T-commerce: o serviço que permite fazer compras na TV

|Posted by | Telecomunicações, Todos os Artigos
Tags: , , , , ,

compras na tv

Quando está a ver televisão, após um longo dia de trabalho, apetece-lhe encomendar o jantar e ficar relaxado no sofá? Atualmente já é possível fazer compras na TV sem precisar de utilizar quaisquer dispositivos móveis. Fique a conhecer os serviços das operadoras portuguesas para esta funcionalidade.

As televisões estão cada vez mais interativas e as TV Box permitem não só essa interação, como uma vasta panóplia de serviços e funcionalidades. Para além de poder rever conteúdos previamente transmitidos através do restart TV ou de gravar os seus programas favoritos, atualmente é ainda possível fazer compras na TV, de forma simples e rápida.

Para poder usufruir destas características na sua televisão, é necessário que detenha uma box da sua operadora. Esta é-lhe fornecida quando contrata o serviço de televisão ou, por forma a poupar algum dinheiro na sua fatura mensal, se optar por agregar todos os serviços de telecomunicações num pacote.

Compras na TV: o t-commerce

Ao negócio das compras através da televisão é dado o nome de t-commerce, uma variação do e-commerce (compras pela Internet). Este conceito surgiu da necessidade dos consumidores comprarem por outras vias digitais sem existir a obrigatoriedade de deslocação a uma loja física.

O serviço de compras na TV é disponibilizado através da Yubuy, uma plataforma tecnológica portuguesa que se encontra integrada nas TV box das operadoras. Esta simplifica a navegação e compra de produtos e serviços, através da televisão do consumidor, sem que este saia do conforto do seu sofá.

O pagamento destas compras na TV pode ser feito de diversas formas, dependendo da operadora e da loja de onde provém o produto ou serviço em questão.

Desta forma, o consumidor pode pagar através da sua TV Box, com recurso ao seu cartão de crédito, poderá pagar aquando da entrega da encomenda realizada ou o valor a pagar poderá ainda ser creditado na fatura de telecomunicações ao final do mês.

O que pode comprar através da televisão lá de casa?

A tendência de realizar compras na TV tem sido crescente e, como tal, a aposta nesta forma de aquisição de produtos e serviços tem vindo a aumentar. No entanto, a NOWO ainda não permite a compra de artigos pela televisão.

Consulte, na tabela abaixo, a oferta diversa das restantes três operadoras e conheça quais os produtos e serviços que poderá adquirir, em poucos segundos, através do comando da sua televisão:

Compras na TV Box – Oferta das operadoras
Categoria Vodafone NOS MEO
Alimentos, Bebidas e Suplementos No Menu
Pizza Hut
Telepizza
Sushi em tua casa
Arcádia
Garrafeira Nacional
Delta Q
Lavazza
Prozis
Bliss Natura
No Menu
Pizza Hut
Telepizza
Delta
Prozis
Bliss Natura
No Menu
Pizza Hut
Telepizza
Prozis
Desporto e Lazer Loja do Benfica
Loja do Sporting
Odisseias
Leya
Loja do Benfica
Loja do Sporting
Odisseias
Leya
Loja do Benfica
SAPO Voucher
Ticketline
Moda Paez
ALC
Paez
Serviços Querido mudei a casa – Obras Querido mudei a casa – Obras
Galp
Mundo Automóvel KIA Auto SAPO
Auto SAPO Venda Já
Variedades A Loja em Casa
Saúde Médis

A oferta é vasta. No caso da Vodafone, é possível comprar artigos de 20 marcas diferentes através da TV Box. Destacamos a KIA, a primeira marca automóvel a enveredar pela venda dos seus produtos via televisão.

Esta operadora lançou um canal exclusivo para os consumidores fazerem compras na TV – o Yubuy TV -, no qual são apresentados produtos em vídeo, como nas tradicionais televendas, mas o cliente poderá adquiri-los nesse preciso momento através da televisão.

NOS tem, na totalidade, 14 parcerias com marcas para compras na TV. Desde restauração a produtos e suplementos alimentares, passando por artigos de calçado, livros, vouchers e muitos outros. O único fator negativo encontrado nesta operadora é a impossibilidade de realizar compras na TV caso o cliente detenha a box UMA, podendo adquirir produtos apenas com a box Iris.

Por último, a MEO detém nove possibilidades para compras na TV. Desde merchandising de clubes de futebol a bilhetes para espetáculos ou, quem sabe, o seu próximo jantar. Destaca-se a viabilidade de encontrar as melhores ofertas de automóveis, publicitar um carro para venda e contactar outros vendedores através do Auto SAPO e Auto SAPO Venda Já.

O futuro passa, claramente, pela facilidade e simplicidade com que as marcas falam com os consumidores, mas também pela interatividade e pelas relações que são criadas. Nota-se um foco nesse sentido quando se observam os serviços de compra de produtos e serviços através da televisão”, explica Sérgio Pereira, diretor-geral do ComparaJá.pt.

Assim, quando estiver a escolher os seus serviços de telecomunicações, o cliente deverá analisar todas as possibilidades, características e ofertas únicas das operadoras, por forma a escolher a que mais vai ao encontro das suas necessidades.

Rute Claro

Sobre Rute Claro

Formada em Gestão de Marketing, a Rute especializou-se em Comunicação, Marketing e Publicidade. Através do gosto que tem pela escrita, pretende demonstrar aos portugueses que os produtos e serviços financeiros não são um bicho de sete cabeças e que é, de facto, possível poupar.

Comentários