Um simulador de eletricidade ajuda os consumidores na escolha do escalão de potência contratada mais indicado, conforme o seu perfil e necessidades, tipicamente para instalações elétricas até 10,35 kVA.
Uma vez que a potência contratada é escolhida pelo consumidor, correspondendo esta à potência máxima que limita o funcionamento em simultâneo de equipamentos elétricos, uma correta simulação do consumo de eletricidade é essencial para garantir a adequação do serviço ao dia-a-dia das famílias.
A título ilustrativo de potenciais resultados do simulador de eletricidade, poder-se-á apresentar o seguinte conjunto de exemplos:
3,45 kVA - utilização em simultâneo de um frigorífico, uma máquina de lavar (roupa ou loiça), uma televisão e um computador;
4,6 kVA - um frigorífico, uma máquina de lavar (roupa ou loiça), um micro-ondas ou um aquecimento, até duas televisões e um computador;
5,75 kVA - um frigorífico, uma máquina de lavar (roupa ou loiça), um forno ou um aquecimento, até três televisões e dois computadores;
6,9 kVA - um frigorífico, uma arca congeladora, uma máquina de lavar (roupa ou loiça), uma placa elétrica ou até dois aquecimentos, três televisores e dois computadores;
10,35 kVA - um frigorífico, uma arca congeladora, uma máquina de lavar loiça, uma máquina de lavar roupa, uma placa elétrica ou até três aquecimentos, dois televisores e dois computadores.
De ressalvar que o processo de alteração de potência é totalmente gratuito para os consumidores, no entanto pode ser feito apenas 1 vez em cada ano. No entanto, é fundamental perceber que quanto mais elevado seja a potência, mais dispendiosa se tornará a tarifa. Nesse sentido, ao fazer-se uso de um simulador de eletricidade é necessário, dentro do possível, diminuir o valor da potência contratada para se poupar na fatura da luz.
Um comparador de eletricidade, através de uma análise mais detalhada aos consumos de cada agregado familiar, permite a comparação dos melhores tarifários do mercado e, de forma simples, ajudar na mudança de comercializadora de eletricidade.
Assim, para além de permitir a melhor potência, um comparador de eletricidade vai mais além, visto que também indica qual o tarifário mais adequado e qual a empresa de eletricidade mais barata de acordo com as necessidades e perfil de consumo de cada família.
O preço final de uma fatura de eletricidade é composto pelo termo fixo diário, o qual corresponde ao preço fixo diário em função da potência contratada, o termo variável, o qual corresponde ao valor pago pela energia efetivamente consumida, e as Taxas e Impostos, nomeadamente a Taxa de Exploração, o Imposto Especial de Consumo e a Contribuição Audiovisual.
Nestes termos incluem-se ainda os custos relativos à tarifa de acesso às redes, os quais correspondem ao valor a pagar pela utilização de infraestruturas de redes. Sendo aplicada tanto no mercado livre como no mercado regulado, a tarifa de acesso às redes corresponde um valor preço fixo definida anualmente pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
A eletricidade mais barata varia conforme a opção horária e a potência, bem como com as promoções e as atualizações tarifárias que as comercializaras promovam a cada momento.
Tendo em consideração o caso específico do preço da eletricidade na opção de horário simples para uma potência contratada de 3,45 kVA, verifica-se que, entre os cinco maiores comercializadores, os preços de eletricidade mais baratos em novembro de 2022 eram de:
Goldenergy - 0,1465 cêntimos por kWh e termo fixo diário de 0,3075 cêntimos;
Endesa - 0,14499 cêntimos por kWh na e termo fixo diário de 0,2247 cêntimos;
Iberdrola - 0,1461 cêntimos por kWh e termo fixo diário de 0,2362 cêntimos;
Galp - 0,2066 cêntimos por kWh e termo fixo diário de 0,1868 cêntimos;
EDP - 0,1862 cêntimos por kWh e termo fixo diário de 0,2236 cêntimos;
O IVA da eletricidade está fixado em 23% para os montantes variáveis a pagar em função do consumo e as componentes fixas dos fornecimentos de eletricidade cuja potência ultrapasse 3,45kVA.
Já para a componente fixa das tarifas de acesso às redes nos fornecimentos de eletricidade correspondentes a uma potência contratada que não ultrapasse os 3,45 kVA, o IVA da eletricidade fixa-se em 6%.
Celebrar um contrato de eletricidade com um novo comercializador requer os seguintes elementos:
Dados da morada da instalação;
Código Ponto de Entrega (CPE);
Potência a contratar;
Número de contribuinte;
IBAN e SWIFT, caso queiras aderir ao débito direto.
Os clientes não titulares do atual contrato de eletricidade devem apresentam também um comprovativo da titularidade do imóvel, como escritura de compra, o contrato de compra e venda ou o contrato de arrendamento.