VÍDEO | Portugal versus Espanha: preço da gasolina

|Posted by | Multimédia, Todos os Artigos
Tags: , , , ,

preço da gasolina

As rivalidades com Espanha não são algo de novo na História. Mais de quinhentos anos de quezílias com “nuestros hermanos” fazem com que os portugueses comparem frequentemente o seu nível de vida ao dos seus vizinhos. Desde o custo dos carros, das rendas, passando pela disparidade salarial, o vídeo de hoje é especialmente dedicado a uma das maiores comparações que fazemos: o preço da gasolina. Já pensou passar a fronteira para abastecer? Descubra se vale a pena.

No vídeo de hoje apresentamos o caso do João, um jovem do Estoril que utiliza o seu carro todos os dias para se deslocar para o emprego, fazendo cerca de 50 quilómetros. Tendo em conta que a média do preço da gasolina em Portugal é de 1,50 euros, isto faz com gaste quase 5 euros em combustível por dia.

Já se vivesse em Espanha, o João gastaria cerca de 4 euros por dia para ir Torrejón de Ardoz ao centro de Madrid, por exemplo.

Tendo em conta a diferença significativa de salário médio entre Portugal e Espanha, viver no país do flamenco e do salero sairia bem mais barato no que ao preço da gasolina toca. Vejamos os números ao detalhe:

“De Espanha nem bom vento nem bom casamento”?

Desde o Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, que é alimentada esta competição na Península Ibérica. Agora já não tanto a um nível territorial, mas mais relacionada com os assuntos dos dias de hoje – disso sendo exemplo o futebol e a forma como nos gabamos de ter o Cristiano Ronaldo a jogar no Real Madrid. Diversas são as questões que separam esta jangada de pedra, sendo o preço da gasolina uma das mais faladas.

Pagamos mais pelo combustível e ganhamos menos. Conclusão? Temos mais custos para trabalhar do que os espanhóis. Mas melhor do que nos compararmos com Espanha, é compararmos cá dentro para poupar ao máximo no orçamento, organizar as finanças e rentabilizar o nosso dinheiro.

Nair Dos Santos

Sobre Nair Dos Santos

Especializada em Economia Internacional, a Nair iniciou o seu percurso profissional em Marketing Institucional. Alia a sua criatividade ao universo financeiro com o objetivo de ajudar os portugueses a melhorar a sua literacia financeira e contribuir para o desenvolvimento de uma economia sustentável.

Comentários