Menu
Ligue
Ligue 211 165 765 Seg - Sex: 10h às 19h

Sucesso - terminou sessão

Enviaremos um email com as instruções para poder alterar a sua palavra-passe

Tv net voz

Como medir a velocidade da internet em casa?

Por Nair Dos Santos em October 27, 2017 | Tempo de leitura: 5 minutos

velocidade da internet
Tem a certeza de que a internet que tem em casa é realmente tão rápida como a sua operadora diz que é? É altamente desgastante quando o serviço que tem não corresponde às suas expetativas. Seja nos momentos de lazer ou especialmente quando se trata de trabalho, falhas frequentes podem ser desesperantes. Saiba como contornar isto, medindo a velocidade da internet, que aspetos deve ter em conta e que direitos lhe assistem enquanto consumidor.

Desde logo, é importante notar que a velocidade da internet que tem na sua habitação nunca será constante. Haverá sempre oscilações que decorrem da existência de variáveis que afetam o seu desempenho real, nomeadamente: o facto de poder estar a usar um computador já obsoleto, a possibilidade de o mesmo estar infetado com malware, quão sobrecarregado se encontra o servidor, entre outros fatores.
Saiba mais: Comprar antivírus: qual a oferta das operadoras?

Naturalmente também se registarão diferenças entre estar ligado diretamente por cabo ou estar a usar o Wi-Fi, uma vez que, no caso do segundo, a distância relativamente ao router é um fator que influencia negativamente a performance da velocidade da internet.

Há que contar ainda com a possibilidade de, nalguns momentos específicos – nomeadamente congestionamentos de rede -, as operadoras recorrerem a medidas de gestão de tráfego que contribuirão para restringir a velocidade da internet. O objetivo destas ações é impedir que seja esgotada a capacidade de rede (o que é bom para o utilizador, mas, porém, note que no seu contrato isto também deverá estar mencionado).
Descubra: O que ter em atenção quando escolhe Internet fixa?

Como saber devidamente qual o serviço de internet que contratou?

Desde logo, e consoante a ANACOM, quando realiza um contrato com a operadora de telecomunicações para obter internet fixa existem informações que devem constar do mesmo.

Em primeiro lugar, deve conter esclarecimentos sobre a velocidade mínima, que indica que a internet que terá em casa nunca poderá ser inferior a esse valor. Obviamente, se ocorrer uma falha completa do serviço em casa, esta regra não se aplica.

Em segundo lugar, devem ainda estar discriminadas a velocidade normalmente disponível (ou seja, aquela que pode esperar regularmente quando acede à internet) e a velocidade máxima, que indica que a internet nunca excederá determinado valor.

E, por fim, deverá ainda ter acesso à chamada velocidade anunciada, que diz respeito ao valor que a operadora comunica comercialmente em campanhas de marketing e de publicidade.

Chamamos a atenção ainda para a designação “tráfego ilimitado”, que pode ser enganadora. Na verdade, só possui isto se a oferta da sua operadora não tiver quaisquer limitações durante toda a duração do contrato. Caso, porventura, aconteçam restrições, estas devem ser completamente excecionais e muito limitadas no tempo.

Caso verifique que o serviço que possui não tem o desempenho que é suposto (e que se encontra descrito no contrato), havendo uma discrepância significativa, então deverá contactar a ANACOM para que esta possa averiguar esta diferença através do seu sistema de controlo certificado e, por sua vez, dar seguimento a medidas corretivas em decorrência do incumprimento contratual.
Saiba mais: Internet de Banda Larga: ADSL ou Fibra Ótica?

Para medir a velocidade da internet: realize o speed test

Em princípio, a velocidade da internet pode ir de 1.0 Mbit/s até 400.0 Mbit/s e existe mais do que um canal disponível para testar.
Leia mais: Hotspot Portátil: tudo o que precisa de saber

velocidade-da-internet-gif

Proceder ao speed test é uma forma de provar que a sua internet é (ou não) a que consta realmente do seu contrato e, por conseguinte, mostrar à operadora e negociar alterações, se necessário.

Para fazer o teste, note, em primeiro lugar, que precisa de instalar o Java, caso não tenha. É necessário ainda usar um cabo de rede Ethernet para conectar o modem ou o router Wi-Fi ao PC – não se deve realizar o teste através de wireless.

Para quem possui um tarifário superior a 100 Megas, o cabo de rede a utilizar deve ser igual ou superior à categoria 5E. Já a placa de rede a usar deve ter portas 10/100/1000Mbps (Gigabit).

Depois de verificar que possui tudo isto, o passo seguinte é desligar todos os equipamentos que possam estar a consumir internet. Somente o computador que fará o speed test deve estar conectado. Já no próprio PC desligue todas as aplicações ativas.

O ComparaJá.pt ajuda-o a medir a internet de sua casa em apenas um clique. Aceda à nossa página e descubra qual a velocidade da sua internet:

NET.mede

Este é o medidor de velocidade da ANACOM. O NET.mede permite não só testar a velocidade como também perceber se eventualmente existem situações de condicionamento de tráfego (designadas por traffic shaping).

Fast by Netflix

A Netflix também lançou um site com capacidade para testar a velocidade da internet, por forma a evitar que os amantes das séries e filmes percam qualidade na sua experiência de utilizador com imagens granuladas ou loadings que demoram séculos.

Um serviço de streaming poderá sempre ser afetado pela performance do serviço de internet, daí que a realização deste teste se torne ainda mais crucial para quem pretende usar (e abusar) das séries e dos filmes.

O benefício deste site é que é praticamente instantâneo – o teste corre a partir do momento em que é aberto – e assenta na celeridade do download. Portanto, fica logo a perceber se a sua internet é adequada para ter um serviço de streaming com qualidade – talvez até esteja na altura de mudar para uma opção melhor.

Comparar pacotes de internet Resultados na hora

Speedtest.net

Este é das plataformas mais conhecidas no mercado para testar a velocidade de banda larga. Neste site é possível visualizar, numa questão de segundos, a agilidade dos downloads e uploads conforme o servidor que for selecionado (Castelo Branco IPCB; Palmela NOWO; Lisbon Evolute; Évora MEO; Lisbon NOS; Lisbon MEO; Almancil Lazer Telecom; Badajoz Cablex; Alburquerque Wifi Conecta S.L; Segura de Leon TENTUDIA-WIFIGUAY).

Para concluir, deixamos ainda alguns conselhos que podem fazer com que a sua internet fique mais rápida. Experimente colocar o router no centro da casa para que haja o mínimo de interferências possível e, de preferência, num sítio alto e longe de espelhos para que não haja obstáculos. Modificar a senha também pode ajudar, pois impede que o dispositivo seja pirateado. Ter o mínimo de dispositivos conectados é igualmente benéfico. E se a sua casa é grande, poderá ser necessário comprar um extensor de sinal sem fios.

Encontre o pacote TV Net Voz mais adequado para si.

Compare mais de 400 pacotes de telecomunicações.