Informação sobre a Instituição

Montepio

Os cartões de crédito do Montepio oferecem um vasto conjunto de vantagens essenciais à gestão da sua vida financeira. Estes cartões de crédito pertencem à rede Visa, o que lhes transfere uma grande segurança no que respeita ao acesso alargado a serviços e à sua utilização em Portugal e no estrangeiro.

Para além disso, os cartões de crédito do Montepio têm associado o serviço 3D Secure, fazendo com que as compras online sejam mais seguras através da autenticação por SMS. Mas no que consiste?

O 3D Secure é um novo método de autenticação, gratuito, associado a um cartão, que permite efetuar compras e pagamentos na internet, com maior segurança, através da introdução de um código numérico de utilização única (One-Time Password - OTP) enviado por SMS para o telemóvel que o cliente titular de um cartão de crédito ou pré-pago deste banco associou, previamente, ao cartão.

Vantagens dos métodos de proteção de pagamentos


As vantagens deste método de proteção de pagamentos passam por:
- Identificação das lojas online onde as compras são efetuadas com o novo método de autenticação;
- Segurança nas compras efetuadas nas lojas online que tenham implementado o 3D Secure;
- Proteção dos cartões relativamente à fraude
- Garantia de segurança na utilização dos dados do cartão real em ambiente online.

Como funciona o serviço?

Quando o cartão for utilizado para efetuar uma compra num website de um comerciante aderente ao 3D Secure, para além dos dados usualmente solicitados (número do cartão, data de validade e código CVV), será solicitado um código adicional (OTP) que será enviado para o número de telemóvel associado ao cartão. Relativamente à adesão ao serviço, esta é gratuita e, no caso em concreto dos cartões de crédito do Montepio, pode ser efetuada através do Serviço Montepio24 (Net24, Netmóvel24 e Phone24) ou através de um balcão. Assim, sempre que realizar uma compra ou operação online com o cartão 3D Secure, será enviado um SMS para o número de telemóvel que associou previamente ao respetivo cartão. No entanto, caso a loja online não seja aderente ao 3D Secure, para preservar a segurança dos dados do cartão, pode utilizar, em alternativa, o serviço MB NET.

O Montepio disponibiliza cartões de crédito com a tecnologia de leitura por aproximação, isto é, contactless, que permitem a realização de operações de pagamento através da aproximação do cartão a curta distância (menos de 4cm) de um terminal de pagamento automático (TPA) preparado para receber este tipo de pagamentos. Os cartões de crédito e os TPA preparados para efetuar pagamentos utilizando a tecnologia contactless são identificados com um símbolo específico e com a tecnologia contactless pode realizar operações de pagamento apenas por aproximação do cartão ao terminal de pagamento automático (TPA) sem ter de introduzir o respetivo código secreto (PIN).

O valor máximo permitido para cada pagamento contactless, assim como o valor global das transações contactless sucessivas sem a inserção do PIN do cartão, está definido à partida pelo banco emissor do cartão. No caso do Montepio, foram definidos os seguintes valores máximos para todos os cartões com a tecnologia contactless:
- 20 euros para cada pagamento contactless;
- 60 euros como valor global das transações contactless sucessivas.

Desta forma, apenas poderá efetuar o pagamento contactless sem inserir o PIN do cartão se o valor da transação for igual ou inferior a 20 euros e ainda não tiver sido atingido o valor global de 60 euros em transações diárias e consecutivas. Um vez ultrapassados estes limites, só poderá voltar a efetuar pagamentos contactless depois de realizar uma nova operação (em TPA ou ATM) com inserção do respetivo PIN. Ocasionalmente, e como medida de segurança adicional, poderá ser solicitada a inserção do PIN do cartão em transações contactless aleatórias, mesmo que respeitados os limites máximos definidos para a sua utilização através da tecnologia contactless. São ainda permitidas operações de pagamento contactless de montante superior ao máximo definido para as transações sem introdução de PIN (20 euros), bastando para isso inserir o PIN do cartão. Para ver todas as ofertas de cartões de crédito do mercado, clique aqui.

Aguarde pelos resultados

Não encontra o que procura?
Que cartões de crédito deseja comparar?