Escritura de imóvel: quanto custa em 2024?

Bruno Garcia Especialista: Bruno Garcia
Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Um dos maiores custos associados à compra de casa é a escritura, e é o último passo da aquisição de um imóvel. Descobre quanto poderá custar o processo.

Um dos maiores custos associados à compra de uma casa reside na realização da escritura. Sendo este o último passo da aquisição de um imóvel – é verdadeiramente o momento em que recebe a chave da sua nova habitação –, descobre quanto te poderá custar este processo e quais as partes intervenientes no mesmo.

A escritura consiste na fase final do contrato de aquisição de um imóvel e é através desta etapa que quem vai adquirir a casa passa a ser considerado o seu proprietário legal. Se ainda estás no início do processo de comprar casa, o ideal é comparares primeiro todas as soluções de crédito habitação do mercado para economizar ao máximo na taxa de juro e nas comissões.

Em que consiste a escritura pública de compra e venda?

Em termos muito simples, a escritura é um contrato entre duas partes que estabelece a venda de um determinado imóvel por um dos contraentes a outro contraente. Desta forma, ambos os intervenientes do negócio (comprador e vendedor) são obrigados a estar presentes no dia da escritura.

No ato da escritura têm lugar dois momentos distintos. Por um lado, há lugar ao contrato de compra e venda, que estabelece que o comprador passa então a ser o proprietário legal do imóvel. Por outro lado, se houver recurso a crédito à habitação por parte do comprador, realiza-se o contrato de mútuo com hipoteca no qual é estipulado tudo o que se relaciona com o empréstimo (plano financeiro, taxas de juro, etc.) - é precisamente mediante a celebração deste contrato que o banco liberta o montante necessário para pagar o imóvel ao vendedor.

É de salientar que todos os custos com a escritura são integralmente suportados pelo comprador da habitação.

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Onde se faz?

As escrituras podem ser realizadas em Cartórios Notariais, Conservatórias do Registo Predial ou até através do serviço Casa Pronta, um conjunto de balcões únicos criado pelo Estado para que, nos mesmos, os cidadãos consigam tratar de todas as formalidades inerentes à compra e venda de uma casa.

Os documentos necessários para se realizar uma escritura são os seguintes:

Custos de escritura de imóvel

É difícil determinar ao certo o valor da escritura do crédito habitação, uma vez que esse montante varia muito consoante o preço de aquisição da casa, se se trata da primeira ou da segunda habitação, entre outros fatores, de maneira que não existe nenhuma tabela de custos previamente estabelecida.

Tenha atenção

Quanto mais cara for a habitação, à partida mais elevados serão os custos associados à escritura.

A escritura em si (portanto, o documento propriamente dito) não tem um custo demasiado elevado, mas acrescem-lhe uma série de impostos que quem vai adquirir a casa tem de pagar, para além das despesas associadas ao crédito à habitação:

  • Imposto do selo sobre a transação = 0,8%

  • Imposto do selo sobre o crédito (acima de 5 mil euros) = 0,6%

  • Registo da escritura (que pode ser em Balcão único na Conservatória, em advogados, em Notário público ou privado ou até nos balcões do serviço Casa Pronta)

  • Pagamento do IMT = Valor de Escritura ou Valor Patrimonial Tributário (o maior destes dois) x Taxa a aplicar

Abaixo podes consultar as tabelas usadas para saber quanto vais pagar de IMT (apenas válidas para Portugal Continental), que irás usar para determinar o valor da tua escritura.

A primeira tabela refere-se aos valores postos em prática na aquisição de habitação a tempo inteiro, enquanto que a segunda se aplica a todas as outras habitações que não sirvam esse mesmo propósito

Note-se que, no cálculo do IMT, o valor do imóvel (seja o da escritura ou o VPT) é dividido em duas partes, sendo que a primeira corresponde ao limite máximo do escalão no qual caiba na totalidade, mais excedente ao qual é aplicada a taxa marginal do escalão superior.

Tabela #1 - Habitação Própria e Permanente

Rendimento coletávelTaxa MarginalTaxa Média
Até 97.064,00 €0%0%
Mais de 97.064,00€ até 132.774,00€2%0,5379%
Mais de 132.774,00€ até 181.034,00€5%1,7274%
Mais de 181.034,00€ até 301.688,00€7%3,8361%
Mais de 301.688,00€ até 603.289,00€8%-
Mais de 603.289,00€ até 1.050.400€Taxa única de 6%Taxa única de 6%
Mais de 1.050.400€Taxa única de 7,5%Taxa única de 7,5%

Tabela #2 - Outras Habitações

Rendimento coletávelTaxa MarginalTaxa Média
Até 97.064,00 €1%1%
Mais de 97.064,00€ até 132.774,00€2%1,2689%
Mais de 132.774,00€ até 181.034,00€5%2,2636%
Mais de 181.034,00€ até 301.688,00€7%4,1578%
Mais de 301.688,00€ até 603.289,00€8%-
Mais de 603.289,00€ até 1.050.400€Taxa única de 6%Taxa única de 6%
Mais de 1.050.400€Taxa única de 7,5%Taxa única de 7,5%
Aprofundar:

Vejamos um exemplo prático.

O Tiago e a Rosa vão adquirir um imóvel para habitação própria permanente, que custa 170 mil euros. Para tal, solicitaram um empréstimo ao banco, que financiou a 80% - o que significa que o valor do empréstimo à habitação é de 136 mil euros. Para estes valores, o casal irá pagar no ato da escritura:

  • Imposto do Selo sobre a transação: 1.360 euros

  • Imposto do Selo sobre o crédito à habitação: 816 euros

  • Registos da escritura em papel: 650 euros

  • IMT: (132.774,00€ x 0,017274) + (37.226€ x 0,02) = 3.038,06€

Portanto, neste caso, o custo total que o Tiago e Rosa vão ter no dia em que assinarão a escritura é de 5.864,06 euros.

Toma nota:

Se quiseres pedir a isenção de IMI, deves fazê-lo até 60 dias após a realização da escritura na repartição de Finanças correspondente à zona em que o imóvel se localiza.

Muitas vezes, quando se compra uma casa, existem muitos custos associados que nem sempre são conhecidos ou claros para o consumidor, e dos quais este não se lembra. É o que acontece, por vezes, no que toca a este encargo.

Podes já estar numa fase avançada de procura de casa e só então te surgir a dúvida: mas, afinal, quanto custa a escritura de um imóvel? É essencial, nesse sentido, ter conhecimento prévio de todos os impostos associados (e sem o pagamento dos quais é impossível realizar a escritura) e uma série de despesas com registos e papelada. O ideal é informares-te devidamente antes do “dia D” para não seres apanhado desprevenido.


Bruno Garcia
Bruno Garcia
Especialista Crédito Habitação