Menu
Ligue
Ligue 211 165 765 Seg - Sex: 10h às 19h

Crédito Automóvel

Obtenha o carro dos seus sonhos com a prestação certa.

Serviço gratuito e sem compromisso
Ofertas em 3 minutos com TAEG desde 5,9%
Comparamos e negociamos com todos os bancos por si

Crédito Automóvel

Leia os últimos artigos do blog

Mantenha-se a par das mais recentes novidades do mundo financeiro e das melhores dicas de poupança.

Simule, adira e poupe. É simples e gratuito!

Autorizados pelo Banco de Portugal

O ComparaJá atua como intermediário de crédito junto do Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e intermediação de crédito com o número 0000375 e com os números de contratos de seguros PI-37084721M3 e 2524264, celebrados com a Liberty Mutual Insurance Europe SE e AIG Europe SA e com a Hiscox, SA sucursal em Portugal em 18-06-2021 e válidos até 17-06-2022. Para consultar o registo da ComparaJá como intermediário de crédito junto do Banco de Portugal deverá aceder à seguinte hiperligação: www.bportugal.pt/intermediariocreditofar/comparaja-unipessoal-lda.

Crédito Pessoal

Em que consiste um crédito automóvel?
O crédito automóvel é uma modalidade de financiamento destinada à aquisição de um veículo, seja este novo ou usado, podendo ser realizada com ou sem reserva de propriedade. No crédito automóvel com reserva de propriedade, o banco ou instituição financeira que concede o empréstimo regista um direito sobre o carro na Conservatória, o que lhe permite ficar com o mesmo se o devedor entrar em incumprimento. Se o empréstimo for contratado sem reserva de propriedade, o veículo pertence ao devedor desde o primeiro dia.
Como pedir financiamento automóvel para a compra de um carro usado?
Normalmente, os bancos não concedem crédito automóvel com reserva de propriedade para comprar carros usados, isto porque geralmente é difícil avaliar o valor real do mercado de automóveis em segunda mão (este é um risco que as instituições financeiras preferem não correr). A alternativa que resta ao consumidor é o crédito pessoal com a finalidade automóvel, sendo inclusive possível comprar carros usados com financiamento total (portanto, sem necessidade de entrada inicial ou capitais próprios). Dado o elevado valor que uma viatura pode custar, o crédito automóvel acaba por ser a única forma de muitos consumidores poderem adquirir o carro que desejam. Para poupar no financiamento (e garantir que as taxas de juro são as mais favoráveis que se pode obter no mercado) é essencial simular em vários bancos e comparar cuidadosamente a prestação mensal e o montante total imputado ao consumidor em cada solução – o simulador crédito automóvel do ComparaJá.pt disponibiliza estes valores, bastando, para tal, indicar o montante que pretende. Ao escolher o melhor crédito automóvel, consegue-se comprar um carro com uma prestação acessível. Ao solicitar um financiamento de veículos há que considerar a taxa de esforço, que indica a percentagem do rendimento mensal do titular que é destinada ao pagamento de encargos com empréstimos. Ao analisar o seu pedido de crédito, o banco terá este indicador em consideração.
Quais os prós e os contras de solicitar um crédito automóvel para usados?
Começando pelos benefícios do empréstimo bancário para comprar carros usados, cabe assinalar, desde logo, que os bancos financiam a 100% (ou seja, a totalidade do valor da viatura). Além disso, se o consumidor desejar entretanto vender o carro, pode fazê-lo sem grandes contrariedades, uma vez que não existe reserva de propriedade por parte do banco – o automóvel é do devedor desde o primeiro dia. O financiamento automóvel é dos mais fáceis de adquirir, desde que o consumidor possua um bom historial de cumprimento de outros empréstimos e uma taxa de esforço aceitável. Importa ainda referir, no âmbito das vantagens, que existe uma grande diversidade de prazos de pagamento para comprar carros a prestações, podendo o cliente escolher o período de reembolso que menos prejudica o seu orçamento pessoal. Já no que diz respeito às desvantagens, e uma vez que não existe um ativo para dar como garantia ao banco (contrariamente ao que acontece no crédito automóvel com reserva de propriedade, no qual o banco fica com o carro em caso de incumprimento), é natural que as taxas de juro sejam um pouco mais elevadas.
Como usar o simulador crédito automóvel?
Ao simular financiamento automóvel no ComparaJá.pt é possível ter acesso a todas as soluções do mercado de crédito automóvel para automóveis novos ou usados. Para tal, basta clicar no botão e concluir todos os passos solicitados para que a oferta pretendida se adeque, o máximo possível, à sua situação pessoal e profissional. Depois conseguirá comparar todas as opções de financiamento automóvel através da TAEG aplicada, da prestação a pagar mensalmente e do montante total imputado ao consumidor (referente ao valor final do empréstimo). O crédito auto permite comprar automóveis usados de forma simplificada e adaptada à sua situação económica. Poderá escolher diferentes prazos de pagamento (por exemplo, crédito automóvel 120 meses, que é uma das soluções mais comuns), sendo que a nossa plataforma irá indicar, para comprar carros a prestações, quais os juros aplicados e qual o melhor crédito automóvel para as suas necessidades.
Que documentos são necessários para se pedir um empréstimo automóvel?

A documentação solicitada para este efeito pode variar de instituição para instituição, mas normalmente é a seguinte:

  • Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte;
  • Comprovativo de residência: uma fatura dos serviços de telecomunicações, água, eletricidade ou gás;
  • Último recibo de vencimento;
  • Comprovativo de rendimentos: última Declaração de IRS para trabalhadores por conta de outrem e por conta própria ou Declaração de IRS e Comprovativo de Segurança Social para pensionistas;
  • Comprovativo de IBAN (que pode ser retirado através de uma caixa multibanco ou via homebanking ou ainda consultado através do último extrato bancário);
Que tipo de taxa se aplica?
O crédito automóvel normalmente é contratado com taxa fixa, o que significa que as prestações mensais se mantêm inalteradas ao longo da duração do empréstimo, o que lhe permite gerir mais facilmente o seu orçamento. Para comparar diferentes soluções de financiamento automóvel deve atender-se à TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetiva Global), que engloba todos os encargos associados ao crédito.
Qual é a diferença entre crédito automóvel e leasing?
O leasing é uma solução que permite adquirir um carro novo com um prazo alargado e pagando uma mensalidade, mas o cliente só fica com a viatura no final do contrato se desejar e através do pagamento do chamado valor residual. Por sua vez, no crédito automóvel com reserva de propriedade a viatura é sempre do cliente, não havendo uma devolução da mesma no fim do contrato.
Como comprar carros a prestações baixas?
A maior parte das pessoas gere o seu orçamento numa base mensal, até porque normalmente é assim que os rendimentos são auferidos. Ao comprar carros a crédito, é óbvio que irá procurar ter a prestação mais baixa possível. Existem dois fatores que podem contribuir para tal: por um lado, a compra de um carro usado a um preço baixo, ou, por outro lado, um financiamento com o prazo máximo de reembolso (o que faz diluir o montante total da viatura pelo maior número de mensalidades possível), que em Portugal é de 10 anos. Para uma viatura cujo preço seja de 10.000€ e com um prazo de 10 anos, a mensalidade do empréstimo automóvel situar-se-á aproximadamente entre 120 e 137 euros. Desta forma é possível comprar carros a prestações baixas.

Conteúdo Revisto por André Pedro

Managing Director do ComparaJá.pt

Especialista em Crédito Habitação e Crédito Pessoal certificado pela Escola Superior de Atividades Imobiliárias e intermediário de crédito credenciado pelo Banco de Portugal