No ano passado, cerca de 41% das famílias portuguesas tinha contratado serviços triple play num pacote de telecomunicações – mais 7,5% do que em 2016. Sendo este o pacote predileto dos consumidores, é importante perceber como está o mercado atualmente para fazer uma escolha informada.
Segundo a ANACOM, aproximadamente 80% dos lares portugueses têm contratado um pacote de telecomunicações e o total de utilizadores de telecomunicações tem vindo a aumentar: em 2017 atingiu os 3,74 milhões de consumidores, mais 6,3% do que no período homólogo.
Assim, se procura um destes pacotes de serviços triple play como tantos portugueses, sugerimos que compare toda a oferta primeiro. Tenha atenção às características dos serviços para escolher os que mais de adequam às suas necessidades.
Como têm evoluído os pacotes de serviços triple play?
Por terem sido dos primeiros pacotes de telecomunicações a aparecer no mercado, os serviços triple play (designados por “pacotes 3P”) têm vindo a sofrer alterações ao longo dos anos. As operadoras têm vindo a apresentar mensalidades cada vez mais atrativas, tanto para a captação de mais clientes, como para colmatar as necessidades dos consumidores.
A Vodafone é a operadora que mais se tem mantido estável ao longo dos anos, contrariamente à NOWO, que se destaca pela introdução da possibilidade de fidelização a 24 meses. Ambas as operadoras sempre apresentaram aos portugueses pacotes de telecomunicações com preços muito atrativos.
Tanto a MEO (adquirida pela Altice em 2015) como a NOS têm vindo a apresentar serviços cada vez mais diversificados, tendo dos pacotes de serviços triple play mais básicos aos mais completos e obtendo, assim, valores mensais para diversos tipos de carteira.
Mas não é só na mensalidade ou nas características dos serviços triple play que existem diferenças. Também na constituição dos pacotes é possível observar alterações, em especial com a introdução de pacotes com os serviços de televisão, Internet fixa e telemóvel.
Sendo ainda os pacotes 3P mais comuns os que incluem televisão, Internet fixa e telefone fixo, agregámos as ofertas mais básicas das quatro operadoras de telecomunicações.
Qual a oferta atual de serviços triple play?
Para esta análise foram considerados os pacotes de telecomunicações que detêm as características mais básicas de cada serviço, com acesso à tecnologia de fibra ótica e por um período de fidelização de 24 de meses.
Note ainda que os valores mensais apresentados incluem o aluguer da Box com o custo mais reduzido, bem como o custo do aluguer do equipamento telefónico por mês (apenas requerido pela MEO).
Operadora | NOWO | Vodafone | NOS | MEO | |
---|---|---|---|---|---|
Pacote | TV, Internet e Telefone (Box incluída) | TV NET VOZ (TV Box HD extra) | NOS 3 (BOX HD extra) | TV NET VOZ 100 (MEOBox incluída) | |
Internet | Download | 100 Mbps | 100 Mbps | 100 Mbps | 100 Mbps |
Upload | 10 Mbps | 100 Mbps | 10 Mbps | 100 Mbps | |
Televisão | 140 | 145 | 169 | 150 | |
Telefone fixo | Chamadas Nacionais | 9.000 min. | 3.000 min. | Ilimitado | Ilimitado |
Chamadas Internacionais | 1.000 min. (50 destinos, rede fixa) | 1.000 min.1 (31 destinos, rede fixa) | Ilimitado2 (50 destinos, rede fixa) | 1.000 min.3 (50 destinos, rede fixa) | |
Mensalidade | 28,99€ | 35,40€ | 35,49€ | 36,48€ |
- (1) Vodafone: 21h às 9h nos dias úteis e durante os fins de semana.
- (2) NOS: 21h às 9h nos dias úteis e durante os feriados nacionais e fins de semana.
- (3) MEO: 21h às 9h.
As diferenças são notórias, em especial no custo da mensalidade, cujas disparidades chegam aos 7,49 euros por mês – algo como aproximadamente 180 euros após os 24 meses de fidelização. No entanto, todas as operadoras se diferenciam entre si pela positiva.
Por um lado, a NOWO destaca-se pelo reduzido valor mensal que o cliente tem de pagar. Por outro, a NOS tem o maior número de canais de televisão e de chamadas nacionais para rede fixa. Já a MEO e a Vodafone apresentam a velocidade de upload mais elevada, que chega aos 100 Mbps.
Como escolher o pacote de telecomunicações ideal?
Comparar é a palavra de ordem. Se não souber quais as ofertas do mercado, como é que tem a certeza de que está a escolher o pacote mais indicado para si?
Comece por fazer uma introspeção e perceber que serviços utiliza e de que forma. Se não dá utilização ao telefone fixo, talvez não faça sentido contratar este serviço. Por outro lado, se adora ver séries e filmes, opte por um serviço de televisão mais completo. Esta mesma análise deve ser feita para os outros serviços: telemóvel, Internet fixa e ainda Internet móvel.
O passo seguinte é refletir sobre o seu atual pacote de telecomunicações – seja de serviços triple play ou outro -, pois o custo de rescisão poderá ser muito elevado e talvez seja preferível aguardar uns meses.
Por fim, ser-lhe-á mais fácil escolher o pacote certo se tiver conhecimento de todas as soluções que as operadoras têm – sempre tendo em mente as características que efetivamente precisa em cada serviço.