5 Resoluções de Ano Novo para melhorar as suas finanças

|Posted by | Lifestyle, Todos os Artigos
Tags: , , , ,

pt-lc-test2

Agora que 2020 está à porta, de certeza que já tem algumas resoluções de Ano Novo em mente, certo? Mas será que algumas destas são feitas a pensar na sua saúde financeira? Deixamos-lhe algumas dicas para inspirar os seus objetivos para o próximo ano no sentido de melhorar as suas finanças.

#1 – Diminuir a taxa de esforço

Se passou o ano de 2019 com dificuldade em chegar ao fim dos meses devido ao peso que as suas prestações têm no seu orçamento mensal, chegou a hora de efetuar algumas mudanças no sentido de aliviar a sua taxa de esforço.

Existem algumas formas de conseguir ver a sua taxa de esforço reduzida, tais como, por exemplo, caso tenha vários empréstimos, pode consolidar todos num só. Assim, poderá alargar o prazo de pagamento ou até reduzir a taxa de juro e ficar a pagar apenas uma prestação mensal, o que contribuirá para melhorar a sua taxa de esforço e, consequentemente, ganhar mais flexibilidade na gestão do seu orçamento familiar.

Outra opção para cumprir esta resolução de Ano Novo passa por transferir o seu empréstimo (no caso de se tratar de um crédito à habitação) no sentido de conseguir melhores condições de financiamento noutra instituição ou ainda tentar renegociar o crédito junto da sua instituição financeira.

#2 – Gastar menos dinheiro

Provavelmente esta é uma resolução de Ano Novo que tem desde 2005, mas que nunca é cumprida a 100%, verdade? Não basta só querer gastar menos dinheiro, há que fazer algumas mudanças de hábitos para conseguir poupar mais.

Pode começar por investir num depósito a prazo. Este é um produto geralmente seguro, uma vez que tem poucos riscos associados.

Apesar de os depósitos a prazo não terem uma rendibilidade alta, para quem está a começar agora uma poupança e a entrar no mundo dos investimentos, podem ser um bom primeiro passo. São produtos financeiros de médio prazo, simples e de fácil acesso.

Outra hipótese pode ser iniciar uma conta-poupança e comprometer-se a colocar lá um determinado montante todos os meses, por exemplo.

#3 – Planear um orçamento familiar

Em planear é que está o ganho. Se uma das suas resoluções de Ano Novo passa por melhorar a sua organização, então a criação de um orçamento familiar é um must do.

Anote todas as despesas fixas que tem por mês (renda, água, gás, luz, prestação da casa, etc.) e atribua um montante a cada item. Desta forma, torna-se mais fácil gerir as suas finanças na medida em que sabe exatamente onde vai gastar cada cêntimo e tem ainda uma visão de quanto lhe sobra para despesas adicionais, bem como para reforçar a sua conta-poupança.

#4 – Reduzir as comissões dos cartões de crédito

Se é aquela pessoa que passou 2019 a pensar que pagava demasiadas comissões pelos seus cartões de crédito, mas ainda assim continuou sem nada fazer para mudar, então 2020 vai ser o ano.

Anote já esta resolução de Ano Novo e em janeiro trate logo de pesquisar, comparar e encontrar outro cartão de crédito com comissões mais reduzidas. Até pode encontrar um sem anuidade ou ainda um que lhe dê mais benefícios, tais como, por exemplo, milhas aéreas, cashback, pontos ou descontos.

#5 – Pagar menos pelo pacote de telecomunicações

Mais uma decisão que andou a adiar durante o ano todo, estamos certos? Mas não passa de 2020. Esta é uma das resoluções de Ano Novo que não deve deixar de lado, principalmente se o contrato com a sua operadora de telecomunicações está a terminar – é o timing ideal. Não hesite em pesquisar e comparar os serviços de todas as operadoras no sentido de contratar um pacote mais barato e adequado às suas preferências.

Caso ainda esteja longe de terminar o contrato de fidelização e não queira rescindir, pode sempre tentar renegociar condições com a sua operadora para reduzir os custos com a mensalidade do seu serviço.

Resoluções de Ano Novo: é desta que as vai cumprir?

Não vai passar mais um ano sem cumprir as resoluções a que se propõe, pois não? Anote tudo o que quer alcançar neste próximo ano, de preferência num local visível para se relembrar todos os dias dos seus objetivos.

Manter a saúde financeira é muito importante para o seu bem-estar geral. Viver uma vida livre de dívidas e com uma taxa de esforço confortável evita muito stress e dores de cabeça, pelo que aconselhamos a levar avante algumas destas resoluções para manter uma situação financeira estável e saudável.

Anaísa Gonçalves

Sobre Anaísa Gonçalves

Anaísa Gonçalves, formada em Comunicação Social e Jornalismo, é apaixonada pela escrita desde criança. É esta a paixão que a inspira a escrever e educar os portugueses para um conhecimento financeiro mais rico e contribuir para que façam as escolhas adequadas.

Comentários