Menu
Ligue
Ligue 211 165 765 Seg - Sex: 10h às 19h

ADSL: compare aqui grátis todos os pacotes

Mais de 400 pacotes disponíveis em Portugal.

TV TV
NET NET
VOZ VOZ
Como funciona:
Indique o que precisa num pacote TV Net Voz e veja quanto pode poupar.
  • Descubra o que oferecem as operadoras na sua zona.
  • Perceba todos os custos e letras pequenas dos contratos.
  • Adira às melhores ofertas com o apoio telefónico dos nossos especialistas.
Deseja acrescentar telemóveis ao pacote TV Net Voz?
Quantos?

TV Net Voz

A ligação via ADSL é uma ligação de banda larga, providenciando Internet de alta velocidade. Esta tecnologia, cujo acrónimo significa Assymetrical Digital Subscriber Line, funciona basicamente através das linhas telefónicas, utilizando as mesmas como transmissoras de dados.

Em Portugal, a ADSL já tem alguma história uma vez que existe desde o início do século XXI, tendo uma penetração bastante grande no mercado, uma vez que aproveita as ligações pré-existentes a nível de cabos telefónicos. Hoje em dia, contudo, esta tecnologia já começa a decair, sobretudo com a concorrência do Satélite, mas sobretudo da Fibra Ótica.
Há diversas características que diferenciam a ADSL da Fibra Ótica, sendo estes das tecnologias mais populares de ligação à Internet. Em primeiro lugar, a verdade é que a Fibra Ótica, sendo mais moderna, permite igualmente uma velocidade superior de acesso à Internet. Enquanto a tecnologia ADSL permite ligações até 24 Mb, a Fibra permite que esta velocidade alcance até 1 Gb.
Apesar das diferentes operadoras (MEO, Vodafone e NOS) se focarem mais na oferta de Fibra Ótica, a verdade é que algumas mantêm ainda pacotes de internet com ADSL. Os casos mais exemplificativos são a MEO ADSL e a ADSL Vodafone, uma vez que estas duas operadoras ainda permitem aos seus clientes ter este tipo de ligação de internet. Já a NOS ADSL não é uma possibilidade, uma vez que a operadora apenas possui alternativa de Satélite ou de Fibra.
A verdade é que os preços atualmente praticados pelas operadoras, quer o cliente deseja ligação de Fibra ou ADSL, não são muito diferentes. Caso haja essa alternativa, e porque é uma tecnologia que oferece melhores condições, a opção deve recair na Fibra, uma vez que esta possui a melhor relação qualidade-preço. Contudo, na realidade ainda há zonas do país onde a Fibra Ótica não possui penetração, pelo que a melhor alternativa passará pela ADSL.
Para além do que já foi mencionado, a tecnologia ADSL também apresenta uma outra série de potencialidades que importa apresentar. Entre estas encontram-se:

  • Apresenta pouca variação na largura de banda, já que sofre apenas reduções nas alturas de pico
  • Não “rouba” espaço à linha telefónica
  • A ADSL tem um conexão aceitável (embora pior que a Fibra Ótica) para quem quiser ver filmes e séries em streaming, assim como para jogos online
Não só de vantangens é feita esta ligação por cabo ADSL. Também há pontos a ter em conta quando se opta por esta tecnologia de ligação à Internet. Entre estes estão:

  • Modems podem estar sujeitos a ataques informáticos, pelo que é essencial o uso de uma boa firewall
  • Como já foi referido, sobretudo comparado com novas tecnologias de Fibra Ótica, o ADSL tem relativamente baixa velocidade de upload e download