Menu
Ligue
Ligue 211 165 765 Seg - Sex: 10h às 19h

Sucesso - terminou sessão

Enviaremos um email com as instruções para poder alterar a sua palavra-passe

Cartao de credito

Vai usar um cartão de crédito pela primeira vez? 5 Coisas que deve saber

Por Henrique Figueiredo em October 27, 2017 | Tempo de leitura: 3 minutos

cartão de crédito
Usar pela primeira vez um cartão de crédito, pode fazer alguma confusão e até cria algum receio. Normalmente, estamos habituados ao cartão de débito onde só pode gastar o que está depositado na sua conta. No cartão de crédito, vai poder pagar a crédito que, mais tarde, terá que reembolsar.

Na altura de decidir comprar um cartão de crédito, as questões acumulam-se. Será que me vou endividar? O cartão é seguro? Devo ou não acreditar naquela promoção de juros de 0%? Que tipo de cartão de crédito é o mais adequado para as minhas necessidades?

Contudo, se seguir uma série de boas práticas verá que os medos em relação aos cartões de crédito são infundados. O ComparaJá.pt ajuda-o e dá-lhe a conhecer 5 tópicos úteis para quem está a pensar em adquirir um cartão de crédito pela primeira vez.
Leia mais: Como levantar dinheiro com cartão de crédito?

1) Não tenha mais olhos que barriga

Ter um cartão de crédito envolve bastante autocontrolo. É preciso que não gaste mais do que uma determinada percentagem do seu rendimento mensal. Caso contrário, pode ver-se preso numa espiral de endividamento de que pode ser difícil sair.

E tenha em atenção que, embora algumas instituições impeçam que gaste para além do limite do cartão, outras permitem que se passe esse teto. Pode é pagar uma taxa. Em suma: não perca as suas contas de vista.
Saiba mais: O bom, o mau e o péssimo dos cartões de crédito

2) Compare, compare e compare

Antes de escolher o cartão, pense no tipo de cartão. A oferta é imensa e há todo o tipo de vantagens e benefícios. É uma pessoa que viaja com frequência? Então talvez o cartão de milhas aéreas seja o mais indicado. Com que frequência faz compras? Há cartões que o levam a beneficiar de descontos. Anda sempre à procura de promoções de pontos para poupar em férias, restaurantes e afins? Há cartões com parcerias interessantes.

Mas acima de tudo, é importante ter em atenção quais as taxas mais atrativas. Se quiser poupar no cartão dinheiro, saiba quais as TAN e TAEG cobradas. Elas são o verdadeiro indicativo do preço cobrado.

3) Cuidado com a opção do pagamento mínimo

Na fatura que vem com a prestação mensal devida com o seu cartão de crédito vem uma rubrica chamada “Pagamento Mínimo” que é menor do que o valor total a pagar naquele mês. Esta pode ser uma opção tentadora (e útil para quem naquele mês viu o seu orçamento apertar-se), mas compreenda que isso não o leva a pagar menos pelo crédito contraído.

Pelo contrário, pode custar-lhe mais dinheiro. Isto porque as taxas de juro anuais são aplicadas ao seu saldo devedor e quanto mais tempo demorar a saldar as suas dívidas mais juros se acumulam. Se puder, não hesite em liquidar o seu saldo mensal por completo.
Aprofunde: FAQ – Perguntas frequentes sobre cartões de crédito

4) O que é a tecnologia EMV e em que é que o pode beneficiar?

De forma a tornar as transações por cartão de crédito mais seguras e menos sujeitas a fraudes, desenvolveu-se a tecnologia EMV. Contudo, ainda há cartões de crédito que ainda não oferecem esta garantia, daí a necessidade de escolher bem. Este cartão dispõe de um chip que, tecnologicamente, torna a sua falsificação bastante difícil e dispendiosa.

Além disso, estes cartões inteligentes dispõem de um elevado nível de proteção contra fraudes uma vez que em cada transação é verificada a utilização e validade dos mesmos. No que toca a cartões de crédito vale a pena jogar pelo seguro.
Conheça: Como funciona o pagamento dos cartões de crédito?

5) Atenção às taxas de juro de 0% (podem levá-lo ao engano)

As promoções oferecidas pelas operadoras de cartões de crédito são sempre boas, na medida em que permitem ao cliente poupar algum dinheiro. No entanto, é fundamental que entenda o que é oferecido para não fazer opções desinformadas.

Um exemplo são as taxas introdutórias nos cartões de crédito. Algumas operadoras oferecem, por exemplo, taxas de 0% nos primeiros meses. Mas o que precisa de ter em atenção é que, no fim desse período, as taxas irão subir e podem aplicar-se ao montante em dívida em falta (inclusive aquele que foi acumulado no período da campanha).

Descubra: E se os jogadores da seleção nacional fossem cartões de crédito?
Agora já sabe: antes de escolher o seu cartão deve informar-se sobre toda a concorrência existente no mercado. Pense sobre o que quer de um cartão de crédito, em que é que o vai usar e que limites de gastos pretende ter com ele. E depois compare. Nós estamos cá para isso.

Encontre o Cartão de Crédito certo

Poupe dinheiro ao encontrar o cartão com mais benefícios para si.