Sucesso - terminou sessão

Enviaremos um email com as instruções para poder alterar a sua palavra-passe

O melhor guia de internet e pacotes TV Net Voz em Portugal

Poder navegar na internet a partir de casa tornou-se essencial nos dias de hoje. Pode ver filmes, fazer chamadas gratuitas para qualquer parte do mundo e até trabalhar a partir de casa. Escolher o tarifário de internet certo não é sempre fácil, sobretudo quando há tantas empresas no mercado português a tentar captar a sua atenção.
O ComparaJá.pt apresenta-lhe tudo aquilo que precisa de saber para poder fazer uma escolha informada e escolher o melhor tarifário para si.
Se quiser comparar todos os tarifários de internet disponíveis no mercado, dispomos de uma ferramenta de comparação rápida e fácil de usar, para encontrar os melhores negócios de telecomunicações.
Para aceder à internet a partir de casa, terá de subscrever um tarifário de internet, que não é mais que um contrato assinado entre cliente e operadora do qual consta o limite de tráfego de que pode usufruir num determinado período.

Ainda que possa ter acesso à internet através de locais públicos, é recomendável que tenha preferência por fazê-lo em casa, a partir de uma fonte segura. As redes de wi-fi públicas são mais vulneráveis a ataques de hackers que poderão tentar aceder ao seu computador e à sua informação privada. A sua rede doméstica, por sua vez, garante-lhe uma maior proteção, tanto de dados como de senhas de acesso. Mesmo assim, certifique-se de que a sua palavra-passe é difícil de adivinhar, para que quem quer que esteja a tentar aceder às suas contas pessoais não o consiga.

Para saber mais sobre como proteger a sua informação contra atividades duvidosas, leia o nosso guia sobre segurança dos cartões de crédito e fraude.
O seu tarifário de internet estabelecerá vários fatores afetos ao seu contrato com o seu fornecedor, bem como os limites de uso:

  • Taxas
  • O seu tarifário de internet indicará quanto irá pagar pela internet, e com que periodicidade. Irá também definir quando é que terá acesso à internet. Os contratos podem variar, podendo oferecer planos diários, semanais ou mensais. Caso se esqueça de pagar a sua fatura, poderá sofrer um corte no acesso, bem como acréscimo de taxas de atraso no pagamento. Estas especificidades ficarão também assentes no contrato, pelo que deverá lê-lo com atenção.
  • Limites de tráfego
  • Enquanto alguns tarifários oferecem acesso ilimitado à internet, outros estabelecem limites quanto aos dados que podem ser utilizados para downloads num determinado período. Por exemplo, pode ter um contrato que permite um máximo de 60GB de internet por mês.
  • Data rate
  • O tarifário também define a velocidade de conexão. Se subscrever um tarifário com menos Mbps (Megabits por segundo), a internet será mais lenta e poderá notar que as páginas, imagens e vídeos demorarão mais a carregar.
É sempre útil perceber como é que funciona o consumo de internet e como é medido, especialmente para quem tem tráfego limitado. Tudo o que fizer na internet, desde compras até jogos online, consome dados. Algumas atividades consomem mais dados que outras, mas como é que sabe quanto é que cada um gasta e quantos gigabytes de dados precisa no total.
  • GB: Gigabyte
  • MB: Megabyte (1000 MB = 1 GB)
  • KB: Kilobytes (1000 KB = 1 MB)
Os dados que precisa dependem daquilo que usa da internet, mas como não é fácil adivinhar exatamente quando irá consumir, tem aqui algumas linhas orientadoras que dar-lhe-ão uma ideia de quanta internet consome. Estes números não são 100% corretos uma vez que são baseados em médias (por exemplo, considere-se para uma música a duração que uma faixa tem em média), servindo apenas para referência, pelo que não deverá confiar exclusivamente neles.
  • 0.3 GB = Navegar em websites durante 40 horas
  • 0.8 GB = enviar 200 emails (sem contar com anexos, que aumentarão este número)
  • 2.1 GB = Download de um filme (que não seja HD)
  • 4 MB = Download de uma música
  • 5.2 GB = 80 horas de rádio online
As consequências de exceder o uso de internnet dependem de cada tarifário, por isso garanta que verifica o seu contrato e veja em que incorre caso tennha limite de dados. Eis algumas das consequências mais comuns:
  • Pode ser-lhe cortado o acesso à internet
  • Poderá ser-lhe cobrada a utilização de internet adicional
  • Poderá continuar a ter internet, embora a uma velocidade extremamente lenta.
Se tiver aderido a um tarifário com limite de dados, o seu fornecedor de internet irá geralmente contactá-lo para o notificar de que excedeu uma percentagem da utilização de internet. Este aviso servirá para evitar que tenha de pagar taxas ou outras eventuais consequências de exceder o limite de dados.
Se estiver constantemente a ser notificado por estar a aproximar-se do limite, talvez esteja na altura de procurar um tarifário com maior limite de dados que se adeque mais às suas necessidades.
Há alguns critérios a ter em consideração quando pretende escolher um tarifário de internet. Por isso é que os expomos, com as respetivas vantagens e desvantagens, para providenciar apoio na tomada de decisão.
Não há uma escolha certa, tudo depende de quanta internet irá consumir. Um pacote de internet ilimitada irá permitir-lhe navegar na internet tanto quanto queira sem ter de se preocupar em exceder o limite de dados. A verdade é que certos utilizadores precisam apenas de uma determinada quantidade de dados para uma atividade online reduzida, pelo que nestes casos fará mais sentido optar por um pacote limitado, que se encaixe melhor no seu perfil.
Poderá navegar tanto quanto queira sem ter de se preocupar com limites, o que é particularmente vantajoso se estiver a partilhar o acesso à internet com o seu agregado familiar.
Poderá ver filmes os filmes que quiser, bem como desempenhar outro tipo de atividades online que exijam maior consumo de dados.
Poderá estar a pagar por internet que na verdade não precisa.
Para quem utiliza a internet pontualmente esta pode ser uma boa opção.
Se gastar demasiados dados móveis, o seu acesso à internet pode ser condicionado, ou podem ser-lhe cobrados encargos extra.
Se continua sem ter ainda certeza de quanta internet irá precisar no seu tarifário, identificar o seu perfil de utilizador servirá de ajuda.
Usa a internet todos os dias e para atividades que consomem muitos dados, como ver programas televisivos em streaming, fazer downloads de filmes, ouvir música ou jogar jogos online?
O que deve procurar:
  • Tarifários com boa oferta de dados móveis.
  • Internet com boa qualidade (Upload/Download)
Utiliza internet todos os dias, mas principalmente para operações de baixo consumo de dados, como verificar o seu email, visitar as redes sociais e fazer pesquisas. No entanto, vê de vez em quando vídeos no youtube e faz Download de música com alguma regularidade.
Aquilo que deve procurar:
  • Encontre um tarifário com um limite de downloads moderado mas que seja suficiente para cobrir as suas necessidades
  • A velocidade de Download é também importante
Não usa propriamente a internet numa base diária e, quando o faz, é com o propósito de fazer pesquisas rápidas e aceder a websites constituídos maioritariamente por texto ou para aceder ao seu email.
Aquilo que deve procurar:
  • Um tarifário cujo limite de tráfego vá ao encontro daquilo que necessita
  • A velocidade da internet não é uma prioridade, uma vez que raramente vê vídeos ou ouve música online
  • Deverá encontrar várias ofertas de tarifários muito económicos
A velocidade da conexão à internet depende de diferentes fatores e é medida em Mbps (Megabits por segundo) e Kbps (kilobits por segundo). Quanto mais altos forem estes indicadores, mais rápida será a sua conexão à internet que, apesar de importante, poderá não ser a sua prioridade. Isso irá depender do tipo de perfil de utilizador em que se encaixa. Por isso, queira refletir sobre a possibilidade de pagar mais por uma velocidade mais rápida.
Há vários fatores que definem a sua velocidade à internet:
  • A distância ao servidor de internet: quanto mais perto estiver do router, melhor.
  • O propósito da utilização da internet: Utilizadores que façam downloads de filmes em HD (high-definition) e que usem a internet para atividades que exijam elevada transferência de dados podem ter uma redução na velocidade da internet. Isto é feito propositadamente pelo seu fornecedor de internet como medida de prevenção. Uma utilização abusiva da internet por parte de um cliente pode por em causa a qualidade da utilização de outros clientes.
  • Número de utilizadores: Quanto mais pessoas estiverem a tentar aceder à rede ao mesmo tempo, mais lenta será a conexão.
  • Os cabos e o router: O hardware não é sempre o mesmo, e alguns equipamentos não acompanham uma determinada velocidade tão bem como outros, pelo que podem abrandar a conexão.
  • O tempo: A velocidade da internet pode ser negativamente afetada por condições climatéricas extremas, como grandes chuvadas ou temporais.
Se está à procura de bons negócios em termos de pacotes de telecomunicações, tem hoje em dia à sua disposição inúmeras ofertas em Portugal. As operadoras incluem nesses pacotes outros serviços para além da internet, como telefone fixo e televisão. De qualquer das formas, certifique-se de que lê o contrato exaustivamente para ter conhecimento sobre o que está a ser oferecido.
  • Pagar vários serviços numa só fatura significa menos papeladas, tornando o pagamento mais facilitado.
  • Melhores negócios em termos de preços.
  • Terá menos hipótese de escolha, já que os tarifários incluídos em pacotes são menos personalizáveis.
  • Já tem subscrição de serviços de televisão e de telefone que não pretende cancelar.
  • Permite-lhe maior flexibilidade na escolha daquilo que pretende de cada serviço.
  • Diferentes contratos com diferentes operadoras significa mais empresas com as quais terá de lidar e, consequentemente, mais contas que terá de se lembrar de pagar.
Para além dos custos de utilização de internet acordados no seu contrato, existem outros encargos a considerar:
  • Taxas de instalação
  • Multas de atraso no pagamento da conta
  • Preço do router (os routers são muitas vezes oferecidos no plano subscrito)
  • Encargos por exceder o limite de tráfego
  • Encargos por cancelar o contrato antes de terminar o período de fidelização
  • Custos associados à troca de operadora
  • Fiabilidade: Perante a necessidade de escolher uma operadora para contratar um serviço de internet, deverá fazer uma pesquisa online, trocar impressões com os seus amigos e familiares e procurar conhecer outras experiências com as empresas nas quais tem interesse. Se uma empresa tem um historial de más práticas na relação com o consumidor, talvez não seja a mais indicada para si.
  • Cobertura: Antes de assinar contrato, verifique se a área onde vive beneficia da cobertura da operadora em questão. Normalmente as operadoras partilham esta informação nos seus websites, por isso confirme antes de se comprometer.
Agora que já sabe o que deve procurar quando tiver de escolher um tarifário de internet, pode aceder ao nosso comparador rápido e fácil de utilizar para comparar todos os diferentes negócios do mercado e, assim, encontrar o certo para si.

Compare e adira em 3 passos

Porquê o ComparaJá.pt?

100% gratuita
Rápida e simples
Imparcial e independente

O ComparaJá.pt é o portal de referência dos portugueses na hora de escolher os melhores produtos financeiros para o seu perfil e necessidades. A nossa plataforma apresenta informações atualizadas e fidedignas de uma forma transparente e descomplicada.

Testimonial person
Foi através do ComparaJá.pt que consegui rapidamente comparar todas as ofertas de mercado e escolher a oferta que mais se enquadrava com o que pretendia.
Diogo Antunes, 29 anos, Montijo

Dicas de Finanças Pessoais exclusivas

Fique a par das últimas novidades financeiras e receba as melhores dicas sobre como poupar dinheiro ao subscrever a nossa newsletter.

Últimos Artigos

Mantenha-se a par das mais recentes novidades do mundo financeiro e as melhores dicas de poupança.
Veja todos os artigos do nosso blog