o que é, como funciona e como obter

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QR code

foi a última vez que viu um QR code? Não há muito tempo, certamente. Estes quadradinhos assimétricos e aparentemente aleatórios já fazem parte do nosso quotidiano e são muito usados como meio de comunicação na vida pessoal e no mundo empresarial. Descubra todas as potencialidades do QR code e como criar um – sem custos.

O que é um QR code?

QR code é a sigla para “Quick Response Code”, traduzido em português como código de resposta rápida. Trata-se de um código bidimensional, formado por uma imagem quadrada com códigos e formas codificadas, que armazena todo o tipo de informações, desde texto, imagens, contactos telefónicos, emails ou links.

É algo semelhante a um código de barras, com a diferença de suportar muito mais informação, em quantidade e em variedade. Por este motivo, o QR code (ou código QR) é considerado uma evolução do código de barras, dado que consegue armazenar 100 vezes mais dados.

Este código pode ser lido por qualquer telemóvel, desde que tenha câmara e uma aplicação que faça a leitura. Atualmente, os smartphones mais atuais já não requerem uma aplicação para o efeito; possuem um leitor próprio integrado na câmara que lê o código de forma instantânea.

Assim, para aceder ao conteúdo de um código QR (e se a sua câmara não o fizer de forma autónoma), basta instalar no seu telemóvel uma aplicação que o faça (existem inúmeras gratuitas na App Store e no Google Play). Com a aplicação iniciada, aponte o telemóvel para o código.

Todo o conteúdo armazenado no QR code será exibido no ecrã do seu smartphone, sendo possível fazer uma ligação telefónica direta, abrir uma determinada página web, consultar texto e imagens, enviar um email ou preencher um formulário.

Para que serve um código QR?

Algumas das aplicações mais comuns do QR code são, por exemplo, os menus dos restaurantes. Através de um código QR, o cliente tem acesso ao menu através do seu telemóvel.

É também habitual encontrar QR codes em jornais e revistas, para que os leitores acedam facilmente a conteúdos adicionais relacionados com o tema. Em cartões de visita, facilitam o acesso às informações de contacto, permitindo até que fiquem instantaneamente guardadas no telemóvel.

Além disso, são muito úteis para criar convites para eventos, agregando informação sobre o programa, palestrantes e local, e até mesmo para exposições culturais.

Por exemplo, um QR code pode ser colocado como legenda num quadro para que os visitantes possam aceder a mais informações sobre aquela obra e sobre o autor. As aplicações são praticamente infinitas.

Como gerar um QR code?

Qualquer pessoa pode gerar um QR code e existem várias plataformas online que permitem essa criação de forma imediata. Basta fazer uma rápida pesquisa na internet e logo encontrará várias alternativas.

Em qualquer plataforma que utilize, ser-lhe-á pedido que introduza a informação que deseja armazenar no código QR, seja texto, imagens, links, vCards, documentos, vídeos ou músicas. Poderá ainda ter a possibilidade de personalizar o seu QR Code com diferentes formas, cores, logotipos, e até alguma animação.

De seguida, teste o código. É importante certificar-se de que as ações que implementou estão corretamente configuradas; depois de criar, não poderá editar. Se estiver tudo a funcionar devidamente, poderá fazer o download do código, pronto a usar.

Algumas plataformas permitem fazer o acompanhamento do desempenho do seu QR Code. Poderá ver quantas visitas ao seu site o código está a trazer, ou quantas vezes um documento foi acedido; no fundo, poderá obter estatísticas sobre todas as ações que executou no seu código QR.

Que cuidados devo ter com um código QR?

Os QR codes, por si só, são completamente seguros, mas os sites ou links para os quais apontam podem não ser. E pelo facto de ser uma tecnologia simples e muito acessível, é também um canal para a atividade de criminosos.

É possível que, acedendo a um código QR falso, os seus dados pessoais sejam roubados, que seja direcionado para um site falso de phishing, ou que o seu telemóvel seja infetado com código malicioso.

Assim, existem alguns cuidados que deve ter ao usar um QR code que, no fundo, são os mesmos a adotar em qualquer navegação na internet ou utilização de email:

  • Utilize QR codes de meios de comunicação e marcas conhecidas no mercado;
  • Não use códigos recebidos por email ou SMS de destinatários desconhecidos. Mesmo que os receba através de um contacto conhecido, e se não for hábito, questione primeiro a pessoa sobre a autenticidade do código antes de o utilizar;
  • Não aponte a câmara para QR codes afixados em locais públicos, folhetos ou cartazes não identificados, que podem ter sido criados por qualquer pessoa;
  • Depois de fazer um scan ao código, dê atenção ao URL de destino antes de clicar. Verifique se está abreviado ou se é de um domínio desconhecido. Na dúvida, não arrisque;
  • Se for direcionado para um formulário, nunca ceda as suas passwords ou outros dados pessoais;
  • Tenha o seu telemóvel atualizado, bem como o antivírus e todas as restantes aplicações instaladas. Os antivírus podem avisá-lo ou impedir o acesso a sites que considerem inseguros.
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Sobre Rafael Outeiro

Licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social, é responsável pela redação de artigos financeiros para o ComparaJá.pt. Através da sua experiência na escrita de conteúdos em projetos como o TEDxULisboa, quer transformar o mundo das finanças pessoais num espaço para a partilha de ideias.

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