Menu
Ligue
Ligue 211 165 765 Seg - Sex: 10h às 19h

Sucesso - terminou sessão

Enviaremos um email com as instruções para poder alterar a sua palavra-passe

Cartao de credito

Como funcionam os cartões de crédito com pontos?

Por ComparaJá.pt em October 27, 2017 | Tempo de leitura: 3 minutos

Cartões de Crédito com Pontos

Uma das vantagens dos cartões de crédito com pontos é poder amealhar pontos à medida que vai efetuando as suas compras.

Muitos dos cartões de credito disponíveis no mercado oferecem-lhe várias vantagens. Uma delas é a acumulação de pontos que pode mais tarde, trocar por compras, noites em hotéis ou viagens. Descubra como funcionam os programas de recompensa com pontos e como podem rentabilizar a utilização do seu cartão de crédito.

O que são?

Os cartões de crédito com pontos permitem que por cada compra que fizer com o seu cartão de crédito, recebe uma recompensa. Estes programas compensatórios associados aos cartões de crédito permitem que o cliente bancário angarie pontos que mais tarde podem ser convertidos em milhas aéreas, descontos, eletrodomésticos ou outros produtos e serviços.

Estes cartões de crédito fazem muitas vezes parte de um programa de fidelidade, uma vez que oferecem benefícios aos titulares que aderirem a programas de fidelização através da possibilidade de troca de pontos por milhas aéreas ou outro tipo de serviços.

Ao utilizar regularmente um cartão de credito, irá acumular pontos e pode trocá-los quando entender. Os seus gastos serão mais tarde transformados em passagens aéreas, diárias em hotéis, eletrodomésticos e outros tipo de produtos disponíveis dentro da rede de parceiros do cartão.
Saiba mais: Custos a considerar se pedir cartão de crédito

Como funcionam?

Ao utilizar um cartão de crédito com um sistema de recompensa, à medida que faz uma compra ganha pontos. Apesar de existirem formas diferentes de ganhar pontos, a maior parte dos cartões assume que por cada euro gasto, ganha um ponto. Assim sendo, ao gastar 10 euros numa compra ganha 10 pontos. Deve sempre que puder analisar a sua pontuação de forma a perceber a quantidade de pontos acumulados.

A pontuação sobe à medida que vai gastando. Por exemplo, quem utiliza o cartão de crédito para contas de consumo como é o caso da energia elétrica, água ou telefone pode ver desde logo a sua pontuação aumentar. Saiba, no entanto, que os pontos podem ter validade de dois a três anos e que se não fizer o seu resgate no tempo estipulado pode perdê-los.

Tal como na maior parte dos cartões de crédito disponíveis, para fazer a adesão a um cartão de crédito com pontos deve deslocar-se a um balcão de atendimento de um dos bancos emissores ou se preferir, fazer a adesão online. Basta inscrever-se num dos programas de recompensa disponíveis para começar a acumular pontos. É sempre necessário atingir um determinado número de pontos para conseguir trocá-los por passagens aéreas, usufruir de descontos ou de produtos e serviços.
Descubra: Como não perder milhas e pontos do cartão de crédito

Que cuidados deve ter?

Tal como todos os cartões de crédito, os cartões de crédito com pontos possuem vantagens que podem facilitar o seu dia-a-dia. No entanto, a sua utilização deve ser feita de forma responsável. A má utilização do cartão de crédito pode ser devastadora para o seu orçamento mensal no fim do mês.

Antes de utilizar o cartão de crédito, verifique que é a melhor opção de pagamento para si. Existem locais, como é o caso das estações de serviço, onde pode pagar uma taxa adicional por cada vez que abastece o seu automóvel e utiliza o cartão de crédito como forma de pagamento. Neste caso, é preferível optar por outra solução.

De seguida deve pensar no tipo de utilização que vai dar ao seu cartão. Vai sair muitas vezes da sua carteira? Ou será mais um cartão para encher o seu porta-moedas? Se vai utilizar muitas vezes o cartão de crédito, é preferível que opte por um cartão com uma taxa de juro mais baixa. Já se vai utilizar o seu cartão poucas vezes escolha um sem anuidade.

Encontre o Cartão de Crédito certo

Poupe dinheiro ao encontrar o cartão com mais benefícios para si.