Para saber qual é o banco que oferece as taxas de juro mais baixas basta utilizar o simulador de crédito habitação que o ComparaJá.pt disponibiliza gratuitamente. Numa única simulação poderá calcular crédito habitação e comparar as propostas de todos os bancos que existem em Portugal.
Através do ComparaJá.pt também é possível aderir de imediato ao melhor crédito habitação, num processo totalmente online que evita a deslocação física aos balcões dos bancos, beneficiando de um processo de aprovação mais rápido e menos burocrático com a ajuda da nossa equipa especializada.
Para utilizar o nosso simulador rápido de crédito habitação basta selecionar qual o montante de financiamento e o prazo pretendidos, bem como o valor de aquisição do imóvel, personalizando depois a simulação de empréstimo com alguns dados que permitirão apresentar o melhor banco para crédito habitação de acordo com o seu perfil e necessidades.
Na tabela de resultados apresentada no seguimento da nossa simulação de crédito habitação poderá comparar as várias ofertas de crédito imobiliário com base na TAEG, MTIC, spread e prestação mensal.
Ao utilizar o nosso simulador de crédito habitação consegue ter todos estes fatores em perspetiva e, desta forma, pode escolher, de forma fácil e clara, o melhor crédito para casa.
Para receber propostas vinculativas (ou seja, já aprovadas pelos diferentes bancos), apenas terá de nos fazer chegar a documentação exigida pelas instituições bancárias para análise do processo.
Depois da avaliação de risco por parte das entidades bancárias, o pedido de crédito habitação será, ou não, aprovado. Em caso de aprovação, é disponibilizado um documento com a descrição detalhada das condições oferecidas por cada banco – a chamada FINE.
Após selecionar a oferta vinculativa pretendida, a fase que se segue é a da avaliação do imóvel. Nesta etapa o banco irá determinar qual a percentagem de financiamento que vai atribuir ao cliente. Em conjunto com a análise da documentação enviada, o banco poderá até conceder-lhe um crédito habitação com 100% de financiamento.Pode ainda assinar um Contrato-Promessa Compra e Venda (CPCV), um documento que, não sendo obrigatório, pode ser útil enquanto não houver condições para a realização da escritura. O CPCV surge quando, depois de avaliado o imóvel, mas ainda não havendo condições para a realização da escritura, as duas partes querem garantir o cumprimento da transação imobiliária.
Para finalizar a aquisição do imóvel, deve assinar-se a escritura pública de compra e venda, sendo que este contrato estipula legalmente que uma das partes vende determinado imóvel a outra. Quando é necessário recorrer a crédito habitação para a aquisição do imóvel, deve ser assinado um contrato de mútuo com hipoteca, em que tudo o que diz respeito ao empréstimo (como taxas de juro e afins) é discriminado.
Por fim, é preciso ter em atenção que este processo não se encontra isento de custos, nomeadamente a nível fiscal. Por
exemplo: na altura da escritura é necessário pagar o Imposto do Selo sobre a transação, o Imposto do Selo sobre o
crédito, o Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), entre outras despesas.