Novobanco
Novobanco

Compara opções de crédito habitação, crédito pessoal e cartões de crédito do novobanco com todo o mercado

Porquê escolher o ComparaJá?
27 Milhões €
Poupança total
281.000+
Famílias ajudadas
233,94€
Poupança média mensal

Sobre o Novobanco

O Novo Banco surgiu em Lisboa, a 4 de agosto de 2014, devido à intervenção de emergência do Banco de Portugal com o objetivo de salvar os ativos bons do anterior Banco Espírito Santo (BES), que havia sido fundado em 1869.O Grupo Espírito Santo (GES) assumiu, durante largos anos, uma posição de liderança no mercado, chegando a estar presente, em 2014, em 25 países e 4 continentes, através de sucursais, escritórios de representação ou empresas associadas, construindo um campo internacional que chegou a pesar metade dos lucros da empresa. O BES chegou mesmo a ser a segunda maior instituição financeira privada em Portugal em termos de ativos líquidos, com uma participação média de mercado de 20,3% e 2,1 milhões de clientes.O Novo Banco foi então capitalizado em 4.900 milhões de euros pelo Fundo de Resolução, criado pelo Estado português juntamente com o setor financeiro e com recursos da Troika. Usaram-se também os 380 milhões que já estavam no Fundo.O restante foi colocado pelos bancos privados em Portugal, somando 635 milhões de euros. Este Fundo, que tem três administradores, é o único acionista do Novo Banco, até à realização de uma operação de venda. Vítor Bento, anterior presidente do Conselho de Administração da SIBS, mudou-se para o Novo Banco. Um mês e meio depois de ter entrado em funções, Bento abandonou a liderança do Novo Banco e foi substituído, em setembro de 2014, por Eduardo Stock da Cunha.

Esta instituição financeira incorporou todos os trabalhadores, agências, depósitos, clientes de crédito e detentores de obrigações seniores do Banco Espírito Santo. Em agosto de 2014 foi lançada a primeira campanha de comunicação do Novo Banco, para dar início à mudança da imagem desta entidade bancária.O rebranding do banco foi, assim, levado a cabo de forma progressiva, começando pela substituição das fachadas dos balcões da instituição. No dia 3 de dezembro de 2014, o Novo Banco divulgou o balanço de abertura, registando ativos na ordem dos 72,4 mil milhões de euros. O rácio de solvabilidade situou-se nos 9,2%, acima dos 7% exigidos pelo Banco de Portugal e dos 8% impostos pelo Banco Central Europeu. Os recursos de clientes superaram os 27,2 mil milhões de euros e o crédito concedido cifrou-se em 38,5 mil milhões, dos quais 70% foram dirigidos a empresas.Em março de 2017, o Banco de Portugal anunciou que 75% do capital social do Novo Banco seria detido pelo fundo americano Lone Start Funds. Consequentemente, o Fundo de Resolução do Novo Banco ficou com os restantes 25%.O Novo Banco oferece atualmente uma vasta gama de produtos e serviços bancários e financeiros, tais como contas à ordem, programas de poupança, meios de pagamento, investimento, gestão de ativos, private banking, banca de investimento, seguros, crédito pessoal, crédito habitação e cartões de crédito.

Perguntas Frequentes

Qual a oferta de Crédito Habitação deste banco?
E a nível de crédito pessoal, que oferece esta entidade bancária?
Cartão de crédito Novo Banco: quais as opções?
Porquê escolher o Novo Banco?
Compensa simular através do ComparaJá?
André Pedro
Conteúdo Revisto por André Pedro
Managing Director do ComparaJá.pt
Especialista em Crédito Habitação e Crédito Pessoal certificado pelo instituto de Formação Bancária e intermediário de crédito credenciado pelo Banco de Portugal.