INFOGRÁFICO | Sabe quanto custa a educação dos seus filhos?

|Posted by | Multimédia, Todos os Artigos
Tags: , , , , , , ,
Quanto custa a educação

Não há dúvidas que a educação é uma das necessidades básicas das crianças e que, em Portugal, o ensino obrigatório é até ao 12º ano. Consequentemente, ano após ano, os pais gastam centenas ou mesmo milhares de euros em inscrições, propinas, material escolar e outras despesas relacionadas, direta ou indiretamente, com educação.

Conheça aqui toda a oferta de Crédito Pessoal em Portugal.

Se está a planear começar uma família ou se tem um filho prestes a iniciar a sua escolaridade, veja este infográfico e saiba quanto deve pôr de parte, anualmente, para as despesas com educação. Os preços diferem de escola para escola, e pode haver uma grande diferença entre o ensino primário e o secundário, assim como entre o ensino secundário e a universidade.

Quanto custa a educação

Aqui, tentamos comparar quanto se gasta com educação, anualmente, com base em estatísticas de 2014. Se na sua família tem um filho em cada nível de educação (um na primária, um no secundário e outro na universidade), compare e faça contas porque pode estar a gastar uma fortuna.

Como seria de esperar, o ensino superior lidera a lista dos mais caros. É na universidade que os seus filhos adquirem conhecimentos específicos sobre a área que querem seguir, sendo na universidade que aprendem algumas das competências que os vão ajudar a entrar no mercado de trabalho.

Há também uma notável disparidade entre escolas públicas ou estatais e privadas. Claro que as primeiras não estão livres de taxas, mas são mais baixas; há, porém, outras despesas relacionadas com gastos escolares, como o material e os manuais escolares, refeições diárias e transportes.

Algumas famílias não são tão afortunadas como outras e, como tal, recorrem a assistência financeira, como crédito pessoal, para ajudar a pôr os filhos a estudar. As ajudas financeiras estatais, como bolsas, são também uma boa “bengala” para ajudar os que estão no limiar da pobreza e pretendem colocar os filhos na escola.

Existem, ainda, várias bolsas de estudo e auxílios financeiros criados por escolas e outras agências governamentais ou não-governamentais com o objetivo de apoiar crianças e jovens que desejam estudar em todos os níveis.

Quanto custa a educação dos seus filhos?

Agora, questione-se: quanto custa a educação dos seus filhos por ano? Qual a diferença entre famílias que pagam apenas a educação de um filho e outras que têm vários filhos a estudar? Quanto custa a educação dos seus filhos?

Este infográfico pode ajudá-lo a comparar quanto custa a educação dos seus filhos, por nível de ensino, para que possa ter uma ideia dos obstáculos financeiros relacionados com educação e, assim, ajudá-lo a preparar-se antecipadamente e de forma adequada.

Se ficou interessado em saber mais informações sobre crédito pessoal para formação académica (o que é, condições, como se pede um empréstimo, entre outras questões) consulte o nosso guia de informação.

Comentários