Menu
Ligue
Ligue 211 165 765 Seg - Sex: 10h às 19h

Sucesso - terminou sessão

Enviaremos um email com as instruções para poder alterar a sua palavra-passe

Em 5 minutos, compare o mercado e encontre o financiamento certo para si.

Simular crédito à habitação


Nota: o vídeo acima reproduz excertos de uma reportagem da autoria da TVI, tendo sido emitida originalmente no Jornal da Uma do canal TVI24. O acesso ao conteúdo original poderá sei feito através do site do canal em: https://tviplayer.iol.pt/programa/jornal-da-uma/53c6b2633004dc00624392e1/video/58c2bd160cf2b10cb6619ee3

Crédito Habitação

Ao efetuar uma simulação personalizada na plataforma do ComparaJá.pt o utilizador evita ter de se deslocar fisicamente a todas as instituições financeiras para obter propostas de financiamento. Através do nosso simulador de crédito habitação é possível comparar todas as ofertas do mercado e solicitar um crédito habitação no banco desejado.

Passo 1: Simulação no ComparaJá.pt

Em primeiro lugar, o cliente deverá indicar, no nosso simulador, qual o montante de financiamento e o prazo de pagamento pretendidos, assim como o valor de compra da casa. Depois de preencher alguns dados sobre si, o consumidor terá acesso a todas as soluções do mercado de crédito habitação.

Passo 2: Escolha do financiamento

Ao ser-lhe apresentada toda a oferta do mercado, o cliente consegue comparar as soluções de crédito habitação de todos os bancos e selecionar aquele que considera ser o melhor financiamento para o seu perfil. Após escolher o empréstimo, o consumidor deverá facultar algumas informações adicionais que nos ajudarão a adequar ainda mais a oferta existente às suas necessidades.

Passo 3: Envio de documentação

Depois de selecionado o empréstimo pretendido, o consumidor será contactado por um gestor de clientes do ComparaJá.pt, que ficará responsável pelo processo de crédito habitação e que o agilizará.

Nesta fase será necessário que o consumidor envie ao gestor toda a documentação exigida pelos bancos para a análise do processo e avaliação do nível de risco. Este diagnóstico determinará se o cliente em questão é viável e se, consequentemente, o seu pedido de crédito será ou não aprovado.

Passo 4: Receção de propostas vinculativas e finalização do processo

Após o envio da documentação por parte do cliente, o gestor do ComparaJá.pt irá, então, recolher propostas vinculativas junto dos vários bancos em Portugal e apresentará as que melhor se enquadram no seu perfil e necessidades. Cada proposta conterá todas as condições do crédito habitação de cada banco, bem como as respetivas Fichas de Informação Normalizada Europeia (FINE).
As instituições financeiras normalmente requerem o seguinte conjunto de documentos para avaliar a viabilidade do processo:
  • Documentos de Identificação, podendo ser o Cartão de Cidadão ou o Bilhete de Identidade e o Cartão de Contribuinte;
  • Comprovativos de rendimentos:
    • Funcionário público ou trabalhador por conta de outrem: fotocópia dos 3 últimos recibos de vencimento, última declaração de IRS e Nota de Liquidação, extratos bancários dos últimos 3 ou 6 meses e declaração da entidade patronal que comprove o vínculo laboral e a antiguidade na empresa.
    • Trabalhador por conta própria: fotocópia da última declaração de IRS e Nota de Liquidação, extratos bancários dos últimos 6 meses e declaração de início de atividade ou certidão de registo comercial.
    • Pensionista: fotocópia da última declaração de IRS e Nota de Liquidação, bem como comprovativo de pensão ou fotocópia dos extratos bancários dos últimos 3 meses.
  • Documentação do imóvel, nomeadamente a escritura de compra e venda ou a Certidão do Registo Predial e a Caderneta Predial Urbana.
No entanto, é importante que o cliente saiba que a instituição financeira poderá pedir outros documentos para uma análise de risco mais detalhada.
Muitas instituições bancárias disponibilizam ao cliente um conjunto de produtos e serviços que, quando subscritos, permitem obter uma bonificação no spread. No entanto, é importante notar que, para que esta redução do spread se mantenha durante toda a vigência do contrato de crédito, é necessário manter a subscrição destes produtos e serviços.

Embora o spread seja um dos aspetos fundamentais a analisar aquando da comparação de várias propostas de crédito habitação, o cliente não deve descurar outros fatores. Até é possível que a prestação mensal de um empréstimo com um spread mais reduzido seja mais elevada devido aos custos associados aos seguros e às comissões de processamento. Assim, é fundamental que o consumidor olhe também para a TAEG (Taxa Anual Efetiva Global), que engloba e reflete todos estes encargos com o empréstimo, e também para o MTIC (Montante Total Imputado ao Consumidor), que representa o custo total do crédito.

Simulador líder em Portugal de produtos de Crédito e Telecomunicações

100% gratuito
Rápido e simples
Imparcial e independente

Utilize os simuladores do ComparaJá.pt para resumir todo o mercado às opções mais adequadas para si. Beneficie do nosso acompanhamento personalizado, sem compromissos, para aderir à melhor oferta de forma informada.

customerpromise.alt

Consiga as melhores condições no seu Crédito Habitação

Para além de agregarmos e compararmos todas as ofertas existentes no mercado português, apresentamos também as características e vantagens de cada produto.
Dessa forma, garantimos que os nossos utilizadores conseguem tomar uma decisão informada, beneficiando das melhores condições para o seu perfil e necessidades.
Facilitamos todo o processo de análise e comparação do mercado ao permitir o acesso, de forma intuitiva e em menos de 1 minuto, a todos os custos e condições contratuais de cada produto.

Testimonial person
Sem ter de ir aos bancos encontrei ajuda no simulador do ComparaJá para escolher o meu empréstimo para a casa. O apoio ao telefone foi impecável e trataram-me tudo. Recomendo.
Ana Santos, 52 anos, Setúbal