Um novo ano é uma porta aberta para novas decisões e mudanças importantes na vida. As consequências de cada decisão a tomar não devem ser menosprezadas, sobretudo a nível das finanças pessoais.
Sérgio Pereira, diretor-geral do ComparaJá.pt, foi convidado pelo programa Faz Sentido, da SIC Mulher para ajudar os portugueses a gerirem os seus novos projetos pessoais sem exigirem demasiado da carteira. Veja o vídeo:
Consulte o mapa de gastos pessoais que preparámos para si e preencha-o mensalmente para acompanhar a evolução das suas finanças pessoais. Faça o download aqui.
Para este novo ano de 2017, há muitas estratégias que nos permitem abraçar a mudança e simultaneamente poupar:
Atenção à inscrição no ginásio, é um compromisso a manter?
Seja qual for a modalidade desportiva, antes de investir em inscrições, anuidades e material, reflita bem se vai conseguir manter o compromisso.
Já pensou em deixar de fumar?
Se fuma, faça as contas e veja quanto irá poupar no final do ano se decidir deixar de o fazer.
Se 2017 é o ano de comprar casa, também há muitas questões a serem pensadas!
Se quer investir em habitação própria, não se esqueça, por exemplo, que deve ter pelo menos 20% do valor da casa em mãos para proceder à compra. Os bancos geralmente concedem apenas até 80% do valor do imóvel.
Sérgio Pereira aconselha a fazer um mapa dos gastos pessoais
Planear sempre no início do mês é muito importante, sobretudo se já desde janeiro tem definidas metas financeiras para o resto do ano. De acordo com as despesas que tiver, poderá ao longo do ano fazer um balanço dos gastos que está a ter e de quanto poupou. Assim, consegue perceber onde está a gastar mais dinheiro todos os meses.