Menu
Ligue
Ligue 211 165 765 Seg - Sex: 10h às 19h

Sucesso - terminou sessão

Enviaremos um email com as instruções para poder alterar a sua palavra-passe

Credito pessoal

Crédito pessoal: o que deve saber sobre a prestação mensal em Portugal?

Por ComparaJá.pt em October 27, 2017 | Tempo de leitura: 5 minutos

Prestação mensal em Portugal
Contratar um crédito pessoal com prestação mensal em Portugal pode ser uma solução para tornar alguns dos seus sonhos realidade. Mas optar por esta solução tem um preço. Saiba qual.

Os dados divulgados pelo Banco de Portugal revelam que em setembro de 2015 foram realizados 31.580 novos contratos de crédito pessoal no valor total de 181.72 milhões de euros. Este número compara com os números de agosto, onde existiram menos 2.200 contratos realizados. É importante ainda referir que a maior parte dos contratos realizados em setembro foram contratados para crédito pessoal sem fim específico ou para compra de equipamentos para o lar.

Um aumento de 8,7% em relação aos contratos de crédito pessoal assinados em agosto. Se está a pensar em contratar um crédito pessoal deve primeiro que tudo avaliar se o seu orçamento mensal está preparado para o impacto de uma prestação mensal em Portugal durante um período de tempo extenso. Fique a saber como calcular a sua taxa de esforço e o impacto que uma prestação mensal em Portugal pode ter nas suas finanças.

1. O que é a taxa de esforço?

A taxa de esforço é uma percentagem do rendimento familiar destinada ao pagamento das prestações de créditos. Assim sendo, a taxa de esforço é calculada da seguinte forma:

Taxa de Esforço = (Encargos Financeiros Mensais/Rendimento Mensal) x 100

A taxa de esforço não deve ser muito elevada, sendo que muitos especialistas em finanças pessoais aconselham a que não seja superior a 30% do rendimento do agregado familiar. Até porque quanto maior for a taxa de esforço, maior será o risco de surgirem dificuldades financeiras.

Lembre-se ainda que se recorrer a um empréstimo com uma taxa de juro variável, a sua taxa de esforço pode subir se a taxa EURIBOR aumentar. Se a sua taxa de esforço já é elevada deve ponderar em utilizar as suas poupanças para amortizar uma parte dos créditos ou recorrer ao crédito consolidado.

2. O que é a prestação mensal em Portugal?

A prestação mensal em Portugal do crédito pessoal é o valor mensal que vai pagar ao longo do período de reembolso do pedido de crédito. De forma a facilitar a gestão do seu orçamento, a prestação mensal pode ser paga num período de um a cinco anos.

Para ter uma ideia do que vai pagar mensalmente é necessário que olhe com atenção para o montante do empréstimo, o custo total do empréstimo, a taxa de juro e outros custos associados ao crédito e ainda para o prazo de reembolso.

Mas existem outras variáveis que podem influenciar o valor final a pagar da prestação mensal como é o caso Taxa Anual Nominal (TAN), comissões anuais (quando aplicáveis), imposto sobre o crédito, a comissão de processamento mensal, o imposto sobre o juro e o imposto de selo sobre todas as comissões. O seguro de vida e o seguro de proteção ao crédito, apesar de ser obrigatório em certas instituições, não entra para o cálculo da Taxa Anual de Encargos Globais (TAEG).

No contrato do crédito pessoal deve estar especificado de forma clara e simples o tipo, duração, montante total e condições de utilização do crédito. Deve também constar informação respetiva sobre a TAN, TAEG e o montante total imputado ao consumidor. Se está a pensar em contratar um crédito pessoal pode conhecer qual a melhor prestação mensal em Portugal para si recorrendo ao nosso comparador.

Encontre o Crédito Pessoal para os seus projetos

Poupe 5.500€ em juros e comissões ao encontrar o crédito pessoal certo para si.