O Ministério dos Negócios Estrangeiros lançou a app Registo Viajante, uma nova app para iOS e Android que serve que nem uma luva a quem pretenda viajar pelo mundo – ou apenas passar um fim-de-semana em Espanha, vá. Experimentámos, aprovámos e vamos revelar-lhe tudo neste artigo.
As tecnologias revelam-se, cada vez mais, grandes aliadas na prevenção dos imprevistos em viagem, sobretudo no que diz respeito a aplicações móveis. Mesmo assim, há sempre situações inesperadas. Mas é um pouco difícil saber o que se deve fazer quando se está noutro país, ou seja, noutro contexto cultural, onde se fala outra língua e onde tudo se processa de maneira diferente.
App Registo Viajante: toda a informação necessária no seu bolso
O registo na app Registo Viajante é muito simples e irá levar-lhe apenas breves minutos. A app permite-lhe obter, de antemão, toda a informação que importa conhecer antes de viajar, seja para que país for, numa secção de conselhos ao viajante. A informação é bastante útil, tanto sobre o período que antecede a viagem, como nas recomendações sobre comportamentos a adotar à chegada ao destino.
Um guia simples, mas completo, sobre tudo o que precisa de saber quanto ao local de destino
A app oferece também informação mais específica quanto ao(s) seu(s) país(es) de destino: vacinação, documentação, leis concretas para as quais se deverá preparar, condições climatéricas, moeda local, regime de vistos, contactos de urgência, o que fazer em caso de roubo, entre outros. Basta que faça uma simples pesquisa pelo país que pretende.
A informação oferecida é bastante completa, estendendo-se a dicas úteis sobre aquilo que precisa de saber se quiser viajar de carro ou de transportes públicos.
Identifique rapidamente o consulado de Portugal mais próximo
Selecionando “Rede Consular”, terá acesso ao mapa-mundo, com todos os consulados de Portugal devidamente identificados. Ali, selecionado qualquer um dos pins, poderá obter informação detalhada sobre o consulado escolhido: morada, contactos e coordenadas geográficas. Se precisar de recorrer ao consulado, tem aí toda a informação de que necessita.
Se vai viajar, adicione o seu itinerário ao seu registo e mantenha uma atualização constante da informação sobre a sua viagem. Especifique as datas de partida e chegada, o país, indique um contacto de emergência e, se quiser, junte uma fotografia.
Opte por ativar a localização por GPS: o objetivo é que o sinal seja emitido em tempo real e que, em caso de ocorrência de alguma catástrofe natural, acidente ou ataque terrorista, os viajantes sejam devidamente identificados e as famílias notificadas o quanto antes.
A app Registo Viajante é atualizada com informações de última hora relevantes para a viagem a realizar, pelo que o acesso à app deve ser feito regularmente. No entanto, para aceder a esta informação o registo é facultativo.
Um seguro de viagem é o que fazem os viajantes precavidos
Uma das recomendações constantes da aplicação é a de fazer um seguro de viagem. De facto, pode poupar-lhe muitos problemas, na eventualidade de ter algum incidente ou até de necessitar de algum acompanhamento médico no estrangeiro.
Atenção que talvez o seu cartão de crédito já lhe conceda esse benefício. Confirme na informação contratual do mesmo antes de subscrever qualquer seguro de viagem – é que ninguém quer contratar um seguro em duplicado, certo?