Menu
Ligue
Ligue 211 165 765 Seg - Sex: 10h às 19h

Tv net voz

Chamadas internacionais versus roaming: conheça as diferenças

Por Rute Claro em October 27, 2017 | Tempo de leitura: 3 minutos

chamadas internacionais

Já alguma vez olhou para um tarifário de uma operadora de telecomunicações e deparou-se tanto com as tarifas de roaming como com o preço das chamadas internacionais e ficou com dúvidas sobre as diferenças? Sabe quando está a utilizar um ou o outro e em que é que isso influencia o valor que paga nas suas comunicações? Aprenda a distinguir.

Recorremos ao exemplo da Inês, uma jovem estudante, cosmopolita, muito sociável e que adora viajar. No seu segundo ano da licenciatura fez um programa de intercâmbio e estudou um semestre nos Estados Unidos. Após o seu regresso, há 3 anos atrás, tem realizado pequenos estágios de voluntariado no verão, em diversas cidades mundiais.

Já foi a Cabo Verde, México e Macau. No decorrer das suas experiências internacionais, fez imensos amigos de todos os cantos do mundo.
Conheça: 5 razões para fazer um seguro de viagem

Em que situações efetua chamadas internacionais?

Quando a Inês voltou à sua vida normal na faculdade, em Portugal, não quis perder o contacto com os amigos que foi fazendo ao longo das suas idas ao estrangeiro.

Embora a jovem recorresse a muitas aplicações no seu smartphone para falar com os seus amigos (como o Skype, WhatsApp, Viber ou Messenger), a verdade é que nem sempre lhe era possível utilizar dados móveis ou redes Wi-Fi e, então, acabava por, de quando em vez, fazer uma chamada internacional para contactar os seus amigos espalhados pelo globo.

As chamadas internacionais são ligações de voz que se realizam do país de origem do consumidor para outro país do mundo. Os valores das chamadas internacionais variam consoante o destino da ligação.

A Inês decidiu contactar a sua operadora de telecomunicações para tentar perceber qual a melhor forma de efetuar estas chamadas internacionais sem ver a sua fatura aumentar drasticamente. Existem tarifários com valores mais acessíveis de chamadas internacionais do que outros e se também costuma efetuar este tipo de comunicações, o melhor mesmo é percorrer o mercado e escolher um que dê este tipo de vantagens:

Quando é que utiliza o serviço de roaming?

Enquanto a Inês esteve a viajar pelos quatro cantos do Mundo, utilizou sempre o seu telemóvel, tanto para chamadas e SMS como para dados móveis, o que implicou dispor de roaming.

O roaming é um serviço pago que permite aos consumidores utilizarem o seu telemóvel para realizar comunicações e dar uso aos seus dados móveis exclusivamente fora do seu país de origem. Este serviço é prestado pela operadora de telecomunicações e difere consoante o país para onde se vai viajar.

Quando estiver de férias fora de Portugal, lembre-se que todas as comunicações que faz estão incluídas no serviço de roaming: desde chamadas e SMS para Portugal, a chamadas e SMS para outro país ou dentro do país onde se encontra de férias. Recorde-se, ainda, que deve sempre consultar os custos associados a efetuar ou receber chamadas, SMS e utilizar dados móveis através de roaming, pois variam consoante o país e a operadora em questão.
Descubra: Dicas para umas férias baratas
Enquanto esteve a viajar, a jovem estudante fez diversas chamadas para Portugal, para falar com familiares, mas também enviou mensagens e fez chamadas para o país onde estava na altura e para os outros países onde tem os seus amigos.

Por exemplo, quando esteve no México ligou aos seus pais para dar notícias, telefonou para as pessoas da Organização Não Governamental para a qual trabalhava, mas também enviou mensagens aos seus amigos da Colômbia que iam viajar para o México enquanto a Inês lá estivesse.

Se viajar para algum país dentro da União Europeia, as sobretaxas de roaming não se aplicam (desde o passado dia 15 de junho de 2017), caso não ultrapasse os limites definidos e se fizer uma utilização responsável dos serviços de telecomunicações.
Leia mais: Fim do roaming na UE
Por outro lado, caso viaje para fora da União Europeia (como a Inês, que visitou vários continentes), as taxas de roaming variam consoante o país de destino.

Existem também tarifários ou pacotes, específicos de cada operadora, que são especialmente concebidos para quem utiliza intensivamente os serviços em roaming.

A jovem, que é muito ligada às tecnologias, não deixou de contactar a sua operadora antes de partir para a sua próxima aventura internacional, para se informar das tarifas de roaming aplicadas ao país de destino, bem como de possíveis tarifários que fossem compensatórios para ela.
Saiba mais: Tudo sobre a app Registo Viajante

Descubra as principais diferenças

Ficou esclarecido com o caso da jovem Inês? Se ainda não compreendeu, na totalidade, a distinção entre chamadas internacionais e roaming, simplificámos tudo na tabela abaixo:

homeChamadas internacionais earthRoaming Internacional
Um cliente português tem um cartão de uma operadora portuguesa. Em território nacional, utiliza o seu telemóvel para ligar para um cliente de uma operadora do Canadá, por exemplo. Um cliente português, com um cartão de uma operadora portuguesa, viaja até ao Brasil e faz chamadas com o seu telemóvel, por exemplo.

Agora que já sabe a diferença entre chamadas internacionais e roaming internacional, não se esqueça de saber quais as tarifas em vigor. É importante perceber se existem pacotes que compensa contratar quando vai de férias para fora de Portugal ou quando precisa de ligar muitas vezes a um familiar que mora no estrangeiro. Pode ser vantajoso mudar de tarifário temporariamente se a poupança se justificar.

Se viaja bastante para fora da União Europeia e se faz muitas chamadas internacionais, talvez deva considerar um pacote de telecomunicações que inclua tarifas mais direcionadas para comunicações internacionais. Ter um pacote de telecomunicações que seja o mais ajustado possível às suas necessidades é um fator muito importante para poupar dinheiro ao final do mês.

Encontre o pacote TV Net Voz mais adequado para si.

Compare mais de 400 pacotes de telecomunicações.