Cartões de crédito com cashback: o que é e como funciona?

|Posted by | Cartão de Crédito, Todos os Artigos
Tags: , , ,

cashback

Pode parecer estranho uma palavra em inglês definir uma das vantagens em ter cartão de crédito. Mas o cashback é um dos benefícios para quem utiliza regularmente o cartão de crédito que o pode ajudar a amealhar uma boa quantia de dinheiro pelas suas compras.

Para quem está à procura de um cartão de crédito que se adeque aos seus gastos, optar por um cartão de crédito com cashback pode ser uma boa aposta. Saiba porquê.

Ver cartões com cashback Compare em 2 minutos

O que é o Cashback?

Um cartão com cashback significa que no mês seguinte aos gastos efetuados com o cartão de crédito, irá ver uma percentagem devolvida na sua conta.

De forma mais simples, recebe uma parte do dinheiro que gastou no mês anterior. Este montante devolvido deriva de uma percentagem pré-definida pela instituição financeira ou de crédito que emite o cartão.

Quais são as vantagens?

Existem cartões de crédito com cashback que apresentam boas vantagens. Ainda assim deve estar atento, primeiro que tudo, às percentagens oferecidas pela utilização do cartão.

No mercado estão disponíveis taxas de cashback entre os 1% e os 4% e a maior parte dos cartões deste tipo oferece anuidade. Anualmente a poupança com este tipo de cartões pode chegar aos 168 euros dependendo do valor mensal gasto.

Num exemplo hipotético, assumindo gastos médios de 350 euros por mês com uma taxa de cashback de 4%, a conta seria: 350 euros x 12 x 0,04 = 168 euros.

Saiba ainda que pode converter o dinheiro gasto em cashback em restaurantes, hotelaria, supermercados e gasolineiras.

Que cuidados deve ter?

É importante salientar que quanto mais gastar, mais dinheiro irá receber em cashback. Porém, antes de iniciar uma compra deve pensar bem se está a tomar o passo correto. É preferível utilizar este tipo de cartão de crédito em compras de valor elevado de forma a maximizar o valor devolvido no mês seguinte.

Além disso, deve sempre confirmar a anuidade do cartão e comparar a taxa de juro referente ao cartão que pretende com outros cartões com cashback.

Evite utilizar este tipo de cartão de crédito para pagar hipotecas, despesas de saúde ou até para liquidar impostos. Muitas destas responsabilidades estão sujeitas a juros ou sobretaxas e, por isso mesmo, pode sair mais caro ao pagar com cartão.

Lembre-se que os encargos que tem com o cartão podem não compensar as vantagens que terá. Esteja também atento aos limites impostos pelos cartões. Por exemplo, o cartão de crédito Atitude do Unibanco oferece 4% de cashback apenas em compras até 200 euros nos primeiros 12 meses.

Por esta razão deve sempre prestar atenção aos serviços que contrata e quais as condições necessárias para obter os benefícios máximos.

André Pedro

Sobre André Pedro

Mestrado em Finanças pela Católica Lisbon School of Business and Economics e Licenciatura em Economia pela NOVA School of Business and Economics. Ocupa atualmente o cargo de Diretor de Crédito Pessoal, Cartões de Crédito e Telecomunicações do ComparaJá e tem mais de 6 anos de experiência nas áreas de Consultoria e Due Diligence para processos de M&A de buy-side e sell-side em Portugal, Itália e Estados Unidos da América, tendo participado em processos em vários sectores, como tecnológico, financeiro, saúde e retalho.

Comentários